SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 23 de outubro de 2011

" IMPRENSA E SUSTENTABILIDADE "

" Diário ganha mais um prêmio "

" Os repórteres percorreram do Piauí ao Norte de Minas Gerais
para mostrar a vida no semiárido brasileiro "





" Os cadernos especiais Retrato Sertanejo - Esperança e Convivência
conquistaram a categoria Mídia Nacional Jornal "

" O Diário do Nordeste conquistou o Prêmio Jornalistas & Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011. Com os cadernos especiais Retrato Sertanejo - Esperança e Convivência, os jornalistas Fernando Maia, Iracema Sales, Maristela Crispim e Samira de Castro, da editoria de Reportagem, levaram a premiação na categoria Mídia Nacional Jornal. O troféu – feito com 60% de vidro reciclado e 40% de vidro novo pela artista plástica Elvira Schuartz – será entregue no dia 26 de outubro, às 19h30, na EcoHouse, em São Paulo.

Nesta série, que é composta por três cadernos especiais publicados em agosto deste ano, os repórteres percorreram o semiárido brasileiro, do Piauí ao Norte de Minas Gerais.

Foram 13.501 quilômetros de estrada, capazes de mostrar que não dá para pintar um retrato sertanejo único. As fotos são dos repórteres fotográficos Cid Barbosa, Eduardo Queiroz e Rodrigo Carvalho. O projeto gráfico e a diagramação são de Felipe Góes.

Temáticas

O primeiro caderno – Esperança – aborda como o combate à seca transmuta-se em convivência com as adversidades do semiárido, que se prepara para as mudanças climáticas, anunciadas por pesquisadores do mundo inteiro. A persistência do sertanejo mostra que é possível produzir, por mais que as condições digam que não.

No segundo caderno, os repórteres mostram que, ao estabelecer uma relação de convivência com as adversidades e tornar a terra produtiva, o sertanejo expressa a reação necessária para o enfrentamento das mudanças climáticas.

A caprinocultura mostra-se atividade economicamente viável e sustentável. “O sertão não é único, assim como seus habitantes, e essa diversidade se expressa também na relação com a terra”, avalia a editora de Reportagem, Maristela Crispim. O Diário do Nordeste teve dois trabalhos classificados para a final da premiação. Além de Retrato Sertanejo, concorreu com a reportagem Combustíveis limpos: Brasil investe em inovação, da jornalista Samira de Castro.

De acordo com a organização, ao todo, foram 692 trabalhos inscritos, divididos em 190 de jornal, 129 de revista, 25 de rádio, 107 de televisão, 100 de Internet, 76 de fotografia, sete de vídeo e 58 de criação gráfica, representando 23 Estados, além do Distrito Federal.

Estímulo

Em sua segunda edição, o prêmio Jornalistas &Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade é uma iniciativa que tem por objetivo estimular profissionais e órgãos de imprensa do Brasil a abraçar a causa da sustentabilidade e promover o debate sobre o tema com toda a sociedade. "


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1060430

Nenhum comentário:

Postar um comentário