SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ


" Eliane Novais apregoa negociação já "



" Eis artigo da deputada estadual Eliane Novais (PSB).Ela aborda a greve dos professores e a falta de acordo para resolver o problema. Confira:

" Quem tem acompanhado de perto a greve dos professores, possivelmente já deve ter ouvido uma das principais palavras de ordem que entoam durante as passeatas da categoria: “Aluno na rua, Cid a culpa é sua!”. De fato, a frase gritada a todo pulmão pelos professores e alunos durante as manifestações nas ruas merece uma reflexão profunda, especialmente depois dos fatos lastimáveis ocorridos na Assembléia Legislativa nesta última quinta-feira.

Não foram poucos os erros do governador na condução das discussões em torno da implantação da lei do piso salarial dos professores. A começar pelo pedido de inconstitucionalidade da lei por meio de uma ADIN junto ao STF. O Supremo, sabiamente, negou o questionamento e confirmou a validade do piso. Posteriormente, o governador pediu a ilegalidade da greve, quando iniciadas as negociações com o Comando de Greve. Para aumentar ainda mais o sentimento de revolta, fez uma declaração, no mínimo infeliz (para usar um adjetivo generoso), quando diz que o professor precisa trabalhar por amor. Basta direcionar o olhar para as graves adversidades enfrentadas cotidianamente pelo professor – que vão de uma longa e cansativa jornada de trabalho a um dos piores salários do País – para ver o quão comprometidos são com a nobre profissão que exercem (mas isso não paga as contas no final do mês).

Não bastasse isso, os erros se sucedem. Na última negociação, o governador ameaçou punir aos grevistas, inclusive com demissão por abandono de cargo. Por fim, mandou para a Assembleia Legislativa uma mensagem que aparta a carreira da categoria e faz os deputados votarem e aprovarem em regime de urgência uma matéria em desacordo com o comando de greve, mesmo diante de uma forte manifestação do lado de fora do plenário.

O que se viu em sequência – os atos de violência contra professores e estudantes – é resultado de uma série de erros que mostra como o governador tem dificuldades em negociar com os servidores e lidar com quem discorda de sua postura. Revela um lado autoritário de uma administração que não sabe conduzir o diálogo com o movimento sindical. Após os episódios tristes registrados pela imprensa, lideranças políticas defensoras do governo vão além e tentam colocar o peso negativo do confronto ocorrido na Assembléia no colo do professor, criminalizando o movimento sindical e popular, estratégia grosseira e ultrapassada, mas que infelizmente ainda tem coro nos dias de hoje.

A violência deve ser repudiada em todas as situações, ainda mais sendo praticada contra trabalhadores em greve. A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa foi colocada à disposição dos professores que foram violentados.

Espera-se que tudo se resolva como deve ser: com uma negociação justa, respeitando a greve que é legítima, e com a principal reivindicação da categoria atendida. Somos solidários aos professores."



*Eliane Novais,
Deputada Estadual (PSB)

 
 
FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário