SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CONGRESSO DAS FAMÍLIAS

MINHA FAMÍLIA ESTAVA LÁ !


" SÓ HAVERÁ UM MUNDO NOVO
SE HOUVER FAMÍLIAS NOVAS "





" A Coordenação do Projeto Família não tem palavras para agradecer toda oferta e doação de cada um que contribuiu para que o Congresso das Famílias se concretizasse.


Nosso Congresso como vocês sabem passou por inúmeros desafios, inclusive, o de não acontecer esse ano. E isso seria uma grande dor para nossa Comunidade! Felizmente nos foi aberta uma porta... O desafio de se fazer o Congresso em 40 dias! Humanamente impossível !!! Mas como inúmeras vezes já partilhamos, não podemos humanizar nosso Deus porque... Porque Ele é o Deus do impossível !!!!

PREGAÇÃO DO O FUNDADOR DA COMUNIDADE
CATÓLICA SHALOM
MOYSÉS AZEVEDO


" As famílias devem ser sinal do amor de Deus para o mundo "




" Como Deus amou profundamente a humanidade e se entregou por ela, assim também deve ser o amor entre os esposos. "A família é um dom de Deus, um lugar onde eu me oferto por amor ao outro", destacou o fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo. E acrescentou: "Pelo matrimônio, mostramos que queremos ser sinal, testemunho do amor de Deus para a humanidade". Ele proferiu a palestra "Cristo: resposta às dores da família" no Congresso das Famílias na tarde de sábado (17).

O amor entre os esposos deve ser semelhante à forma como Deus ama seu povo, segundo Moysés. Ele destacou que Deus assumiu sua união com o homem de forma suprema e irreversível através do mistério da encarnação e da paixão e morte de cruz. "O altíssimo se tornou carne da nossa carne. O divino se humanizou".

Moysés disse ainda que, quando Jesus fala sobre o ministério do casamento, aponta que os casais se tornarão carne da mesma carne. "O sim que o homem dá à mulher e a mulher dá ao homem é um sim recíproco que não pode ser revogado. É um sinal de como Deus se une a cada um de nós de forma irreversível".

O matrimônio também não é um meio de buscar a própria realização, mas uma forma de ser reflexo do amor divino.


DORES DA FAMÍLIA

"Onde nascem as dores da família?", perguntou Moysés em um dos pontos principais de sua pregação.Segundo ele, quatro são os motivos para a infelicidade e as dores das famílias: tirar Deus do centro da família, o aviltamento do amor humano, fechar-se à doação da vida e isolar-se.

Colocar no centro da família os esposos ou os filhos e a busca pelo dinheiro podem destruir a família. "Quer amar seu esposo, seus filhos de forma intensa? Coloque Deus no centro da sua família e do seu coração. Quantos filhos feridos, mimados, inseguros por amores desordenados e superprotetores?", questionou.

Não entender que a humanidade tem vocação para o amor também é outra forma de se distanciar da graça de Deus.

"O homem se torna semelhante a Deus na medida em que ama. Nós somos vocacionados para o amor na nossa essência", disse. No entanto, Moysés lembrou que o amor não pode ser confundido com egoísmo, com prazer ou com a busca de si mesmo, mas deve ser sim a expressão da doação ao outro. "O amor humano não pode existir se subtrair a cruz", completou.

Durante a pregação, outro ponto de destaque foi a geração de filhos. "Deus não priva o mundo da sua fecundidade. O casal não pode fechar-se à fecundidade", disse. Ele acrescentou que "evitar sistematicamente filhos sem fundamentos é uma negação da vocação do matrimônio" e destacou que os filhos são capazes de renovar a vida da família.

O isolamento da família da vida da comunidade também a fragiliza. A família cristãs, de acordo com Moysés, deve se abrir ao outro, sacrificar-se pelos pobres e ser fecunda aos dons e às vocações."

MOISÉS AZEVEDO

-------------------------------------------------------------------------------------


PREGAÇÃO DA CO-FUNDADORA DO SHALOM
EMMIR NOGUEIRA


Emmir Nogueira - “Educar os filhos segundo o Evangelho”



Emmir Nogueira

“Educar os filhos segundo o Evangelho” alerta Emmir Nogueira em pregação às famílias "

" Abertura à vida, ao outro, à evangelização e ao mistério divino foram alguns dos pontos destacados pela Co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, na pregação desta manhã no 17º Congresso Nacional das Famílias. A pregação de Emmir baseou-se na exortação apostólica Familiaris Consortio.

“Os pais são responsáveis pela felicidade de seus filhos em parte. Hoje se vê pais atormentados sob o peso desta responsabilidade. Existem também teorias da educação que tiranizam os pais propondo teses inconcebíveis. Claro, existem aquelas que são válidas e mesmo assim devem ser aplicadas abaixo do Evangelho ”, disse Emmir.

Como famílias católicas os casais devem ser abertos à vida. “Em uma família pequena é até mais difícil a auto-regelação natural . O que acontece de modo mais fácil em um lar mais numeroso”, explicou.

A educação dos filhos deve ser pautada no ensinamento do Evangelho e não nos estereótipos do mundo. “Os filhos devem aprender a viver o Evangelho e não os modismos”, alertou. Ainda falou sobre a indústria de exploração infantil que exacerba na apresentação de produtos e serviços como se aquilo, por si só, fossem garantia de felicidade.

Da mesma forma que uma família deve ser aberta à vida também deve abertura ao próximo, em especial, aos mais pobres. “Não podemos criar nossos filhos para nós mesmos. Devemos educá-los para o amor ao próximo”, disse.

Na cultura judaica, explicou Emmir, a criança era vista como propriedade de Deus e os pais no ritual da apresentação no templo os resgatavam. No caso de Jesus foram duas rolinhas o preço de seu resgate. Neste contexto a pregadora esclareceu que os filhos devem ser educados para o mistério.

“Como fala o papa Bento XVI o homem à custa de querer explicar todas as coisas se fecha ao mistério. Assim como gastamos tempo com os filhos em diversas atividades educacionais, esportivas...devemos gastar tempo em educá-los para a piedade, a oração, enfim, ao mistério de Deus”, falou.

Uma coisa importante e que não deve ser preterido no seio de uma família católica é a orientação dos filhos para a irradiação da fé. “As famílias devem além de transmitir a fé [para seus filhos] viverem a irradiação das mesmas. Nossos filhos precisam ser educados para a evangelização que exige sacrifício e renúncia”, comentou."

EMMIR NOGUEIRA


-----------------------------------------------------------------


" A Coordenação do Projeto Família não tem palavras para agradecer toda oferta e doação de cada um que contribuiu para que o Congresso das Famílias se concretizasse.


Nosso Congresso como vocês sabem passou por inúmeros desafios, inclusive, o de não acontecer esse ano. E isso seria uma grande dor para nossa Comunidade! Felizmente nos foi aberta uma porta... O desafio de se fazer o Congresso em 40 dias! Humanamente impossível!!! Mas como inúmeras vezes já partilhamos, não podemos humanizar nosso Deus porque... Porque Ele é o Deus do impossível!

Creio que vivemos uma grande experiência com a Divina Providência neste tempo. Como somos felizes ao fazermos a vontade do Pai! Como somos surpreendidos com sua generosidade, sua abundância de amor! Amor que primeiramente passa por todos nós! Para que essa obra se realizasse foi preciso nossa adesão ao chamado de Deus, nosso sim incondicional, nossa abertura de coração...

Agradecemos também às famílias que acolheram os irmãos das missões, pelos que servirão na acolhida, nas inscrições, na intercessão, na segurança, na estrutura, no congressinho, na limpeza, na cobertura, na divulgação, na música, etc...

Que o Senhor continue a nos atrair e nos mostrar que a felicidade está em amar o outro! Em dar-se, por amor, ao próximo! "


Coordenação do Projeto Família
coordenacao.projeto.familia@gmail.com

http://www.comshalom.org/po/index.php





"Só haverá um mundo novo se houver famílias novas"


Nenhum comentário:

Postar um comentário