SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

POESIA: PRÊMIO UNIFOR DE LITERATURA - 2011 - INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Clique para Ampliar
 IMAGEM DIÁRIO DO NORDESTE
 
Literatura

" Prêmio da Unifor com inscrições 

prorrogadas "

 
 
" Na edição 2012 do Prêmio de Literatura Unifor, serão premiados trabalhos de poesia, nos formatos de livro e poemas isolados, todos inéditos "


" Trabalhos do gênero poesia podem ser inscritos no concurso até o dia 27 de janeiro do ano que vem "

 
" Boa notícia para os poetas. Visando dar mais tempo para os autores cearenses e ampliar a participação de outros estados, o IV Prêmio de Literatura Unifor prorrogou o prazo para inscrição de trabalhos. Agora, os trabalhos podem ser remetidos até o dia 27 de janeiro de 2012. Editado bienalmente, o prêmio é promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele contempla obras inéditas de literatura, variando o gênero a cada edição. Este ano, serão premiados trabalhos de Poesia, para publicação de livro integral com poemas de um único autor; e uma coletânea, reunindo 20 autores, com os melhores poemas inscritos isoladamente.

Esta é a segunda vez que o Prêmio de Literatura Unifor contempla obras de poesia. O gênero foi tema da primeira edição do prêmio, em 2006, seguido por contos (2007) e crônica (2009). Este ano, os autores devem inscrever apenas obras de poesia em língua portuguesa e inteiramente inéditas, sendo vedada até mesmo a participação de trabalhos já publicados em blogs ou redes sociais. Todo o material deve ser entregue sob pseudônimo, com os dados da identidade do autor dentro de envelopes lacrados.

O primeiro lugar na categoria Obra Inédita, para livros com no mínimo 100 páginas, terá a obra publicada com 400 exemplares e receberá uma viagem a Washington (EUA), para visitar a Biblioteca do Congresso Americano. Já na categoria de Trabalhos Inéditos, cada autor pode participar com até três poemas de, no máximo, cinco páginas. Nela, os 20 primeiros colocados serão premiados com a publicação dos textos em uma coletânea. O primeiro lugar na categoria receberá, ainda, uma viagem ao Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional.

Estímulo
De acordo com o professor e colunista do Diário do Nordeste, Batista de Lima, membro da Academia Cearense de Letras e um dos idealizadores do Prêmio, a intenção é estimular a produção literária e divulgar esses escritores fora do Estado. "Há autores que ganham que nunca foram publicados. O problema, no Ceará, é que publicamos os livros, temos mais de 20 editoras, e não temos distribuidoras. Nossa preocupação, então, é levar as publicações do prêmio para além das divisas do Estado", argumenta, destacando que uma parte das publicações é distribuída para bibliotecas de todo o País.

O resultado será divulgado em solenidade de entrega dos prêmios e lançamento dos livros, prevista para o dia 21 de março de 2012, no Teatro Celina Queiroz. O edital está disponível em www.unifor.br. As inscrições devem ser feitas via correio ou na Vice-Reitoria de Extensão da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz - Fortaleza/CE, CEP: 60811-905)."

Mais informações:
Prêmio de Literatura da Unifor - Inscrições até dia 27 de janeiro de 2012. Modalidade: Poesia. Categorias: Obra Inédita e Trabalho Inédito. Edital disponível no site http://www.unifor.br.

Contato: (85) 3477.3311 



FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1088251

Nenhum comentário:

Postar um comentário