SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PROFISSÃO: ESCRITOR


INFORMAÇÕES: http://www.ube.org.br/

----------------------------------------------------------------



Literatura




" Profissão: escritor "


" Com tudo pronto para acontecer em novembro, Congresso Brasileiro de Escritores, organizado pela UBE, destacará questões políticas da atividade literária "

" Vinte e seis anos depois da realização do último Congresso, a União Brasileira dos Escritores (UBE), anuncia o lançamento de um novo encontro de abrangência nacional: o Congresso Brasileiro de Escritores 2011, que será realizado de 12 a 15 de novembro, na cidade paulista de Ribeirão Preto. Mesas redondas, palestras, discussões, saraus e lançamentos comporão a programação dos três dias de evento com temas pertinentes à categoria. Entre eles, o Projeto de Lei 4641, de 1998, que dispõe sobre o exercício da profissão de escritor. De acordo com o presidente da UBE, o jornalista Joaquim Maria Botelho, a ideia é levar o congresso para cidades do interior de São Paulo e, posteriormente, para outras regiões do Brasil.

"Chegamos a conclusão que todos os grandes eventos acabam acontecendo na capitais do Sudeste, mas estamos tentando levar para o interior, depois ampliar, porque há muito o que se discutir sobre literatura, o papel do escritor, sua importância inclusive na educação. A UBE já fez cinco congressos, o primeiro em 1945, era o momento do pós-guerra, ditadura de Getúlio Vargas, depois houve três outras edições: 1947, 1949 e 1951. Em 50 houve uma grande ruptura, era um período pesado, havia radicalismo que geraram brigas e cisões. Depois disso, houve um grande intervalo por conta de outras ditaduras e o congresso só foi retomado em 1985", destaca o mestre em crítica literária.

Palestrantes

Entre os palestrantes do Congresso dos escritores, estão o escritor Frei Betto, que debaterá o tema, "Os escritores e as ditaduras"; Jose Nêumanne Pinto, com "Jornalismo literário"; Jorge da Cunha Lima, com "Cultura na era digital"; José Eduardo Mendes Camargo, "O projeto Usina de Sonhos"; Armando Taminato e Sueli Carlos, com "O Mutirão Cultural da UBE e a importância da palavra falada na comunicação"; Levi Bucalem Ferrari, "O escritor e a política"; Dirce Lorimier e Paulo de Assunção, com "Projeto Memória da UBE"; Laura Bacellar, "Conversa de uma editora com autores desorientados"; Antonio Penteado de Mendonça, "O papel das academias de Letras"; Affonso Romano de Sant´ana, "Ler o mundo: um desafio"; Severino Antonio, "A crise da leitura e os processos criativos: uma escuta poética"; A. P. Quartim de Moraes, com a palestra "Mercado vs. literatura brasileira - singularidades do mercado editorial"; Mouzar Benedito, "O saci como ícone de identidade nacional na literatura"; Fábio Lucas, "Exposição-síntese crítica do Congresso Brasileiro de Escritores 2011", e Gabriel Chalita, falando a respeito do projeto de lei que trata "A regulamentação da profissão de escritor".

Participação

"A escrita é um ato isolado, mas o escritor não precisa estar isolado, pelo contrário. É preciso conversar, conhecer as tendências, estar conectado no mundo. A base fundamental é fazer com que escritores, autores, produtores estejam em contato, há um firme propósito dos escritores em firmar posições diante das políticas culturais brasileiras. O escritor precisa participar dos critérios e definições para literatura e educação. É papel do escritor se envolver com isso. Queremos sair desse congresso com uma posição firme que será enviada ao congresso. Já temos inscrições do Amazonas ao Rio Grande do Sul".

Na programação destinada ao debate, estarão: Cláudio Willer, Fabiano Piúba, Rosely Boschini e Sônia Jardim, discutindo "O escritor e o estado: as políticas públicas da literatura". As conferências ficarão a cargo de Menalton Braff, com o tema "A experiência de regionalização da UBE", além de António Cabrita, Maurício Melo Júnior e Nicodemos Sena, com "Multiculturalidades: a contribuição de várias culturas para a formação da língua portuguesa". A programação cultural do Congresso de Escritores terá entre os convidados, Ralph Peter, falando a respeito da "Orientação para publicações de livros"; saraus de poemas e de crônicas, além de lançamentos coletivos de obras.

"Basicamente concentramos o grande momento político cultural do congresso no primeiro dia, que contará com a presença do vice-presidente da UBE, Audálio Dantas, e da segunda vice-presidente, Renata Palotini. Eles vão mediar a mesa redonda das biografias com a presença de Fernando Moraes. Vamos discutir a questão dos herdeiros e como alguns biografados têm dificultado a produção, temos o exemplo do Roberto Carlos. Outro caso flagrante é a biografia do Guimarães Rosa, proibida pela família porque supôs ser prejudicial e tal. A grande questão aí é a liberdade de expressão. Se a gente tiver que pedir licença, pedir autorização para fazer biografias, vai ficar difícil. O que a gente espera é que publique-se e, se houver crime, injúria, calúnia, difamação, temos aí o Código Civil para proteger as pessoas. Mas não proibir antes de ser feito", defende Botelho.

"Teremos temas importantes sobre as políticas governamentais para literatura, com o representante do Ministério da Cultura (Minc), Fabiano Piúba, que é cearense e diretor de Livro e Leitura, ele será nosso foco. Será a hora dos autores pressionarem o governo para especificar quais são as políticas para literatura, autor, mercado editorial, legislação, critérios. Qual o papel do escritor na cultura brasileira?", questiona Botelho.

As oficinas programadas pela UBE terão: May Parreira e Ferreira, com "Da inspiração à publicação"; Menalton Braff, "Composição conto"; Severino Antonio, "Escrever é desvendar o mundo"; Maria Z. da Cunha, "Crítica literária"; Pedro Bandeira, "Literatura juvenil"; Renata Pallottini, "Composição teatro"; Deonísio da Silva, com "A arte de narrar"; Raquel Naveira, "Poesia e artes plásticas: diálogos"; e Ruth Guimarães, com "Composição crônica".


Homenagens

Na solenidade de encerramento, dia 15, véspera do feriado da Proclamação da República, o geógrafo e ambientalista Aziz Ab´Saber, eleito o "Intelectual do Ano de 2010", receberá o Troféu Juca Pato das mãos da escritora Lygia fagundes Telles, laureada com a comenda em 2008. Segundo o diretor da UBE, esse troféu vem sendo entregue desde 1962. As inscrições para o III Congresso de Escritores, promovido pela União Brasileira de Escritores podem ser feitas através do site www.ube.org.br/congresso, com taxa de R$ 100. "Vamos sair desse congresso com uma Carta de Princípios do Escritor Brasileiro diante da atual conjuntura e políticas culturais", garante Joaquim."



NATERCIA ROCHA
REPÓRTER


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1043563

Nenhum comentário:

Postar um comentário