SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA REÚNE UMA MULTIDÃO DE CATÓLICOS NO CEU

FOTO: THIAGO GASPAR  -  DIÁRIO DO NORDESTE



" CELEBRAÇÕES EM FORTALEZA "


" Fiéis exaltam a misericórdia "



FOTO: THIAGO GASPAR - DIÁRIO DO NORDESTE
" As vestes litúrgicas usadas pelo papa João Paulo II, em 1980,
quando celebrou em Fortaleza, foram expostas "




" Ontem, os cristãos, além de rezarem o Terço da Misericórdia, louvaram a beatificação de João Paulo II "


" A misericórdia foi o cerne da homilia do padre Antônio Furtado, ao celebrar, na noite de ontem, a missa de encerramento da quinta edição da festa realizada pela Comunidade Shalom, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). "Jesus Cristo se voltou ao perdão, sobretudo dos pecadores", disse o religioso, ressaltando a importância da renovação dos relacionamentos na vida das pessoas, o que se consegue com a capacidade de aceitação do outro e compaixão, enfatizou.

Também responsável por conduzir o Terço da Misericórdia, o padre enalteceu o papel da Virgem Maria para a consolidação da fé cristã no coração dos fiéis. Atentos, os católicos pediram graça e rezaram a Ave Maria, naquele momento já debaixo de uma chuva fininha. Alguns tiveram a opção de usar sombrinhas ou guarda-chuvas para se protegerem dos respingos, que, com o avançar da noite, insistiram em cair do céu sobre eles.

Momentos antes da missa, o padre lembrou que a Festa da Misericórdia é, antes de tudo, profética porque está relacionada à aparição Jesus à santa Faustina. "Tudo que Jesus disse para a então freira Faustina depois se confirmou e foi realizado por João Paulo II", informou.

A cantora Dayana Cardoso, de São Paulo, foi uma das atrações de destaque da festa religiosa, assim como da cantora Ana Gabriela.

Um dos momentos mais bonitos da celebração ficou por conta dos sanfoneiros cantores Ítalo e Reno, ao tocarem a Ave-Maria composta por Johann Sebastian Bach.

A religiosidade é patente na dupla, que já gravou um CD somente com músicas católicas, intitulado "Diante de ti". Reno, em entrevista ao Diário do Nordeste, chegou a citar que os dois estavam ali também para agradecer "por tudo de bom e todas as vitórias que conquistamos com a graça divina".

O simbolismo e a emoção despontaram nas músicas, nas orações e nos pequenos detalhes da festa, tais como a exposição das vestes litúrgicas usadas por João Paulo II, quando celebrou, no dia 9 de julho de 1980, em Fortaleza. No palco, o casulo e estola do papa falecido atrairam os olhares da multidão.

Relicário

O mesmo aconteceu com o relicário que continha um osso minúsculo da Santa Faustina. O resto mortal, que veio de Cracóvia, na Polônia, reforçou a fé de Joana Maia dos Santos. "Vim com minha família. Já rezei e chorei muito", frisou.

O perdão, ensinamento propagado por Jesus Cristo foi reverenciado ontem, por católicos em várias igrejas da Capital, durante a Festa da Divina Misericórdia. Além da data festiva, os católicos aproveitaram para comemorar, o dia da beatificação do Papa João Paulo II.

A Paróquia Senhor do Bonfim, no Monte Castelo, realizou três grandes celebrações solenes na capela de Santa Teresinha, localizada no mesmo bairro às 7h, 12h e 18h. Na missa de meio-dia, cerca de 350 pessoas acompanharam a cerimônia, presidida por dom Rosalvo Cordeiro de Lima, novo bispo auxiliar de Fortaleza.

Na oportunidade, a missa foi presidida no mesmo altar usado por João Paulo II, no estádio Castelão, em 1980, quando veio ao Ceará. A data é considerada histórica para muitos cearenses, pois foi a primeira vez que João Paulo II visitou o Brasil.

O papa II chegou a Fortaleza no dia 9 de julho daquele ano. Naquela ocasião estava acontecendo na capital cearense, o X Congresso Eucarístico Nacional. Estima-se que 120 mil pessoas compareceram ao estádio Castelão, onde o papa celebrou uma missa em companhia do então cardeal-arcebispo de Fortaleza, dom Aloisio Lorscheider hoje falecido.

Novo bispo auxiliar

O religioso Rosalvo Cordeiro de Lima foi nomeado pelo papa Bento XVI, em fevereiro deste ano, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. O novo bispo auxiliar é natural de Mogi das Cruzes, em São Paulo, onde passou 27 anos desenvolvendo trabalhos pastorais. O bispo auxiliar contribuiu, ainda, em Roma, com a preparação do jubileu do ano 2000.

Pouco antes de celebrar a missa, ao meio-dia, Rosalvo Cordeiro não escondia a emoção. "Estou profundamente feliz por estar aqui", disse. Muitos fiéis, de todas as idades não conseguiram conter as lágrimas.

A aposentada Maria Cândida Pereira, de 75 anos, foi do bairro da Maraponga para acompanhar a celebração de perto. "A homenagem ao papa João Paulo II é mais do que justa. Eu estava presente no Castelão, quando ele veio para cá, em 1980. O momento marcante que vou guardar para o resto da vida", comentou Maria Cândida emocionada.

Já a universitária Renata Paula Silva, de 23 anos, há 11 anos trabalha de forma voluntária na igreja de Santa Teresinha e afirmou que o dia 1º de maio de 2011 ficará eternizado para sempre na sua memória. "Infelizmente não tive a chance de ver João Paulo II de perto, já que eu não era nascida. Contudo, essa homenagem que nós estamos fazendo em comemoração à sua beatificação, é como se ele estivesse presente", disse. "Estou muito feliz por estar na igreja Santa Terezinha e homenagear este que considero o maior representante da igreja católica", afirmou a aposentada Maria Eulina, de 59anos."



MOZARLY ALMEIDA E GIORAS XEREZ
REPÓRTER E ESPECIAL PARA CIDADE


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=973864

Nenhum comentário:

Postar um comentário