SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 14 de maio de 2011

MAIS DE 150 MIL CATÓLICOS REVERENCIAM NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

" Fé e louvor no principal dia de Nossa Senhora de Fátima "
FOTO: IGOR DE MELO  -  JORNAL O POVO
" Onze missas foram rezadas ontem na Igreja de Fátima "


" Louvor, amor e fé marcaram o dia de milhares de pessoas que foram ontem
 à igreja de Nossa Senhora de Fátima, na avenida 13 de Maio.
Fiéis enfrentaram engarrafamentos ao longo de todo dia na região da igreja "


" O sol que brilhou sem timidez durante todo o dia de ontem só não pareceu mais forte que a fé de milhares de pessoas que foram à igreja Nossa Senhora de Fátima festejar o 13 de maio.

Do lado de fora, as bandeiras hasteadas do Ceará, do Brasil, do Vaticano e da mãe de Jesus expressavam a universalidade católica de unir fiéis no objetivo comum de agradecer, ou de pedir diante da incerteza do futuro.

A emoção saltava dos corações e era explicitada por lágrimas de gratidão ou de súplicas, por vozes que entoavam canções com fervor, por mãos que ora rolavam terços ora se agitavam erguidas ao alto, por pés que ficavam de pontas para possibilitar uma visão além do que a multidão permitia ao limite do olhar, por corpos que se curvavam ao louvor.

Devotos como a comerciante Severina Alves de Santana, 48, que atravessou de joelhos a igreja pela fidelidade de cumprir o sacrifício. “Alcancei muitas graças. Nossa Senhora para mim é só coisas boas”, diz sem se descuidar do percurso de abnegação.


Cada um trazia consigo uma história que justifica sua presença no Templo nesse dia especial. A dona de casa Mariana Clécia Martins, 35, conta que a crença na mãe Maria a fez livrar-se do cigarro e da bebida. “Foi graças a ela que eu consegui. Não tem como eu não vir aqui dizer para ela o quanto eu sou agradecida”, emociona-se.


A sacristã Raimunda Marques, 53, lembra que a imagem de Nossa Senhora de Fátima está “novinha em folha”. Pela primeira vez, depois de 55 anos, ela foi restaurada. “Estava escura pela sujeira do tempo, com a pintura rachada. Agora, está linda”, comenta.


Caravanas


As comemorações de Fátima mobilizaram não apenas caravanas de fiéis à igreja, mas equipes de apoio aos prestigiadores da data. De acordo com o pároco da igreja, padre Ivan de Souza, cerca de 300 voluntários, divididos entre 60 pastorais da instituição, auxiliaram na realização da festa de ontem, além dos 32 funcionários da paróquia.


Uma equipe médica foi disponibilizada para ajudar, caso alguém passasse mal. Farmácias montaram pequenos postos que se puseram de prontidão. A segurança foi reforçada com o revezamento de 60 PMs nos três turnos.


Todas as 11 missas foram também transmitidas pela internet, que há cerca de um ano serve para proliferar a fé em Nossa Senhora para outros lugares do mundo.


O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Aproximadamente cem mil pessoas participaram das comemorações à Virgem Maria na igreja de Fátima. A grandiosidade da festa mobilizou cerca de 300 voluntários e 32 funcionários da paróquia. "


Sara Rebeca Aguiar
sararebeca@opovo.com.br


FONTE:   JORNAL O POVO Online/OPOVO/Fortaleza 
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/05/14/noticiafortalezajornal,2243299/fe-e-louvor-no-principal-dia-de-nossa-senhora-de-fatima.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário