SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 21 de maio de 2011

POESIAS DE MÁRIO QUINTANA

" CARTAZ PARA UMA FEIRA DO LIVRO "
" Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. "

Mário Quintana


CLIQUE NAS IMAGENS  PARA AMPLIÁ-LAS






POEMINHO DO CONTRA

" Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho! "


Mário Quintana





DAS UTOPIAS



" Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas! "


Mario Quintana





SE EU FOSSE UM PADRE



" Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
- muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,


não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,


Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!


Porque a poesia purifica a alma
... a um belo poema - ainda que de Deus se aparte -
um belo poema sempre leva a Deus! "



Mário Quintana




OS POEMAS



" Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti... "



Mário Quintana








" Amar: "

" Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...
O amor é quando a gente mora um no outro."

2 comentários:

  1. Que saudade de ti Mário Quintana,nas tardes frias de setembro, primavera o mes que acontecia a feira do livro em Porto Alegre...eu ia com meus filhos,eles pequenos sentavam ao teu lado, conversavam...adorava ir lá tu fostes um grande mestre, ou melhor é imortal e vive no meu coração....saudades!!! Vitoria goulart Campo Grande ms.

    ResponderExcluir