SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SINDICATO DOS JORNALISTAS LANÇA DOCUMENTÁRIO " ROSAL DA LIBERDADE "

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


" CINEJORCE APRESENTA O DOCUMENTÁRIO “ROSAL DA LIBERDADE” "




" Dando prosseguimento às comemorações alusivas ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Departamento dos Jornalistas Aposentados do Ceará lança, nesta quinta-feira (22), às 18h30min, o documentário “Rosal da Liberdade”. De autoria da jornalista Marilena Lima, o trabalho foi premiado pelo VIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo 2010/2011. A exibição, seguida de debate no Espaço Cultural SindBar, faz parte do programa de lançamento do CineJorce – o cineclube do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará.

Além da participação da autora do documentário, o debate contará com as participações do titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Ivaldo Paixão, e do professor Ilário Ferreira, pesquisador da História e Cultura dos Negros no Ceará. A discussão será mediada pelo coordenador do Departamento de Juventude do Sindjorce, Rafael Mesquita, articulador do Comitê pela Democratização da Comunicação no Ceará (FNDC).

Entre as riquezas históricas do documentário, que denuncia detalhes dantescos do tráfico, assassinato e tortura de negros em senzala ainda preservada no município cearense de Redenção, está a última entrevista concedida pelo jornalista Abdias Nascimento, 97, falecido em 23 de maio passado. Ativista histórico dos direitos humanos e ícone da luta contra o racismo, Abdias Nascimento foi deputado e senador, tendo fundado, no Rio de Janeiro, o Teatro Experimental do Negro (TEN), em 1944, e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), em 1981.

O programa de atividades do Sindjorce em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes teve início no dia 15 agosto, com a realização, em Fortaleza, do Curso de Gênero, Raça e Etnia para jornalistas, em parceria com a ONU Mulheres e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

A FENAJ também está estimulando a inclusão da autodeclaração étnico-racial nas fichas sindicais dos profissionais associados aos 31 sindicatos de jornalistas no Brasil, conforme deliberação do 31º Congresso Nacional da categoria, realizado em 2004, em João Pessoa (PB).



SERVIÇO:


" Lançamento do projeto CineJorce, com apresentação do documentário "Rosal da Liberdade". Dia 22 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, no Espaço Cultural SindBar – Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres. Entrada franca, com distribuição de pipoca e refrigerante aos participantes."


INFORMAÇÕES:

Samira de Castro: 9994.6610

Marilena Lima: 87114184


FONTE:  Déborah Christina Marques F. Lima
               deborahclima2009@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário