SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 14 de maio de 2011

SAÚDE PÚBLICA NA UTI

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA


CHARGE: CLAYTON
-----------------------------------------------------------------------------


 
" Tucano cobra promessa de Cid "



FOTO: RODRIGO CARVALHO -  DIÁRIO DO NORDESTE

 

" Os problemas da falta de leitos para um melhor atendimento na Capital
são vez por outra questionados na AL"


" O deputado Fernando Hugo (PSDB) usou ontem a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar do governador Cid Gomes (PSB) a construção de um hospital de urgência e emergência na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com o tucano, essa promessa foi feita pelo chefe do Executivo estadual em junho de 2009, ainda no Governo passado, mas, até o momento, nada de concreto foi feito para que essa unidade hospitalar vire realidade.

Conforme o deputado, a ideia de se construir um hospital para atender a RMF foi comunicada por Cid Gomes quando ele entregou, na Assembleia, em 2009, o projeto "GOOOL Fortaleza 2014", um plano de investimentos e projetos para dotar a Capital cearense da infraestrutura necessária a sediar a Copa do Mundo de 2014.

Fernando Hugo disse, ainda, durante seu pronunciamento ontem na Assembleia, que o titular da secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, chegou a ligar para ele e confirmou que o Hospital da Região Metropolitana será feito, mas o tucano quer agilidade, pois alega que os hospitais da Capital, principalmente Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto José Frota (IJF), não suportam mais a demanda que chega à Fortaleza.


Internado


"Não podemos aceitar o descaso que vemos nesses hospitais. Faltam equipamentos, não tem leitos suficientes e muitos são atendidos em macas e no chão. Não tenho palavras para definir o que deve ser o inferno de estar internado a esta hora no Frotão", criticou.

De acordo com o parlamentar, os hospitais de Fortaleza atendem os pacientes vindos da RMF que, ao todo, destaca, possui 15 municípios e quase quatro milhões de pessoas. "São em torno de sete mil leitos na Região Metropolitana, é pouco para uma população de quase 4 milhões, além da comunidade flutuante", observou.

Mais uma vez Fernando Hugo defendeu que o Governo construa a unidade hospitalar da RMF no local onde seria destinado ao Hospital do Câncer, no Anel Viário, que por falta de recursos, esclarece, a obra nunca foi concluída. O tucano argumenta que o local é central para atender todos os municípios da Região Metropolitana, além de não ter problemas com engarrafamento. "O trânsito se faz rápido, é a 400 metros da BR- 116 e é bem perto das CEs", pontuou.

Liga

O deputado Ely Aguiar (PSDC) também se manifestou favorável a construção do hospital no anel viário, avaliando que o local liga todas as regiões e não iria congestionar o tráfego de veículos em Fortaleza.

O líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT), disse ser uma determinação do Executivo construir um hospital na RMF, nos mesmos moldes dos três hospitais do Cariri, Zona Norte e Sertão Central. Contudo, esclarece que o local ainda não foi escolhido.

O petista informa que os possíveis locais para abrigarem o novo equipamento já estão sendo apresentados, e um deles é o sugerido pelo deputado Fernando Hugo. Segundo Antônio Carlos, um dos requisitos exigidos pelo Governo para a área que receberá o hospital, é ter fluxo de trânsito. O Governo, no ano passado, tentou negociar a compra de um hospital em Fortaleza, mas não chegaram a bom termo as negociações e o assunto ficou esquecido."
 
 
FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=981233

Nenhum comentário:

Postar um comentário