SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA


II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS
E LEITORES DO CEARÁ



" ENCONTRO "


" Um Ceará literário "

Publicado em 23 de julho de 2010



" RACHEL DE QUEIROZ será homenageada no evento, que destaca debates sobre políticas públicas para a literatura cearense "

" De hoje a domingo, o II Congresso de Escritores, Poetas e Leitores debate a produção literária, o mercado editorial e a formação de público leitor no Ceará "


" Começa hoje o II Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará. Com o objetivo de fortalecer e integrar a cadeia produtiva do livro e da leitura no Estado, o grupo Chocalho organiza o evento, pautado em palestras, mesas-redondas e homenagens a escritores como a cearense Rachel de Queiroz e o português José Saramago.

A programação insere a literatura cearense em diversos temas, como mídia, história e mercado, convidando pesquisadores, jornalistas, escritores e demais participantes a repensar os modos de se fazer literatura no Estado. As deliberações das mesas-redondas que ocorrerão durante o sábado, 24, e na manhã do domingo, 25, resultarão em uma carta aberta, destinada à sociedade e ao governo.

"Nossa intenção é integrar os escritores, resgatando a autoestima deles, mas também reuni-los para pensar políticas públicas e cobrar das autoridades", afirma o escritor Auriberto Cavalcante, coordenador do Grupo Chocalho. Entre as propostas, a profissionalização dos escritores, o pagamento de direitos autorais e a criação de uma cooperativa de autores.

A inserção de "leitores" no nome do evento é o grande diferencial desta segunda edição. "Este congresso é um grito de alerta ao Brasil: nosso número de leitores tem diminuído. Os escritores precisam formar seus leitores, trazê-los para perto", destaca Auriberto.

O evento pretende refletir sobre o leitor como construtor do escritor cearense e propor um programa de formação de leitores. Assim, um dos destaques será o encontro de blogueiros do Estado, discutindo as novas tecnologias no fazer literário e na formação de público.

"Está tudo a um clique: leituras, alimento para a criatividade, divulgação e novas formas de interagir com os leitores... Pensar a Internet no fomento à leitura é muito positivo", afirma a escritora e blogueira Luiza Amorim, uma das palestrantes.

O congresso se encerra com homenagens a autores e instituições ligadas ao livro e à leitura. A taxa de inscrição solicitada pelo evento foi a doação de um livro, que irá compor o acervo de bibliotecas comunitárias..."


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=818870

Nenhum comentário:

Postar um comentário