SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CURSO DE BELAS ARTES DA UNIFOR PROMOVE EXPOSIÇÃO

BELAS ARTES


" Unifor realiza mostra ´Mestres e Aprendizes´ "


FOTO: TUNO VIEIRA  -  DIÁRIO DO NORDESTE"



" Na exposição, os visitantes podem conhecer o que está sendo produzido no Curso de Belas Artes da Unifor "

" Em Artes Plásticas os alunos são orientados a integrar diferentes linguagens na realidade plástica "



" A Universidade de Fortaleza (Unifor), através de seu Curso de Belas Artes, está promovendo no hall de sua biblioteca a exposição "Mestres e Aprendizes". A mostra, que estará à disposição do público até o dia 18 de junho, tem o objetivo de exibir em 64 obras o resultado do trabalho ao longo do curso de 34 expositores entre alunos e professores. Nesta exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o que está sendo produzido nas disciplinas do Curso de Belas Artes da Unifor.

Obras

São obras que incluem esculturas, pinturas, desenhos (obras em papel: pastel, nanquim, xilo), releituras de Van Gogh e Cezanne, xilogravuras, serigrafias e instalações.

A diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unifor, Erotilde Honório, considera a exposição como manifestação das artes individuais, através das habilidades e técnicas. "É a oportunidade que alunos e professores têm de mostrar seus conhecimentos práticos, ampliando seus potenciais técnicos", afirmou.

O coordenador do Curso de Belas Artes, Carlos Velazquez, reconhece a importância da exposição e louva a iniciativa dos docentes e discentes.

"A professora Adriana Helena e as alunas da disciplina de produção cultural e eventos que estão à frente dessa mostra, proporcionam, não só ao público, mas também a nós todos da comunidade acadêmica, uma visão da fase de crescimento da proposta artística da Universidade", disse.

Velazquez vê ainda "Mestres e Aprendizes" como meio de poder promover e divulgar o Curso de Belas Artes, além de mostrar, a diferentes setores, os resultados obtidos através da disciplina técnicas de materiais experimentais.

O curso

O Curso de graduação de Belas Artes, implantado em 2008 pela Unifor, forma bacharéis com habilitação em Artes Plásticas ou Artes Cênicas, dotados de concepções e habilidades para atuar com criatividade e reflexão crítica na criação, interpretação e representação de produtos artísticos.

Em Artes Plásticas, os alunos são orientados a integrar diferentes linguagens na realidade plástica, além de dominar artisticamente os materiais e significados e analisar, aprimorar e pesquisar as técnicas de expressão plástica.

São ainda objetivos do curso de graduação de Belas Artes, na habilitação em Artes Plásticas: pesquisar as relações com os elementos do espaço de representação; analisar, aprimorar e pesquisar as técnicas de expressão plástica; analisar, refletir e compreender a técnica e a estilística da obra; pesquisar acervos de memória e gerar novas experimentações e ainda, executar repertório tradicional e experimental com a possibilidade de prática coletiva.

Semana de Artes

A I Semana de Artes realizada pela Unifor, no período de 17 a 19 de maio, foi um encontro promovido por alunos, professores e a coordenação do Curso de Belas Artes. Através do mesmo foi possível incentivar a produção artística, apresentar o curso para novos alunos, inaugurar ateliês, promover seminário sobre teatro e exposição.

"Uma semana de muita importância para a Universidade como um todo. A sistematização de conhecimentos teóricos e práticos, eventos artísticos e culturais foram marcantes na consolidação do aprendizado. A Unifor por intermédio da cultura impulsiona as artes", afirma a diretora do Centro de Ciências Humanas, Erotilde Honório.



MAIS INFORMAÇÕES

Local: Hall da Biblioteca da Unifor/ Av. Washington Soares, 1321

Aberta ao público de 19 de maio a 18 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 22h,
 e sábados, das 8h às 16 "


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=985500

Nenhum comentário:

Postar um comentário