SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CATÓLICOS CELEBRAM A FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA E A BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

FOTO: KLEBER A. GONÇALVES  -  O POVO
" Cantora Paulista Dayana Cardoso fez apresentação na Festa da Misericórdia "


" A história é de encontros. Em visita ao Brasil no ano de 1980, o papa João Paulo II encontrou-se com o adolescente Moysés Azevedo. Moysés prometeu-lhe em carta dedicar a própria vida à evangelização de jovens. Exatos dois anos depois, criou a Lanchonete do Senhor, onde rapazes e moças se encontrariam para juntos fundarem a Comunidade Shalom. O entrelace de histórias entre o papa e a comunidade carismática estava traçado, o dia de ontem apenas o reafirmou.
Durante a 5ª Festa da Misericórdia, a comunidade católica Shalom, reunida no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), Castelão, fez louvores à beatificação de João Paulo II, acontecida às 5 horas de ontem (horário de Brasília), e expôs relíquias de Santa Faustina (ossos da freira) - a quem os católicos devem o dia de ontem com dedicado à divina misericórdia. Neste ponto, outro encontro marca a história. Aconteceu entre João Paulo II e a freira semi-analfabeta Faustina, polonesa como ele. A irmã teria recebido pedido de Jesus Cristo: instaurar em toda Igreja Católica o Dia da Misericórdia Divina, a ser celebrado todo primeiro domingo pós-páscoa. Ele seria o responsável por interceder por ela junto à instituição, teria tido Jesus. Assim aconteceu. No ano 2000, estava instituída a festa onde ontem a estudante Ailana Figueiredo, 21 anos, achegava-se ao Shalom pela primeira vez, a convite de amigos. “Gosto do clima religioso, do ambiente tranquilo”, diz Ailana.

“João Paulo II foi o grande pregador da misericórdia divina no período entre guerras. Ao mesmo tempo, tem relação forte conosco do Shalom. Hoje é motivo para alegria”, declara padre Antônio Furtado.


Caravanas

A funcionária pública Ivoneide de Ávila, 51 anos, encheu três kombis com carismáticos e trouxe todo mundo de Caucaia até o Centro Espiritual Uirapuru, Castelão, onde a 5a Festa da Misericórdia aconteceu ontem à tarde. “Todo evento estamos aqui. Esse padre (Antônio Furtado) é muito ungido. Muitas libertações acontecem em dias como hoje”, garante Ivoneide.

Como a Caravana Jesus, Maria e José, de Bom Jesus, Caucaia, trinta cidades do Interior e trinta bairro fortalezenses estiveram presentes. A organização do evento estimou público em 60 mil pessoas. Levantaram mãos e dançaram sobre gramado em frente ao palco, onde estavam em destaque relíquias de Santa Faustina e vestes usadas por João Paulo II na visita ao Brasil em 1980.


Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

Desde o ano 2000, o primeiro domingo pós-páscoa é consagrado pela Igreja Católica à misericórdia divina. A instituição da festa foi realização de João Paulo II quando papa. Em Fortaleza, Shalom celebra dia desde 2007 "


Janaína Brás
janainabras@opovo.com.br



FONTE:  FORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/05/02/noticiafortalezajornal,2193735/festa-a-joao-paulo-ii-beatificado.shtml





Nenhum comentário:

Postar um comentário