SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 19 de maio de 2011

" PROTESTO DE PROFESSORES FECHA A 13 DE MAIO "

FOTO: MAURI MELO - JORNAL O POVO
" Protesto fechou dois cruzamentos da avenida 13 de maio "


" Professores da rede municipal de ensino continuam em greve e cobram negociação da Prefeitura. Ontem, eles fizeram manifestação na avenida 13 de maio "




" Protesto fechou dois cruzamentos da avenida 13 de maio (MAURI MELO) Em greve desde o dia 27 de abril, quando o ano letivo deveria ter começado, os professores da rede municipal estão com mobilizações constantes. Segundo informações do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), 90% da categoria já aderiu à paralisação e conversas estão em curso para que esse número atinja os 100%.

As reivindicações dos professores versam sobre a redução da carga horária, eleição direta para diretores das escolas, licença prêmio (a cada 5 anos trabalhados, 3 meses de férias), correção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), item que interfere diretamente na principal questão levantada pelos professores: o pagamento do piso salarial de R$ 1.597,84, assegurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em manifestação que fechou dois cruzamentos da avenida 13 de maio (com avenida da Universidade e com a Carapinima), os professores confirmaram que estão abertos para a negociação, mas estão à espera da Prefeitura. Eles comentam a dificuldade na lida dentro das escolas, a partir da falta de tempo dentro da carga horária semanal para o planejamento de aulas e estudo, atividades que são realizadas fora do tempo de trabalho.

Wellington Monteiro, professor da rede municipal, comentou que os alunos têm material e farda, mas alertou que uma escola não se faz somente com estrutura física e alunos, mas com os professores, que não estão sendo “respeitados”. Ele também reconheceu o prejuízo dos alunos, confirmando que todos os dias perdidos serão repostos e que recebem o apoio de pais e alunos. “Esse piso não é o sonho da categoria, mas é o que temos e o que deveria estar garantido”, finalizou.


Proposta

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou, através de sua assessoria, que as negociações são encabeçadas pela Secretaria de Administração. Já a secretaria responsável informou que a elaboração da proposta de reajuste continua sendo realizada pela Comissão de Negociação da Prefeitura.

Segundo o órgão, o processo é lento, pois estudos e cálculos são necessários para que haja uma proposta final, que, quando pronta, será explanada para os professores e, só então, seguirá para a Câmara. Para os professores, a demora da Prefeitura em negociar com a categoria representa que “educação não é prioridade”.


O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Em greve pelo respeito ao piso salarial estabelecida, professores aguardam proposta da Prefeitura para negociar. Segundo o Sindiute, 100% das escolas da Regional 2 estão paradas."



Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br



FONTE:  JORNAL O POVO Online/OPOVO/Fortaleza


http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/05/19/noticiafortalezajornal,2246277/protesto-de-professores-fecha-a-13-de-maio.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário