SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

" 30 ANOS DEPOIS, LULA RELEMBRA A 1ª CONCLAT "

" Movimento operário lançou Lula para a vida política brasileira "




" CineJorce e Dieese apresentam: "30 anos depois, Lula relembra a 1ª CONCLAT" "




" O Clube de Cinema CineJorce, em parceria com o Dieese, apresenta nesta quinta-feira (27/10), às 18 horas, no Espaço Cultural SindBar, o documentário "30 anos depois, Lula relembra a 1ª CONCLAT", uma produção da CUT Nacional e da Tatu Filmes, com participação da ViaTV. A obra, lançada durante a 13ª Plenária Nacional da CUT, registra a emoção do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao assistir, pela primeira vez, o filme "1ª CONCLAT - Conferência Nacional da Classe Trabalhadora", que elegeu, há 30 anos, os 56 membros da Comissão Nacional Pró-CUT, na Praia Grande (SP).

Dois anos depois da 1ª CONCLAT, realizada em agosto de 1981, em plena ditatura militar, sugiria a Central Única dos Trabalhadores, que, juntamente com o movimento sindical dos jornalistas brasileiros, protagonizou a luta pela redemocratização do Brasil", afirma a diretora de Administração e Finanças do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Déborah Lima, delegada representante da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) na 13ª Plenária Nacional da CUT.

O filme foi distribuído em DVD para todos os participantes da Plenária, realizada de 4 a 7 de outubro, em Guarulhos (SP). A apresentação aberta ao público geral ocorreu dia 10, em sessão especial na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. "Agora, a ideia é levá-lo a todas as entidades filiadas à CUT e à sociedade em geral com o objetivo de socializar a história do movimento sindical e sua importância para a organização da classe trabalhadora, que conseguiu, em 2002, eleger um operário metalúrgico para o cargo mais importante da República", reforça Samira de Castro, presidente em exercício do Sindjorce.

Debate sobre os rumos do movimento sindical

O supervisor técnico do Dieese, Reginaldo Aguiar, lembra que, após a exibição do filme, haverá um debate com as participações de Raimundo Guerreiro, delegado do Ceará na 1ª CONCLAT pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Fortaleza, dos presidentes da CUT-CE, Jerônimo do Nascimento, e do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra, além do advogado trabalhista Carlos Chagas, assessor jurídico do Sindjorce.

"O CineJorce vem preencher uma lacuna importante na formação dos dirigentes e na discussão dos rumos do movimento sindical, agregando valor às discussões da conjuntura atual do país", avalia o economista do Dieese.

O CineJorce é uma promoção do Departamento de Jornalistas Aposentados do Sindjorce, com o apoio do recém-criado Departamento de Jornalistas de Imagem da entidade."



Serviço:

Lançamento do filme "30 anos depois, Lula relembra a 1ª CONCLAT"

Quinta-feira, dia 27 de outubro, às 18h, no Espaço Cultural SindBar

Rua Joaquim Sá, nº 545, bairro Dionísio Torres

Entrada franca com distribuição de pipoca e refrigerante ao público "
 
 
FONTE:   Déborah Christina Marques F. Lima
deborahclima2009@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário