SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 1 de outubro de 2011

GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ

A GREVE NA MÍDIA...
JORNAL O POVO:


FOTO: MAURI MELO  -  JORNAL O POVO
                           " Categoria superou divisão depois de embate da véspera "




" Após confronto, votação em peso para manter greve "




Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica


" A divisão da semana passada ficou para trás. Ontem, professores votaram em massa para manter a greve "


" Os professores da rede estadual decidiram na manhã de ontem, em assembleia, manter a paralisação, que hoje completa 58 dias. Diferentemente da assembleia realizada uma semana antes, no ginásio Aécio de Borba, quando a categoria estava dividida sobre a continuidade da paralisação, inclusive com a orientação do presidente do sindicato dos professores, Anízio Melo para que a greve chegasse ao fim, ontem a decisão foi rápida e aprovada por ampla maioria.

Em clima de revolta, o sentimento entre os grevistas é que a categoria ficou ainda mais unida após a grande repercussão na mídia nacional do confronto com o batalhão de choque da Polícia Militar.

A assembleia foi realizada na Avenida Desembargador Moreira, em frente ao Plenário 13 de Maio, bloqueando o tráfego da via, no sentido sertão-praia. Devido aos protestos, não houve sessão plenária na Assembleia.

O professor de matemática e religião da Escola Estadual Dois de Maio, Arivalto Freitas Alves, ferido na cabeça no confronto com a PM, tornou-se um símbolo de resistência do movimento. Com a cabeça enfaixada Arivalto foi ovacionado pelos professores.

O momento de tensão aconteceu quando o deputado estadual Carlomano Marques (PMDB), vice-líder do governo, preparava-se para conceder entrevista no salão da Assembleia Legislativa, a poucos metros dos docentes que estavam em greve de fome.

Aos gritos, os professores chamaram o deputado de “fascista”. Antes do início da entrevista, Carlomano saiu escoltado pela Polícia. “Carlomano é o cão de guarda do governador”, disse Anízio Melo.

Ao final do evento, os manifestantes que estavam acampados na Assembleia deixaram o local. Mas, antes de deixar o prédio, de mãos dadas, eles provocaram os PMs do Batalhão de Choque. Jogando tinta vermelha em frente aos policiais e entoando canções que viraram hits do movimento: “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré; “Polícia”, dos Titãs; o Hino Nacional e uma versão de “Poeira” de Ivete Sangalo, cuja letra adaptada ficou é “vergonha, vergonha, vergonha, Cid sem vergonha”. Os professores Clésio Mendes, Cláudio Monteiro e Laura Lobato, que estavam há 48 horas em greve de fome suspenderam o protesto.


Procurada, a assessoria do governador informou que ele não iria se pronunciar a decisão dos professores.

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Na Assembleia que antecedeu o protesto e o confronto de quinta-feira, a categoria se dividiu e até o comando do sindicato queria acabar a greve. Mobilização foi mantida por estreita margem. "



SERVIÇO


Reuniões das zonais
Quando: segunda-feira
Horário: pela manhã



Caminhada da AL ao Palácio da Abolição
Quando: segunda-feira
Horário: concentração às 14 horas, na Assembleia Legislativa



Assembleia geral dos professores
Quando: terça-feira
Onde: a definir. Ou no ginásio Aécio de Borba, ou no Paulo Sarasate


Bruno Cabral
brunocabral@opovo.com.br



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/10/01/noticiapoliticajornal,2308104/apos-confronto-votacao-em-peso-para-manter-greve.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário