SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 23 de outubro de 2011

PACIENTE ESPERA POR REMÉDIO E O GOVERNO DO psb SÓ GASTA COM COPA DO MUNDO E AQUÁRIO

FOTO: FABIANE DE PAULA - DIÁRIO DO NORDESTE
" Com vida em risco, pacientes aguardam medicamentos "



" GOVERNO ESTADUAL "


" Portadores de síndrome precisam de um remédio importado e dependem do poder público para tratamento "

" A judicialização da saúde é o caminho mais curto, mas ainda não é uma saída rápida para se conseguir medicamentos para as chamadas doenças raras ou especiais. Os trâmites burocráticos na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará podem emperrar a entrega dos mesmos por vários meses.

Esta prática está sendo constatada por um grupo de pessoas portadoras de síndromes mielodisplásicas, tipo de doença em que a medula não produz o sangue suficiente, glóbulos brancos. Elas são submetidos a transfusões no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), mas, com o passar do tempo e devido ao número crescente de transfusões sanguíneas, o tratamento deixa de responder, sendo com isso necessário o uso de um medicamento específico chamado Revlimid / lenalidomida.

O problema maior é que esta droga, apesar de ser atestada como muito eficiente no tratamento deste tipo de doença, não é comercializada no Brasil, já que aguarda o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Como é adquirida nos Estados Unidos, seu custo é elevado.

O caminho para se conseguir tal tipo de medicamento é longo e penoso, apesar de a Justiça determinar de imediato sua aquisição por parte do órgão público estadual. Um dos exemplos está sendo vivenciado pela aposentada Francisca Ferreira Lima Nogueira, 89 anos. Em janeiro de 2011, dona Francisca e mais outras sete pessoas procuraram o Grupo de Apoio ao Paciente Hematológico do Ceará (Gapo) que presta assistência jurídica aos pacientes. Uma medida liminar foi dada entrada no Tribunal de Justiça e, em 23 de fevereiro, esta liminar foi acatada pelo juiz Irandes Bastos Sales, que determinou que o Estado, através da Secretaria Estadual de Saude (Sesa), deve adquirir e distribuir o medicamento aos pacientes.

Passados sete meses de uma verdadeira "via crucis", com idas e telefonemas para diversos setores da Sesa, segundo afirma a filha de dona Francisca, Liana Monteiro, "o medicamento, até agora, nada".

"O problema é que as transfusões estão colocando em risco a vida de minha mãe", acrescenta, dizendo ter conversado com o médico que assiste sua genitora sobre tais riscos. "Ninguém dá informações corretas, ficam colocando culpa nas oscilações do dólar, refazem constantemente os cálculos, mas nada de comprar o medicamento", queixa-se Liana.

O médico Ronald Pinheiro, hematologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), disse que os pacientes com idade acima de 60 anos correm riscos de agravamento da doença sem o uso da Revlimid / lenalidomida. Com relação a um número alto de transfusões sanguíneas, processadas no paciente portador de síndrome mielodisplásica, o hematologista considera de risco, por conta que elas acabam jogando muito ferro no coração e isso poderá representar a falência do órgão.
A grande indagação de Liana é sobre até quando vai a demora para a aquisição deste medicamento. Ela afirma que foram prescritas quatro caixas do Revlimid / lenalidomida para sua mãe. Cada uma contém 21 comprimidos e custa, aproximadamente, R$ 16.155,00. "São oito vidas à espera deste medicamento, onde está o respeito à vida?", questionou.

Sobrevida
Revlimid / lenalidomida é um medicamento de uso oral que estabeleceu novos parâmetros no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo e síndromes mielodisplásicas. Trata-se da lenalidomida, um agente imunomodulador que melhora a sobrevida global e a qualidade de vida dos pacientes. O medicamento já foi aprovado em 55 países. Segundo especialistas brasileiros, pacientes poderiam ter melhor qualidade e maior sobrevida se o medicamento Revlimid já estivesse liberado pela Anvisa. Quem tem condições de importar o produto também sofre com os atrasos em função da burocracia alfandegária.

A Sesa, através de sua assessoria de imprensa, informou que a demora na aquisição do medicamento prende-se ao fato da constante mudança de câmbio e que sempre tem de se estar fazendo reajustes. O processo de compra requer atualização financeira para que o empenho possa ser feito. A assessoria tranquiliza os pacientes e familiares, assegurando que a aquisição já foi empenhada e, por todo o mês de novembro, o medicamento deve ser entregue.

Justiça

13 pacientes conseguiram, através de liminares e mandados de segurança, medicamento de alto custo para tratamento de síndromes mielodisplásicas."



ADALMIR PONTE
REPÓRTER


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1060412


-----------------------------------------------------------------------------


falAÇÃO



Enquanto pacientes esperam por remédio
o governo do psb só gasta com a copa do mundo,
aquário e carros de luxo...

SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NÃO PREOCUPA O governador do psb, pois ele tem MORADIA, TRANSPORTE, SAÚDE, SEGURANÇA ( QUE NEM UM SIMPLES MORTAL TEM - SEGURANÇA EXAGERADA ). TODAS AS SUAS DESPESAS SÃO PAGAS PELO POVO...
E AINDA RECEBE UM EXCELENTE SALÁRIO...

QUE TAL SE O GOVERNADOR TRABALHASSE POR AMOR E NÃO RECEBESSE SALÁRIO ???

SEUS FILHOS NÃO ESTUDAM NA ESCOLA PÚBLICA, NÃO SÃO ATENDIDOS PELO SUS OU PELO ISSEC ( QUE RECENTEMENTE FOI, MAIS UMA VEZ, ATACADO PELO GOVERNO do psb e seus representantes na assembleia legislativa: AGORA O ATENDIMENTO DO ISSEC VAI ESTAR LIMITADO AO " ORÇAMENTO ".

QUER DIZER VÃO LIMITAR MAIS AINDA O JÁ PÉSSIMO ATENDIMENTO AOS serviDORES PÚBLICOS DO CEARÁ, QUE CONTRIBUEM TODO MÊS.

POR ESSE E OUTROS MOTIVOS SOU CONTRA A CONSTRUÇÃO DO AQUÁRIO E SOU CONTRA, TAMBÉM, OS INVESTIMENTOS MILIONÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO...

O " LEGADO " ( QUE ELES FALAM ) SERÁ MUITO PEQUENO PARA O RESULTADO... PARA O QUE VAI SOBRAR PARA O POVO...

O VERDADEIRO " LEGADO " SERÁ A IMENSA DÍVIDA... MUITAS GERAÇÕES PAGARÃO PARA QUE ALGUNS ESPERTALHÕES FIQUEM RICOS...

AS OBRAS DA COPA PODERÃO SER CONSTRUÍDAS " SEM LICITAÇÃO "... COM LICITAÇÃO JÁ ACONTECE O QUE ACONTECE...
IMAGINE SEM LICITAÇÃO...

ENQUANTO SÓ SE FALA DE COPA ( NOVO MILAGRE BRASILEIRO ),

OS ESCÂNDALOS CONTINUAM IMPUNES, MUITOS MORREM NAS FILAS DOS HOSPITAIS... NAS FILAS DE ESPERA DOS REMÉDIOS.

MORREM NAS RUAS, NAS PRAÇAS, DENTRO DA PRÓPRIA CASA,  POIS NÃO EXISTE SEGURANÇA...

E A EDUCAÇÃO ??????

ABRA O OLHO !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário