SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 18 de dezembro de 2011

" EM 11 ANOS FECHARAM , EM MÉDIA 242 ESCOLAS PARTICULARES POR ANO, NO CEARÁ

O fechamento da Organização Educacional Evolutivo, após 31 anos de atuação, foi um dos casos que marcou o ano de 2011 (FOTO SARA MAIA)  
" O fechamento da Organização  Educacional Evolutivo, após 31 anos de atuação, foi um dos casos que marcou o ano de 2011 "
(FOTO SARA MAIA)




" 2.662 escolas privadas fecharam no Ceará "


" De 2000 a 2010, fecharam no Ceará 2.662 colégios particulares, média de 242 por ano. Mas quais os principais desafios para o ensino privado? Entre as questões estão a gestão, a inadimplência e as novas tecnologias "



" Em 11 anos (2000-2010), 2.662 escolas particulares da educação básica fecharam no Ceará – uma média de 242 por ano, conforme o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), com base em dados do Ministério da Educação (Mec).

O encerramento das atividades dos tradicionais colégios Marista Cearense, Dorotéias e Estella Maris, por exemplo, são casos clássicos da volatilidade deste competitivo setor.

Cerca de 2,4 milhões de alunos estiveram matriculados no Estado, em 2010. Desses, cerca de 410 mil eram de 1.680 escolas particulares, o que representa 17% do total de estudantes.

O mercado de ensino costuma não fornecer informações sobre investimentos ou resultados financeiros, mas é possível constatar crescimento ou retração das instituições. Enquanto umas adquirem novas sedes e ampliam o número de alunos, outras deixam de funcionar ou são vendidas.

Em 2011, o que mais chamou a atenção foi o fim da Organização Educacional Evolutivo, após 31 anos de atuação e tendo chegado a matricular 15 mil alunos em um mesmo ano. O POVO abordou o assunto em duas matérias seguidas, respectivamente, em 29 e 30 de novembro. Mas porque a mortalidade de colégios é tão alta? O presidente do Sinepe-CE, professor Airton de Almeida Oliveira, analisa que há problemas ligados à gestão.

“Boa parte dos diretores de escola tem uma formação pedagógica, não administrativa. Outro complicador é que usam mais o coração do que a razão, vão muito na política de desconto. O bom empreendedor é para saber qual o desconto que pode dar, senão a escola entra em declínio”, afirma.

O Evolutivo era conhecido por dar bolsas de estudos. Em algumas das nove sedes que chegou a ter, metade dos alunos possuíam bolsa integral, ou seja, estudavam gratuitamente. O presidente da instituição, professor George da Justa Feijão, fora enfático em dizer que não estava mais compensando financeiramente. Feijão admitira também que a instituição acabou se complicando nas dívidas, principalmente, trabalhistas.

Inadimplência

Desde 1999, com a sanção da Lei nº 9.870, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, não é permitido aplicar penalidades pedagógicas ao aluno com mensalidades atrasadas. A inadimplência também é apontada como motivo para resultados insatisfatórios das escolas.

“Não existe atividade nenhuma que você leve o produto e não tenha a garantia de não receber”, critica o presidente do sindicato. Aprofundando-se no assunto, Oliveira argumenta que a inadimplência não é por “picaretagem”, mas, sim, pela origem pobre dos estudantes. Em 2010, o calote chegou a 15%, em média. “A maioria são alunos de baixa renda, mas não querem estar na rede pública. O Ceará é reconhecido por ter boas escolas e bons alunos. A inadimplência é um fato”, diz.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O ensino particular preenche uma lacuna deixada pela rede pública. Mas educação não é só passar no vestibular, a glória das escolas. A formação para a cidadania é também elemento importante na educação formal.

Adaptação

Economia. No aspecto conjuntural, Oliveira comenta que a estabilidade na economia nacional é um fator positivo para a sustentabilidade financeira do ramo educacional.

Localização errada. O que, muitas vezes, emperra os negócios é a opção errada da localização. Pode trazer desequilíbrio entre a oferta de vagas e matrículas. “Tem que ter pesquisa de mercado. Existem escolas que fecham porque aquele bairro é formado por famílias com pessoas mais velhas ou de pais que não têm filhos”, explica.

Adaptação. Em artigo publicado na Revista ESPM, o presidente da Officina Sophia Conhecimento Aplicado, Paulo Secches, e a diretora da empresa, Naira Maneo, comentam da necessidade de adaptação dos profissionais que trabalham no ramo da educação.

Capacidades subjetivas. ”As empresas querem, sim, profissionais que estejam capacitados tecnicamente para as funções que devem desempenhar, mas, como nos disseram, em um processo de seleção onde dois candidatos demonstrem as mesmas habilidades técnicas, a decisão se dará por aqueles que demonstrar o melhor conjunto de capacidades subjetivas, as já mencionadas: ‘equilíbrio emocional’, espírito de equipe, capacidade de improvisar soluções, visão estratégica e capacidade de liderança’”, consta no artigo.

Frases

O ensino público está melhor
A escola particular está sofrendo, por leis que, muitas vezes, não são justas, pela concorrência e pela melhoria da escola pública George Feijão, presidente da Organização Evolutivo."

Serviço

Sinepe-CE
Fone: (85) 4012.0803
Internet sinepe-ce.org.br ou presidencia@sinepe-ce.org.br
Ministério da Educação (MEC)
Fone: 0800.616161
Internet portal.mec.gov.br



Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/12/17/noticiaeconomiajornal,2359442/2-662-escolas-privadas-fecharam-no-ceara.shtml

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