SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA


" Assembleia comemora 25 anos do Grupo Chocalho de Literatura "




" O Grupo Chocalho foi criado em agosto de 1984 com o objetivo de defender a literatura cearense. O foco maior da agremiação é a literatura cearense, a divulgação de uma literatura regional e a luta contra o colonialismo cultural.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta terça-feira, 8, audiência pública em comemoração aos 25 anos do Grupo Chocalho de Literatura. O evento foi aberto pelo deputado Artur Bruno (PT), que propôs a audiência. Ele lembrou o histórico do grupo e afirmou que “a homenagem é um reconhecimento pelo que o Grupo Chocalho tem feito pela literatura e pela cultura do nosso Estado”.

O deputado Heitor Férrer (PDT), que também solicitou a homenagem, destacou o trabalho do Grupo Chocalho em defesa da cultura cearense e ressaltou que o nome do grupo é um símbolo do Nordeste. “É um nome original, que lembra fazer zoada e arrebanhar admiradores da cultura”, comentou Heitor.

Durante o evento, houve o lançamento da Revista Badalo, editada pelo Grupo e foram entregues placas comemorativas da Assembleia ao Grupo e ao seu coordenador, Auriberto Cavalcante. Ele agradeceu à homenagem e também condecorou os dois parlamentares e intelectuais presentes com a comenda Chocalho de Prata.

Auriberto falou da história e ações do Grupo, como a distribuição de dois mil livros em 2008 e a realização do Concurso Literário Jader de Carvalho. “São 25 anos fazendo cultura com um pires na mão”, disse ele, lamentando a burocracia para conseguir apoios públicos e as altas taxas cobradas por livrarias para revender livros de autores cearenses.

Auriberto também apresentou o projeto Pão do Espírito, que prevê a distribuição de livros junto a cestas básicas, e pediu o apoio dos parlamentares. Artur Bruno disse vai analisar a proposta e a viabilidade de transformá-la em projeto de lei. O parlamentar também falou de projetos, de sua autoria, que preveem a criação de um vale-livro de R$ 50 e doação de computadores para professores da rede estadual de ensino.

Também participaram da audiência o deputado Guaracy Aguiar (PMDB), o ex-deputado Manuel Arruda; o coordenador de ação cultura da Secretaria de Cultura do Estado, Cândido Bezerra Neto; a conselheira estadual de educação, Ana Maria Nogueira; e ainda representantes das secretarias de cultura de Fortaleza e de Caucaia, escritores e intelectuais ligado ao Grupo Chocalho e professores e alunos do Liceu do Ceará.

O Grupo Chocalho foi criado em agosto de 1984 com o objetivo de defender a literatura cearense. O foco maior da agremiação é a literatura cearense, a divulgação de uma literatura regional e a luta contra o colonialismo cultural e a criação de políticas públicas culturais e de incentivo à leitura e a escrita. (CV/LF)"



Fonte: Site da Assembleia Legislativa do Ceará


FONTE:  SITE DO DEPUTADO ARTUR BRUNO
http://www.arturbruno.com.br/noticias/texto.asp?id=1620#

Nenhum comentário:

Postar um comentário