FOTO: IANA SOARES - O POVO
" Ao som de músicas de protesto e discursos contra a corrupção,
manifestantes partiram em marcha da Praça da Imprensa "
" O protesto, formado em sua maioria por jovens, não teve o mesmo peso da Marcha Contra a Corrupção realizada em Brasília, que reuniu mais de 20 mil pessoas. O escândalo dos banheiros e a defesa do meio ambiente estimularam o ato "
" Impulsionada pelo movimento nacional de marchas contra a corrupção, realizadas durante todo o dia de ontem em várias capitais brasileiras, Fortaleza não ficou de fora, reunindo algumas centenas de pessoas nas imediações do Parque do Cocó. Jovens universitários compunham a maior parte dos manifestantes, que se apoiaram em antigos símbolos de protesto no País para chamar a atenção da população. Segundo organizadores, cerca de 500 pessoas participaram do ato, que não contou com presença policial.
Cobravam, entre outros pontos, resolução para a investigação sobre o escândalo dos banheiros no Ceará, que completa três meses desde sua deflagração, pelo O POVO; a finalização das obras de revitalização da Praia de Iracema; e criticavam a possibilidade de construções em área das dunas do Cocó, objeto de recente embate entre vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza.
Nenhum símbolo ou menção a partidos políticos foram expostos entre os manifestantes, que preferiam veicular antigos versos do rock brasileiro. “Que país é esse?”, de Renato Russo, “Brasil”, de Cazuza, e “Comida”, dos Titãs, mais uma vez compuseram o repertório.
Na lista de músicas, até uma canção composta sob encomenda dos governantes militares, durante o período ditatorial iniciado em 1964, para efeitos de publicidade de um projeto de nacionalização, entrou no meio: “Eu te amo, meu Brasil”, da dupla Dom e Ravel.
Encontros
Marchando pelas ruas, o grupo de pessoas passava por famílias que pediam doações de Dia das Crianças, nos semáforos das avenidas. Seu Marcelo, acompanhado de cinco crianças, estava mais preocupado em guardar os brinquedos numa sacola. “Nem sei o que dizer (sobre a marcha)”, disse.
“É um protesto dos professores!”, afirmou uma mãe, em referência aos recentes atos públicos dos docentes estaduais em greve. À frente, continuavam os manifestantes: “O povo unido, corrupto punido!” "
Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br
FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/10/13/noticiapoliticajornal,2314567/de-forma-timida-fortaleza-participa-de-marcha.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário