SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA

II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ
EM JULHO 2010
NA FOTO LUÍSA AMORIM, AURIBERTO CAVALCANTE,
ELIOMAR DE LIMA E IGOR CORRÊIA.


HOMENAGEM DOS 25 ANOS DO GRUPO CHOCALHO
AURIBERTO CAVALCANTE, ARTUR BRUNO
E CÂNDIDO BC NETO.




ARTIGO


POR BATISTA DE LIMA


" O Grupo Chocalho "


" A Literatura Cearense, por ser uma literatura de mutirão, tem apresentado ao longo de sua história, uma permanente presença de grupos literários, antologias e academias. Desde as suas primeiras manifestações, com os Oiteiros, por volta de 1813, até os dias atuais, essa vocação gregária de nossos intelectuais é notória. No momento, só no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, mais de dezoito entidades, com essas características, ali se reúnem. Isso sem contar com grupos que têm sede em outros ambientes como o Instituto do Ceará ou o Grupo Chocalho.

O Chocalho é uma dissidência da Ceia Literária, grupo mais antigo, criado e liderado pelo professor da UECE, Valdemir Mourão, a partir de 1981. Fundado em 04 de agosto de 1984, o Grupo Chocalho começou com apenas quatro membros e pouco tempo depois já contava com 15 componentes, destacando-se, nessa primeira leva, Auriberto Cavalcante, Costa Sena, Barrinha, Stênio Freitas, Ivonildo Oliveira, Oziro Paiva, Kaó e Capistrano Costa.

A fundação desse grupo coincide com a publicação de seu Manifesto. É um documento assinado apenas por quatro componentes: Auriberto Cavalcante, Capistrano Costa, Solange Olímpio e Costa Sena. A sua proposta ´está voltada para nossa realidade. É inspirada nos anseios do homem. É contra o colonialismo cultural e a favor de uma literatura regional, mas preocupada com o universal´. Depois, propõe que a escolha do Secretário e do Conselho de Cultura seja feita através de eleição direta em que os votantes seriam ´escritores, poetas, intelectuais e o povo em geral´. Há, a partir daí, um certo exagero ao propor missa de sétimo dia para a Geração Clã, quando se sabe que o Grupo Clã foi o que deixou o maior volume de obras publicadas em toda a trajetória da Literatura Cearense. Basta a obra de Moreira Campos para impedir essa celebração. Há no entanto, um momento de muita lucidez no Manifesto, quando propõe a ´criação de cadeiras obrigatórias de Literatura Cearense em todas as Universidades do Ceará, na rede de ensino do 2º grau (oficial e particular) e a inclusão dos autores cearenses atuais nas provas de vestibulares de nossas Universidades´.

Como se observa, o Manifesto chocalha em muitas direções, o que termina de cair em certas contradições, principalmente, com relação aos dias atuais do grupo, que chega a fazer saraus em clube elegante da cidade e distribuir comendas a personalidades políticas e colunáveis da burguesia. Outro fato inusitado é a eleição da musa dos poetas, em que através de desfile de belas garotas em trajes sumários, escolhe-se, mediante atributos físicos, a representante inspiradora de nossos vates. Ou seja, o discurso auribertano tem se distanciado cada vez mais da proposta inicial do manifesto chocalheiro. Prova disso é que lá no Manifesto está escrito: ´Que os mortais sejam mortais, falência para as academias´. No entanto, o último evento promovido pelo Grupo Chocalho foi o 1º Congresso de Escritores e Poetas do Ceará promovido exatamente no auditório da Academia Cearense de Letras nos dias 25, 26 e 27 de julho deste ano, no Palácio da Luz. Dos quatro palestrantes, dois eram acadêmicos da Academia Cearense de Letras e entre as entidades com quem o grupo passou a interagir, estão ABL, ACL, ALMECE, AFELCE, AJEB, UBT, ALACE, ACLT, A FORTALEZENSE, A ALA FEMININA e até A CEIA.

Se partirmos da conclusão de que só não muda de idéias quem não as tem, podemos verificar que Auriberto Cavalcante é um homem de muitas idéias e ideais. Inquieto e batalhador, fustiga as hostes culturais como o cavaleiro da triste figura se arremessava contra os moinhos de vento. É meritória sua cruzada de animador cultural, líder de grupo literário, professor do Liceu do Ceará e promotor do levantamento memorialístico daquele tradicional colégio fortalezense. De todas as investidas contra a pasmaceira intelectual desta nossa província, talvez seja seu trabalho de resgate histórico do Colégio Estadual Liceu do Ceará, o que vai mais se perpetuar para os pósteros.

Auriberto Cavalcante é figura das mais humanas. Dentre as bandeiras defendidas pelo Grupo Chocalho está a defesa do partrimônio histórico da cidade. Fortaleza é uma cidade cuja identidade se dilui a cada dia. Uma das razões é o desrespeito com que tratamos nosso patrimônio cultural.

O Grupo Chocalho tem ido à rua e tem se manifestado contrário a dilapidação da nossa memória. Além disso tem congregado em torno de suas propostas uma série de escritores iniciantes, que se sozinhos ficassem não teriam como veicular suas criações artísticas. Há momentos em que Auriberto Cavalcante desenvolve, mesmo com as limitações que enfrenta, um mecenato em torno de valores emergentes de nossas artes.

A democratização da leitura, através da distribuição de livros de autores cearenses, entre estudantes, enfatiza o gosto pela leitura que precisa ser incentivado entre os estudantes carentes desse pão do espírito. Auriberto é um incansável mensageiro dessa difícil empreitada.

Por fim, pode-se patentear a importância do Grupo Chocalho nos objetivos positivos que desenvolve. Ao mesmo tempo contemporizar algumas demandas desenvolvidas pelo grupo que vão de encontro aos seus objetivos prolatados no Manifesto inicial. Se contássemos em nossa cidade com mais auribertos, nosso crescimento cultural seria muito mais evidente e nossa identidade cultural não estaria tão depauperada. "



BATISTA DE LIMA
jbatista@unifor.br


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=582567

Nenhum comentário:

Postar um comentário