SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SAÚDE OU AQUÁRIO ????????????????

FOTO: ALEX COSTA  -  DIÁRIO DO NORDESTE
" Heitor Férrer exibe matéria na qual o Diário do Nordeste denuncia
os problemas no hospital do Estado.
Sem anunciar ao HGF, quatro parlamentares visitaram o hospital e
confirmaram problemas para o atendimento "







" HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA "



" Deputados constatam falta de leito e material "



" Corredores lotados e leitos vazios. Esse foi o cenário encontrado por alguns parlamentares que estiveram na manhã de ontem, visitando o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), depois de matéria publicada no Diário do Nordeste informando que pacientes em estado grave estão sendo atendidos em macas nos corredores, enquanto familiares reclamam da falta de leitos e de medicamentos.

Conforme mostrou a reportagem, familiares dos pacientes na Emergência do HGF disseram haver no setor uma espécie de sala, na qual pacientes permanecem até três dias, esperando conseguir um leito na enfermaria. Além disso, foi denunciada falta de medicamento, que, segundo médicos, já foi sanada.

Os deputados Heitor Férrer (PDT), Augustinho Moreira (PV), Roberto Mesquita (PV) e Wagner Sousa (PR), assumindo o que deveria ser feito pela Comissão de Saúde da Assembleia, realizaram uma visita, sem fazer qualquer anúncio ao hospital, e constataram a falta de medicamentos e de materiais básicos na maior unidade hospitalar do Estado, em Fortaleza. Segundo os parlamentares, alguns residentes disseram ter comprado equipamentos para atenderem os pacientes, mas foram proibidos.

O deputado Heitor Férrer aponta que procedimentos cirúrgicos e internações estão suspensas há um mês, porque o HGF não tem medicamento nem material para os profissionais trabalharem. Segundo o pedetista, falta antibióticos, equipo e até seringa. "Constatamos uma tragédia, um campo de guerra. Um colega me chamou e disse: estamos assistindo os pacientes morrerem nos corredores", destacou.

Deplorável

O deputado disse reconhecer a devoção e o empenho tanto dos médicos quanto dos diretores do Hospital. Em reunião ainda ontem, conforme Férrer, a direção do HGF decidiu continuar sem internações nem cirurgias. "É deplorável e inaceitável. O Governo tem bilhões guardados em caixa. Não é falta de dinheiro, mas de sensibilidade e de resolubilidade do próprio Governo", considerou.

O deputado Augustinho Moreira (PV) alega que os médicos não se arriscam a fazer cirurgias temendo que os pacientes sintam alguma complicação, como infecção, e não haja remédios para conter o problema. "É Inadmissível em um hospital faltar material", opinou.

Para o deputado Wagner o que mais chamou sua atenção na visita foi o depoimento de residentes admitindo que tiravam dinheiro do próprio bolso para poderem trabalhar. Na visão do deputado estadual Roberto Mesquita a grande preocupação do atual governo é construir belos prédios para ficar bem na fotografia.

O vice-líder do governo na Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), se disse surpreso com o relato dos deputados. Ele acredita que seja um problema pontual e que ainda não chegou ao governador Cid Gomes. "Vamos levar essa denúncia e saber onde estão os problemas para que possamos concertá-los", garantiu o parlamentar.


Burocráticos

O líder do governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos (PT), disse que conversou com o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, sobre o problema. Segundo Antônio Carlos, o secretário informou ter havido problemas burocráticos, mas que já foram resolvidos. Porém, não soube explicar que tipo de problema ocorreu nem quando irão chegar os medicamentos e os materiais ao HGF para que o hospital volte a funcionar na sua normalidade."


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1062858

Nenhum comentário:

Postar um comentário