SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 31 de maio de 2011

VOCÊ CONHECE OS " TERÉSIOS " ?????

FOTO:  DIVULGAÇÃO
 " O ICVC Realiza o "Canta Cordel" em Missão Velha. "



" Cícero Cruz, Genealogista residente em São Paulo, busca ajuda para a pesquisa que o mesmo vem desenvolvendo. Se alguém também tenha interesse na temática e possa ajudá-lo, agradecemos em nome do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC."


Amigos, saudações!



Hugo de Melo Rodrigues
Pres. do ICVC
Instituto Cultural do Vale Caririense



From: cicero.cruz@gmail.com


To: icvccariri@hotmail.com



" Olha se houver alguem que esteja pesquisando a origem das familias Cruz, Landim, Macêdo, Ribeiro no Cariri me interessa e muito. Se alguém também possuir pinturas dos coronéis da região a partir do ano de 1725 também tenho interesse... Fotos, retratos pintados, quadros, certidões de nascimento, casamento e óbito além de inventários e testamentos antigos tudo isso me interessa e muito.


Abaixo transcrevo um texto bem resumido falando sobre os Terésios:

Terésios é a denominação genérica dos integrantes de todas essas famílias " Cruz, Santana, Landim, Macêdo, Olegário, Saraiva, Vazques, Ribeiro, Luna e afins " originárias dos portugueses e que colonizaram o 'Cariri de dentro' a partir do Sítio Santa Teresa.


" Tudo começou em portugal quando apoiando o Marquês de Távora algumas familias conspiraram para matar o Rei D. José, descoberto o complô estas familias refugiaram-se no Brasil mais exatamente na região do Cariri.

Ao todo foram 364 famílias vindas de Portugal, que se instalaram no Sítio Santa Teresa, atual município de Missão Velha, sitio este pertencente ao Capitão Domingos Pais Landim, as terras antes habitadas, principalmente, pelos índios Kariris foi vendo o povoamento da região que hoje conhecemos como Vale do Cariri ou Cariri de Dentro, veio a intencificar-se entre os anos de 1750 e 1775 época em que chegaram os primeiros portugueses expulsos de Portugual devido a perticipação no complô contra o rei".


Estou procurando informações sobre a Revista Itaytera publicada pelo Instituto Cultural do Cariri ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Cultural_do_Cariri ), se conseguir me por em contato com alguém que possa me dar mais informações de como conseguir as edições desta revista eu agradeço muito... "


FONTE:  icvccariri@hotmail.com

Um comentário:

  1. Primos, muitas informações sobre os Terésios podem ser encontradas no livro "A Estirpe de Santa Teresa" escrito pelo nosso primo Joariva Macedo.
    Ayrthon Santana Vieira "ayrthon.vieira@gmail.com"

    ResponderExcluir