SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA

FOTO: GUSTAVO PELLIZZON -  DIÁRIO DO NORDESTE
" Auriberto Vidal: “Com a cooperativa,
o novo processo de produção vai baratear o preço do livro "







DIA DO ESCRITOR


" Chocalho quer criar cooperativa "

Publicado em 25 de julho de 2008




" O Grupo Chocalho promove a partir de hoje, Dia do Escritor, às 19 horas, na Academia Ceará de Letras, o I Congresso de Escritores e Poetas do Ceará "



" Durante o evento - que prossegue até domingo - serão debatidos os vários aspectos da literatura cearense. Dois temas mobilizarão o Congresso: a questão do momento literário no Ceará e aspectos da Literatura Feminina no Estado. Os painéis passarão ainda por questões envolvendo a participação do escritor cearense na próxima do Bienal do Livro de Fortaleza e discussões sobre as Leis de Incentivo à Cultura. O Grupo Chocalho lançará também a pedra fundamental da futura cooperativa dos escritores do Ceará.

A Comenda Mérito Chocalheiro será entregue a vários escritores, poetas e jornalistas. Além disso, o grupo homenageará o jornal Correio da Semana, de Sobral, um dos mais antigos periódicos do Ceará. Na ocasião serão anunciados, ainda, os vencedores do prêmio Jáder de Carvalho, patrocinado pelo poeta Ary Albuquerque e a IBAP (Empresa Brasileira de Artefatos de Plásticos).

O Grupo Chocalho foi criado em agosto, de 1984 com o objetivo de defender a literatura cearense. No momento de sua criação, os membros do grupo já eram veteranos. Vinham de muitas lutas. Não só literárias, mas também políticas, como a consolidação da Democracia no Brasil. No entanto, o foco maior dos membros da agremiação foi a literatura cearense e seus problemas. Seu estatuto prega, principalmente, a luta contra o colonialismo cultural e a divulgação de uma literatura regional. O Chocalho defende também a democratização do acesso às políticas públicas culturais e luta sempre para o incentivo da leitura e a escrita no nosso Estado.

O coordenador geral do Chocalho, Auriberto Vidal Cavalcante, assinala que o Congresso reunirá vários grupos, entidades e academias dentro de um objetivo único: promover a cultura cearense através da fundação de uma cooperativa de distribuição da rica produção literária cearense. “Temos livrarias - diz - que cobram até 40 porcento sobre a venda de nossos livros”. “Com a cooperativa, o novo processo de produção, segundo ele, vai baratear o preço do livro, melhorar a circulação, aumentar a publicação de novos escritores, o que contribuirá, no final, para o aumento de leitores”.

Auriberto assinala que atualmente o que existe ainda é muito precário. “Temos os editais, cuja burocracia torna o processo muito difícil para os escritores. E, quando o projeto é selecionado, o escritor ainda tem que buscar, de pires na mão, patrocínio para a publicação do seu livro. São poucos empresário que são sensíveis a questão cultural no Ceará”, afirma o coordenador.

O Chocalho é formado atualmente por 22 membros. Além de Auriberto, o grupo tem vários coordenadores em áreas específicas: Alaécio Flor (secretário geral); Carlos Alberto Cavalcante (coordenador de fotografia); Stênio Freitas (coordenador literário) e Lyma Netto (coordenador financeiro. Em São Paulo, o grupo conta ainda com o apoio do poeta Costa Senna e Capristano Cabral. Ambos são membros fundadores do chocalho.


SUCESSO

Hoje

Abertura, às 19 horas, Entrega de prêmios aos vencedores do Concurso Jáder de Carvalho. Entrega de Comenda Mérito Chocalheiro.

Sábado

8h30 - A realidade da literatura cearense. Professor Batista de Lima, da Academia Cearense de Letras

10h30 - Aspectos da Literatura Feminina. Beatriz Alcântara, da Academia Cearense de Letras

14h - Frente Parlamentar em Defesa da Cultura no Ceará. Deputado estadual Adial Barreto

15h30 - A Política dos Editais. Membros da Secult.

16h - Edição, Publicação e Distribuição da Literatura Cearense. Auriberto Cavalcante, coordenador do Grupo Chocalho

Domingo

8h30 - Internet e Produção Literária. Membros do Grupo Chocalho

9h45 - Debate sobre os temas apresentados. Elaboração do documento ´Carta de Fortaleza´

Mais informações:


I Congresso de Escritores e Poetas do Ceará. Até domingo na Academia Cearense de Letras - Palácio da Luz (Rua do Rosário, 1, Centro). De hoje a domingo. Entrada franca."


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=557671

Nenhum comentário:

Postar um comentário