SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ

REUNIÃO APEOC COM O GOVERNADOR CID GOMES ( PSB )
FOTO: DIVULGAÇÃO



" Cid Gomes reabre negociações com professores estaduais "


" O governador Cid Gomes se reuniu nesta quinta-feira (22), no Palácio da Abolição, com representantes da categoria de professores do Estado, com o objetivo de negociar o fim da greve e reabrir as conversações. No encontro, que durou quatro horas e meia, Cid Gomes acertou com os representantes que, caso seja decretada o fim da paralisação – em obediência à decisão judicial - , o Governo do Estado vai assegurar a manutenção da negociação que objetiva entre outros pontos:

- a implementação do um terço da carga horária para extraclasse em 2012;

- apresentação por parte da categoria de tabelas de reajuste, no prazo de até 30 dias, levando em conta o percentual de investimento na educação por parte do Estado que foi de 29,5% em 2010;

- realização de concurso público para professor em 2012 ;

- não encaminhamento de mensagem que trata de avaliação de desempenho sem que o tema seja debatido entre Governo e categoria.


Dos cerca de 30 mil professores da ativa, apenas cerca de 250 ainda não recebem o piso nacional. Em vista disso, o Governador comunicou que encaminhará à Assembleia Legislativa uma mensagem corrigindo esta realidade. Cid Gomes enfatizou que gostaria de ter encaminhado essa proposta há mais tempo, mas acatou a solicitação do Sindicato Apeoc, feita em julho, para que não a enviasse à Assembleia enquanto não fosse definido o reajuste total da categoria. Cid informou que não pretende descontar os dias parados, uma vez que os professores terão de repor as aulas perdidas durante a greve. “Nunca me passou pela cabeça punir a categoria. Não haverá desconto, até porque as aulas perdidas deverão ser repostas”, ressaltou o Governador. Caso seja decretado o fim da greve, a categoria voltará a se reunir na segunda-feira (26), às 16 horas, com a secretária da Educação (Seduc), Izolda Cela; o secretário do Planejamento (Seplag); e o secretário da Fazenda (Sefaz), Mauro Filho.

Esta foi a sétima vez em que o Governador recebeu os representantes dos professores neste ano, numa clara evidência de sua disposição para o diálogo. O Governador ressaltou ainda os avanços obtidos pela educação durante sua gestão, entre elas o aumento real de salário – acima da inflação; assinatura de dois atos de progressão horizontal, que nunca havia acontecido em governos anteriores; estipulação da data base para o dia 1º de janeiro, conforme solicitado pela categoria; equiparação dos professores temporários; implantação do programa de financiamento de computadores; o incremento nos investimentos na educação, que deve ser de 25% do orçamento conforme a Constituição Federal, e que chegou a 29,5% em 2010. “Educação é uma prioridade no nosso Governo e isso se reflete no orçamento. A média histórica de investimento na educação era de 27%, a lei manda que esse percentual seja de 25%, e no ano passado investimos bem mais, 29,5%. O Ceará é um dos estados que mais investe em educação”, ressaltou Cid Gomes, completando em seguida que o Estado está investindo recursos na construção de 140 escolas profissionais de tempo integral (78 já estão em funcionamento), além de novas unidades de ensino médio no Interior do Estado e implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Segundo o presidente do Sindicato APEOC, Anísio Melo, a ata da reunião será levada para toda a categoria durante a assembleia que acontece nesta sexta-feira (23), às 8 horas, no Ginásio Aécio de Borba. A reunião foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa; Roberto Cláudio; pela deputada estadual, Patrícia Saboya; e os deputados estaduais Antonio Carlos, Professor Teodoro, Lula Morais e Carlomano Marques."


22.09.2011

Coordenaria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br
– 85 3466.4898)



FONTE: SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/4283-cid-gomes-reabre-negociacoes-com-professores-estaduais


-------------------------------------------------------------------


Ata da Reunião do Comando de Greve dos Professores da Educação Básica Estadual com o Governador do Estado e Presidenie da Assembléia Legislativa 22 Setembro 2011


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR




Em vinte e dois de setembro do ano de dois mil e onze, na sala de reuniões, no Palácio da Abolição, às nove horas, teve inicio a reunião do Comando de Greve do Sindicato-APEOC com o Governador do Estado, CID FERREIRA GOMES, presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Roberto Cláudio e Parlamentares estaduais.

Pelo Comando de Greve tivemos as presenças do Presidente do Sindicato-APEOC, Anizio Melo, vice-presidente Reginaldo Pinheiro e Diretores Gorete Soares, André Sabino e Josilma Frota. Representantes de base Nivânia Menezes, Rafael Rabelo, Valdeci Abreu, João Paulo, Reinaldi Mapurunga. Representante do Sindiute, Ana Cristina. Técnico do Sindicato-APEOC em Orçamento e Plano de Carreira, André Pinheiro.

A reunião foi presidida pelo Governador do Estado e Secretariada por Reginaldo Pinheiro e contou ainda com as presenças dos Deputados Antonio Carlos (líder do Governo) Patrícia Sabóia, Lula Morais, Professor Teodoro, Carlomano Marques e representante do Gabinete do Deputado Arthur Bruno, Zezé de Medeiros e Assessoria do Governador e da Assembleia Legislativa.


O Governado abriu a reunião sugerindo apresentação de todos os presentes.

Dando prosseguimento a reunião o Governador situou que a audiência foi solicitada pelo Presidente da Assembleia Legislativa. Reiterou que tem compromisso com a Educação, fato demonstrado pelas concessões dos reajustes diferenciados, progressões excepcionais, concurso público, paridade remuneratória entre temporários e efetivos, disse ainda que desde maio deste ano recebeu o Sindicato-APEOC e o Comando de Greve por 07 vezes.

Quanto à aplicação do piso na atual carreira disse que a repercussão financeira não possibilita isso e defende a melhora do salário inicial da carreira e falou da proposta apresentada que fora apresentada pelo Governo, mas não aceito pela categoria o que resultou no não envio da Mensagem à Assembleia Legislativa.

Em seguida o Deputado Roberto Cláudio relatou que no dia de ontem a partir de reivindicação dos professores que se encontravam na Assembleia Legislativa solicitou audiência com Governador e Comando de Greve dos Professores o que foi de pronto aceito, tendo inclusive o Governador ter que cancelar viagem à Cuba.

Tendo a palavra o Presidente do Sindicato-APEOC , Anizio Melo, sustentou que a categoria rejeitou a proposta de tabela e que o Governador tinha firmado esse compromisso na última audiência. Fez ainda menção aos outros compromissos assumidos pelo Governo nas audiências do dia 25 de agosto com o Governador e do dia 01 de setembro com o Chefe de Gabinete, Deputado Ivo Gomes.

O presidente do Sindicato-APEOC e reiterou às reivindicações da categoria:

1. NÃO ENVIO E DESCONSIDERAÇÃO

2.APLICAÇÃO DO PISO NA ATUAL CARREIRA DO MAGISTÉRIO, LEI N° 12.066 DE 1993;

3.RESERVA DE PELO MENOS UM TERÇO DA CARGA HORÁRIA PARA HORAS ATIVIDADES;

4.REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO;

5.ABERTURA DO ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO E APORTE DE MAIS RECURSOS DO TESOURO PARA VIABILIZAR A APLICAÇÃO PISO NA FORMA ACIMA APONTADA, CASO HAJA NECESSIDADE;

6.NÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO;

7.AMPLIAÇÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DE 04 PARA 08 MEMBROS;

8.NÃO ENVIO DE PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

9.CASO SEJA SUSPENSA A GREVE O PRAZO DE REFERÊNCIA DO CRONOGRAMA DE NEGOCIAÇÃO PARA APRESENTAR A PROPOSTA SEJA DE 30 DIAS.


A professora Valdeci, Reinaldi, Nivânia, Rafael, João Paulo reiteraram que a categoria julga como vitória o não envio e desconsideração das negociações da proposta do Governo apresentada em Julho, mas é inarredável em relação a aplicação do piso na atual carreira, valorizando todos professores na carreira e que o Governo deve aumentar o investimento da Educação no pagamento dos professores.

A professora Josilma reforçou a urgência na valorização da carreira do magistério, mormente dentro do atual contexto histórico e econômico.

Retornando a palavra ao Governador disse que concorda que deve haver mais investimento em Educação para fazer frente a necessidade do desenvolvimento econômico e social, porém há os limites.

Quanto a reserva de um terço da jornada, disse que concorda na implantação de forma progressiva começando em 2012. Reiterou o compromisso de não enviar e desconsiderar a proposta de tabela que fora apresentada em julho e que o limite para aplicar na remuneração dos professores deve ser encontrada nos recursos da Educação, sendo mais específico, nos 29,5% e havendo recurso novo vinculado à Educação pode até ampliar. Também reiterou, que abriria o orçamento e folhas de pagamento para a categoria, realização concurso público para professor em 2012, enfim, reitera os compromissos assumidos e diz esperar que a categoria suspenda a greve.

Quanto a avaliação de desempenho reitera que nada será feito sem amplo debate.

Reiterou ainda o Governador que os compromissos assumidos estão condicionados a suspensão da greve.

O professor Anizio Melo, aparteou o Governador, reivindicando que não haja nenhum desconto de salário dos grevistas, em resposta, o Governador afirmou que não fará desconto no salário' dos professores em greve, porém que a partir da próxima semana (dia 26 de setembro) determinará a abertura de processo administrativo por abandono de cargo para àqueles que continuarem em greve.

O Governador disse ainda que em face da urgência do cumprimento da Lei do piso tem uma condição a presentar, que é "apartar" da atual tabela do magistério os professores de nível médio, criando tabela específica para esses profissionais. A alteração do restante da tabela, ou seja, os graduados e pós-graduados será feito dentro do processo de negociação.

O professor André propôs que caso o Governo mantenha a posição de enviar a mensagem sobre o piso para o professor de nível médio que ao final da negociação (30 dias) haja uma mensagem única, mantendo uma só estrutura de carreira. O Governador disse que concorda com a proposta.

Por parte do comando, representado, pelo presidente do Sindicato, foi reafirmado a necessidade de manutenção dos compromissos incorporados nas atas anteriores (reuniões ocorridas, respectivamente, 25 de agosto e 01 de setembro) e que nenhuma mensagem sobre piso e carreira seja enviada à Assembleia sem antes passar pela negociação com a categoria, ou seja, que toda a discussão referente a carreira ocorra considerando toda a CARREIRA, no prazo de até 30 dias, caso suspensa a greve.

O Governador informou que lhe incomoda não cumprir a Lei do piso e quer pagar o piso aos professores de nível médio e que a proposta em nada prejudicará os demais professores e mantém o compromisso de até assegurar a diferença de pelo menos 60% do professor de nível médio para o graduado e que na Mensagem dirigida à Assembleia deixaria claro que haveria nova mensagem dispondo sobre os graduados e pós graduados que ora (a mensagem) se encontrava em processo de negociação com a categoria.

O Governador, atendendo reivindicação do Comando de Greve, se comprometeu, em havendo viabilidade financeira, reunificar as tabelas do Grupo Ocupacional do Magistério (professores de nível médio, graduados e pós graduados).

Ao final ficou agendado para segunda-feira, dia 26 de setembro às 16 horas, caso suspensa a greve, audiência com Secretária de Educação, Secretário da Fazenda, Secretaria de Planejamento e gestão e Representação da categoria para iniciar os estudos sobre orçamento com fim de construir a proposta da implantação do piso com repercussão na carreira.

A reunião foi finalizada às catorze horas e vinte e cinco minutos.

Eu, Francisco Reginaldo Ferreira Pinheiro, lavrei a presente ata, que, depois de lida, segue assinada por todos os presentes.

Ao final, o comando de greve, se posicionou que levará as propostas aqui relatadas para a Assembléia Geral de amanhã para lá ser avaliada e decidida pela categoria."



FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC
http://www.apeoc.org.br/capital-e-interior/4021-ata-da-reuniao-do-comando-de-greve-dos-professores-da-educacao-basica-estadual-com-o-governador-do-estado-e-presidenie-da-assembleia-legislativa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário