SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CULTURA CEARENSE INVADE A EUROPA

CARIRI
 IRMÃOS ANICETO PARTICIPAM DE SHOW EM PORTUGAL
FOTO: ANTÔNIO VICELMO  -  DIÁRIO DO NORDESTE



" Irmãos Aniceto participam de show em Portugal.
" Já cumprindo agenda na Europa em outros eventos culturais,
os Aniceto integram programação em Coimbra "

FOTO: ANTÔNIO VICELMO 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=986254


" Em uma tradição do século XIX, os músicos da família Aniceto interpretam um ritmo regional à base de pífano e zabumba, além de dançarem passos de uma coreografia típica dos índios Kariri

Promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal, evento traz artistas cearenses nas atrações."


Crato


" A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto vai se apresentar em Portugal. A viagem está marcada para a primeira quinzena do mês de junho. O grupo, formado por Raimundo, Antônio, Adriano, Cícero e José Aniceto, faz parte de um elenco de 35 artistas brasileiros que participarão da Mostra Luso-brasileira de Cultura, com seu Festival Sete Sóis Sete Luas, que acontecerá de 7 a 9 de junho na cidade universitária de Coimbra. Além da banda cabaçal, mais duas representações do Cariri estarão presentes: a banda Dr. Raiz e o poeta Ernani Morais.

O evento faz parte de um convênio entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objetivo, segundo a gerente de Cultura do Sesc-Ceará, Dane de Jade, é fortalecer o intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal. O Ceará tem uma participação importante com grupos de teatro, cinema, literatura de cordel, circo, audiovisual e bandas regionais.

Diálogo

O Festival Sete Sóis Sete Luas tem como finalidades o diálogo intercultural, a mobilidade dos artistas dos Países participantes e a criação de formas originais de produção artística com a participação dos criadores. De acordo com a gerente de Cultura do Sesc Ceará, o projeto visa apresentar as diferentes culturas do Brasil, principalmente as suas raízes mais profundas que ligam o País à Portugal.

O Festival é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal. A programação centra-se na música popular contemporânea e nas artes plásticas. Participam grandes figuras da cultura mediterrânea e do mundo lusófono. Pela dimensão e qualidade cultural, o projeto recebeu o apoio da União Europeia. Uma das atrações é o grupo de teatro profissional "Rua do Inferno".

Durante três dias, a cidade de Coimbra recebe a Mostra, que tem expectativa de público de 50 mil pessoas. Seis núcleos fazem parte do evento, atuando como plataforma para estreitar laços artísticos, técnicos e científicos entre os dois países.

O Núcleo de Artes Cênicas compreende apresentações cênicas de vários estilos, oficinas de formação e informação, debates, palestra, cortejo teatral e inúmeras performances. Ainda neste núcleo, acontece a Mostra de Rua, com apresentações em locais abertos e contato direto com o público, a Conexão Brasil-Portugal, onde espetáculos dos dois países fazem uma conexão cênica, apresentando a diversidade de linguagens e estéticas, além da Mostra Infanto-juvenil, estimulando a participação do público jovem.

O Núcleo Musical conta com atrações brasileiras, como a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, a Banda Dr. Raiz, Consiglia Latorre e o DJ Rodrigo Márcio. A música portuguesa também estará presente, com apresentações dos grupos de Contadores de Santo Amador, de Fago e de Cordas e a Orxestra Pitagórica.


Cinema cearense

O Núcleo de Audiovisual irá exibir trabalhos em bairros e espaços da cidade, apresentando o cinema cearense, com programação voltada para a produção existente no Ceará, por meio do Cine Sesc.

Escritores e poetas cantadores irão se reunir no Núcleo Literário para o lançamento de livros e realizações de performances poéticas e cantorias. O Núcleo de Gastronomia vai criar um roteiro gastronômico da região, acompanhado por nutricionistas e gastrônomos, em companhia dos parceiros locais da cidade.

Também acontecerão ações voltadas para a formação e o aprendizado de conhecimentos, informações e técnicas próprias à criação artística, visando uma melhor compreensão da produção nas modalidades de cinema, música, literatura, artes cênicas e artes visuais. Serão desenvolvidas oficinas, palestras e encontros.

A Mostra é coordenada pelo Programa de Cultura do Sesc-CE, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Associação Acadêmica de Coimbra, Teatro Acadêmico Gil Vicente, galerias locais, Casa do Brasil e Casa da Escrita de Portugal.

A exposição "Cariri é Aqui!" faz parte do Núcleo de Artes Visuais. Nela será apresentada uma retrospectiva da Mostra Sesc Cariri de Cultura, que poderá ser conferida na Galeria do Teatro Gil Vicente, Faculdade de Letras, Casa da Escrita e Associação Acadêmica de Coimbra.

A articulação dos representantes do Cariri está sendo feita pelo Sesc Regional. O técnico de cultura, Alexandre Macedo, já encaminhou os passaportes dos Aniceto para a Polícia Federal. O documento deverá ser liberado ainda hoje.

Para os Irmãos Aniceto, a ida para Portugal não é novidade. Eles já participaram de apresentação nesse País, na Espanha e na França. Ao lado de um saco de farinha no meio da feira do Crato, o líder da banda Raimundo Aniceto diz que vai comer muita uva em Portugal. "Se der certo, vou trazer uma garrafa de vinho do bom pra gente tomar, na noite de São João, na beira da fogueira", comemora. "Eu já conheço ´Luzboa´", diz Raimundo, se referindo à Lisboa, capital portuguesa. Ele lembra que esteve na cidade de Crato, uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alta Alentejo, com cerca de 1.800 habitantes. Raimundo conta que o povo de lá é antigo. As casas são todas de pedras. Ainda tem castelos.

O tocador de pífano só está preocupado com a viagem de avião. "São oito horas por cima do mar, sentado numa cadeira apertada que não dá nem pra gente se mexer".

A preocupação do também tocador de pífano Antônio Aniceto é com a fala do povo de lá. "Eles falam português, uma língua que só quem entende é eles mesmos".


Fique por dentro

Origem do grupo

A banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu ainda no século XIX, mais precisamente em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva (José Aniceto). Ainda hoje, os integrantes mantém a tradição de confeccionar os instrumentos com peles de bode ou carneiro esticadas sobre enormes troncos de madeira, com o miolo retirado a golpes de machado. Os pífanos são feitos de tabocas. Atualmente, a banda é composta por seis descendentes dos índios Kariri, todos eles agricultores do Crato."



Antônio Vicelmo
Repórter


MAIS INFORMAÇÕES

SESC Crato - Rua André Cartaxo, 443, (88) 3523.4444/
Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, Fortaleza Telefone: (85) 3253.3332
 
 
FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=986254
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário