SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 24 de maio de 2011

" SABERES E SABORES " UNE LITERATURA E GASTRONOMIA "

FESTIVAL EM PACATUBA

" Saberes e Sabores"  une literatura e gastronomia "

FOTO: DIVULGAÇÃO


" Dezenas de atrações culturais gratuitas, movimentando cerca de 15 mil pessoas, é o esperado durante os dias de festival "


"A maior atração é a palestra proferida pelo dramaturgo
 e escritor Ariano Suassuna, no sábado, às 16 horas "


Pacatuba

" Na próxima quinta-feira, 26, tem início o III Festival de Literatura e Gastronomia - Saberes e Sabores neste Município. Até o sábado, 28, a cidade contará com dezenas de atrações culturais gratuitas, movimentando cerca de 15 mil pessoas, segundo os organizadores. A maior atração é a palestra sobre Movimento Armorial, proferida pelo dramaturgo Ariano Suassuna, no sábado, às 16h, em um espaço literário criado no Portal de Turismo e Cultura.

"O lugar tem espaço para cerca de 400 pessoas. Quem não conseguir entrar, poderá assistir a palestra pelo telão", informa a secretária de Turismo e Cultura, Marluce Rodrigues. O Saberes e Sabores é realizado pela Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Serra da Paixão, com apoio da Prefeitura local, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Funtec).

Não surpreende Pacatuba realizar um festival desse porte. É lá que ocorre há 37 anos a maior encenação da Paixão de Cristo do Ceará. Na programação, que envolve vários espaços na Sede do Município nos turnos manhã, tarde e noite, estão previstas oficinas de literatura e gastronomia; feiras de artesanato com trabalhos de artesãos locais; presença de restaurantes temáticos de Pacatuba, Fortaleza e Região Metropolitana; publicação de livros de poesia e de cordel; contação de histórias, shows com repentistas, emboladores, sanfoneiros, cortejos de grupos e teatro. Entre as várias atrações musicais constam Messias Holanda, Banda Cabaçal - Irmãos Aniceto, entre outros.

Para o prefeito Zezinho Cavalcante, o festival possibilita o fortalecimento das raízes populares. "O Saberes e Sabores vem movimentando pessoas de todas as idades e setores. É empolgante ver todo mundo se preparando para fazer bonito no festival. Isso mostra um sentimento forte de pertença", avalia. Que o diga a estudante Deiviliane Soares, 13 anos, aluna da 8ª série do Ensino Fundamental, que, pela Funtec, e juntamente com outros 20 alunos da rede pública, está escrevendo um cordel para ser lançado no evento. "O cordel faz a gente viajar. É bem dinâmico, engraçado. É fácil desenvolver as histórias", disse.

Novos livros

Signo proeminente do universo sertanejo, a Literatura de Cordel vem ganhando espaço em Pacatuba. Prova disso é que outros livros já foram publicados por alunos do Município, pela Secretaria de Educação, e por poetas da região. "Para mim, é uma grande oportunidade. Fiz dois livros de Cordel, ambos publicados graças à Funtec. O primeiro é: ´Ao Sopé da Aratanha´, que eu fiz com os amigos Igor Chaves e Edna Maria, e o segundo chama-se ´Poetas da Aratanha", ressalta o escritor local Luís Viana. O secretário executivo da Funtec, Emanuel Monteiro, destaca que a ideia é "aproximar os estudantes e a comunidade desse poema popular tão característico das nossas raízes".

Para afinar os formadores de opinião da região, a Prefeitura realizou na última semana palestra prévia sobre o Movimento Armorial para os representantes do corpo docente pacatubano. Na ocasião, o integrante da Academia Cearense de Retórica, Barros Alves, palestrou para um público de cerca de 200 pessoas, aumentando ainda mais a expectativa para a participação de Ariano Suassuna. "A gente viaja nesse processo do resgate das raízes nordestinas. A maioria das pessoas pode até negar ou não vivenciar isso, mas sabe que os elementos do Movimento Armorial fazem parte da nossa história", avalia o secretário executivo de Educação, Carlos Vasconcelos.

Manifestação que marcou a cultura brasileira por sintetizar elementos e figuras da cultura do povo nordestino, o Movimento Armorial surgiu no limiar da década de 1970, quando o Brasil vivia sob regime militar com sérias restrições para a liberdade de imprensa. Todavia, os intelectuais sempre conseguiram driblar a censura ditada pelo governo dos generais. De acordo com Barros Alves, as artes sempre tiveram papel preponderante nesse drible e o Movimento Armorial, oriundo de uma ideia brilhante do escritor Ariano Suassuna, surgiu como uma maneira sutil de expressão de resistência do povo nordestino em face daquela situação opressiva. Era um escoadouro de anseios e ansiedades."



MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Turismo e Cultura (Funtec) , Município de Pacatuba. Telefone: (85) 3345.2317 ou no http://www.pacatuba.ce.gov.br/
 
 
FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=985754

Nenhum comentário:

Postar um comentário