SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 31 de maio de 2011

BOA NOITE !

MAIO: MÊS DE NOSSA SENHORA ,
NOSSA MÃE !


SINDICATO APEOC - CAMPANHA SALARIAL E EDUCACIONAL 2011



" Negociações: Comissão especial de readequação do Plano de Carreira
 e implementaçãodo piso acelera o debate e define metodologia
até a reunião com o Governador 31 Maio 2011 "





" Nesta 2ª feira 30/5 ocorreu a programada reunião da Comissão Especial de Valorização do Magistério, conquistada pelo Sindicato APEOC por injunções no Ministério Público, mobilizações e articulações no Legislativo e Executivo. A referida Comissão é paritária com 4 representantes do governo e 4 representantes do Sindicato APEOC, tendo o Ministério público como árbitro do processo.

Na reunião os dirigentes do Sindicato APEOC, de início cobraram informações sobre os pontos relativos às cobranças da pauta 2010 que foram definidos para resolução na audiência do dia 9 de maio com o governador Cid Gomes:

ENCAMINHAMENTOS DOS PONTOS CONQUISTADOS

•  PAGAMENTO DAS PROGRESSÕES HORIZONTAIS 2009 E 2010 - RETROATIVO-SEM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E PARA 100% DOS APTOS - reserva de recursos feitos,decreto pronto para assinatura do governador e folhas sendo preparadas para cumprir prazos. (FOLHA DE JUNHO QUE É PAGA EM JULHO)

•  NIVELAMENTO SALARIAL DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS COM OS EFETIVOS COM REAJUSTE JÁ DE 13% - Projeto pronto está na PGE para ser encaminhado ao Governador e em seguida para Assembléia. Foi reafirmado compromisso de pagamento na folha de junho que é paga em julho. Com esta Lei ficará garantida a paridade entre temporários e efetivos em início de carreira. GRANDE VITÓRIA NA VALORIZAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS.

•  COMPUTADOR DO EDUCADOR - Nesta 3ª feira 31/5 haverá reunião entre CEF,SEDUC e Sindicato APEOC para dar prosseguimento aos encaminhamentos sobre a distribuição dos computadores. O Sindicato APEOC garantiu a inclusão dos professores temporários e aposentados no projeto que foi importante avanço, mas, continua lutando para um maior comprometimento financeiro do executivo no projeto.

•  REAJUSTE DIFERENCIADO 2010 - Reafirmado o compromisso de cumprimento da reivindicação. O Sindicato cobra apresentação de proposta para este ítem em separado da negociação do Plano e Piso.

SOBRE PISO E CARREIRA

A primeira fase da reunião foi prolongada sobre a metodologia do processo de negociação,sendo acertado entre as partes que devido os estudos financeiros necessitarem de aprofundamento,técnicos da Seduc e do Sindicato APEOC terão interlocução direta durante o processo e que haverá nova reunião na sexta feira da Comissão para explicitação da proposta inicial do governo. (O Sindicato APEOC contratou especialista em Plano e Orçamento Público).

Sobre o tema central da reunião a Seduc apresentou o estudo da SEPLAG sobre a proposta do Sindicato APEOC de Piso e tabela vencimental sobre a base referência inicial de R$ 1.597,87 e com as propostas complementares de Plano de Carreira segundo o Sindicato APEOC. A aceitação completa da proposta sindical resultaria para a SEPLAG em um aumento da folha de pagamento de R$ 69,887.389,59 milhões para 192,189.361,90 significando percentualmente em un acrescimo de 175%.

Durante o demorado debate conceitual nossa representação afirmou e reafirmou a necessidade de aceleração das negociações com o prisma na implementação do piso e carreira.

Até sexta feira dia 3 de junho quando acontecerá nova reunião da Comissão, os especialistas em orçamento e plano de carreira, vão bater números sobre a folha,receita,projeções orçamentárias e financiamento da educação para afunilar confronto de propostas para a audiência com o Governador Cid Gomes no dia 06 e apreciação da categoria em Assembléia Geral no dia 8 de junho."



FONTE: SINDICATO APEOC
http://apeoc.org.br/ultimas-noticias/34-ultimas-noticias/3241-negociacoes-comissao-especial-de-readequacao-do-plano-de-carreira-e-implementacao-do-piso-acelera-o-debate-e-define-metodologia-ate-a-reuniao-com-o-governador.html




VOCÊ CONHECE OS " TERÉSIOS " ?????

FOTO:  DIVULGAÇÃO
 " O ICVC Realiza o "Canta Cordel" em Missão Velha. "



" Cícero Cruz, Genealogista residente em São Paulo, busca ajuda para a pesquisa que o mesmo vem desenvolvendo. Se alguém também tenha interesse na temática e possa ajudá-lo, agradecemos em nome do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC."


Amigos, saudações!



Hugo de Melo Rodrigues
Pres. do ICVC
Instituto Cultural do Vale Caririense



From: cicero.cruz@gmail.com


To: icvccariri@hotmail.com



" Olha se houver alguem que esteja pesquisando a origem das familias Cruz, Landim, Macêdo, Ribeiro no Cariri me interessa e muito. Se alguém também possuir pinturas dos coronéis da região a partir do ano de 1725 também tenho interesse... Fotos, retratos pintados, quadros, certidões de nascimento, casamento e óbito além de inventários e testamentos antigos tudo isso me interessa e muito.


Abaixo transcrevo um texto bem resumido falando sobre os Terésios:

Terésios é a denominação genérica dos integrantes de todas essas famílias " Cruz, Santana, Landim, Macêdo, Olegário, Saraiva, Vazques, Ribeiro, Luna e afins " originárias dos portugueses e que colonizaram o 'Cariri de dentro' a partir do Sítio Santa Teresa.


" Tudo começou em portugal quando apoiando o Marquês de Távora algumas familias conspiraram para matar o Rei D. José, descoberto o complô estas familias refugiaram-se no Brasil mais exatamente na região do Cariri.

Ao todo foram 364 famílias vindas de Portugal, que se instalaram no Sítio Santa Teresa, atual município de Missão Velha, sitio este pertencente ao Capitão Domingos Pais Landim, as terras antes habitadas, principalmente, pelos índios Kariris foi vendo o povoamento da região que hoje conhecemos como Vale do Cariri ou Cariri de Dentro, veio a intencificar-se entre os anos de 1750 e 1775 época em que chegaram os primeiros portugueses expulsos de Portugual devido a perticipação no complô contra o rei".


Estou procurando informações sobre a Revista Itaytera publicada pelo Instituto Cultural do Cariri ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Cultural_do_Cariri ), se conseguir me por em contato com alguém que possa me dar mais informações de como conseguir as edições desta revista eu agradeço muito... "


FONTE:  icvccariri@hotmail.com

" FIFANDO "

CHARGE DE CLAYTON -  JORNAL O POVO

CINE CEARÁ: DE 8 a 15 DE JUNHO DE 2011

" Cine Ceará 2011 terá oficina sobre Crítica de Cinema "


WOLNEY OLIVEIRA



 " O XXI Cine Ceará, que ocorrerá de 8 a 15 de junho, no Theatro José de Alencar, está abrindo inscrições para oficina sobre “Crítica de Cinema” com o jornalista Marcelo Lyra, autor do livro “Cinema como razão de Viver”.

As inscrições, voltadas para estudantes e universitários, são gratuitas e devem ser feitas na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Bairro Benfica), a partir desta terça-feira e se estendendo até sexta-feira próxima, informa o diretor-executivo do festival, Wolney Oliveira.

A oficina vai acontecer de 9 a 11 de junho. ''


SERVIÇO

Mais informações - (85) 33667772.

Site http://www.cineceara2011.com/


FONTE-  BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

CAUCAIA COMEMORA SEMANA DO MEIO AMBIENTE





Semana do Meio Ambiente começa no dia 1º de junho



O cuidado com a preservação das praias e lagoas e a arborização do município serão alguns dos temas trabalhados durante a Semana do Meio Ambiente de Caucaia, que será realizada de 1º a 5 de junho. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Caucaia, através do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), com o apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Diversas atividades serão realizadas ao longo da semana, como caminhada ecológica, limpeza de praias e lagoas e apresentações artísticas. O objetivo desta Semana é envolver a população numa mudança de atitudes em relação ao meio ambiente em que vivem, evitando que haja poluição, destino inadequado do lixo domiciliar e desrespeito à natureza. Veja a seguir a programação completa do evento:


Semana do Meio Ambiente de Caucaia

De 1º a 5 de junho

Dia 1º - Sesc Iparana

9 horas - Apresentação Teatral “O Cupim e a Árvore” – Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Apresentação dos resultados parciais do programa Selo Escola Verde


Dia 2 – Avenida Dom Almeida Lustosa

9 horas - Blitz ecológica na Avenida Dom Almeida Lustosa, em frente à Fundação Bradesco, com distribuição de mudas nativas e sacolas de lixo veicular


Dia 3 – Lagoa do Pabussú

9 horas – Caminhada ecológica com alunos da escola Patronato Pio XI, pela preservação da Lagoa do Pabussú. Haverá coleta seletiva de materiais recicláveise distribuição de material informativo


Dia 5 – Campanha de limpeza de praias e lagoas

9 horas – Limpeza das praias do Icaraí, Cumbuco, da Lagoa do Itambé (esta com a escola Augusto César Sales). Distribuição de material informativo.   

 
 
FONTE   BLOG DE CAUCAIA
http://www.blogdecaucaia.com/
 

VEM AÍ O FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE CINEMA EM CANOA QUABRADA

" Mostra competitiva do VII Curta Canoa está com inscrições abertas "

FOTO: DIVULGAÇÃO
" A praia de Canoa Quebrada, em Aracati, irá sediar por mais um ano
 o Festival Latino-Americano de Cinema "

 

" Realizadores brasileiros de produções em curta-metragem podem se inscrever até 30 de junho para a mostra competitiva do VII Curta Canoa. O festival acontece de 10 a 17 de setembro na praia de Canoa Quebrada "



" Interessados em participar da mostra competitiva do VII Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada têm até o dia 30 de junho para inscrever seus filmes e vídeos de documentário, ficção, animação ou experimental, com duração máxima de 20 minutos e concluídos no ano de 2009.

O evento gratuito, que este ano ocorre entre os dias 10 e 17 de setembro, na praia de Canoa Quebrada (Aracati), irá premiar com o Troféu Lua Estrela os melhores nas categorias de Mostra Competitiva de Filmes em Película 35mm e Mostra Competitiva de Vídeo; os melhores filme e vídeo também irão receber a premiação em dinheiro.

A ficha de inscrição, bem como o regulamento, encontram-se disponíveis pela Internet (http://www.jalimaproducoes.com.br/). Para tal, os inscritos deverão imprimir a ficha e enviá-la pelos Correios junto com o DVD da obra para: VII Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada - Inscrição Mostra de Filmes e Vídeos. Endereço: rua João Cordeiro, 2380 / 303 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE - CEP: 60.110-301.

Para além das competições, o evento ainda irá destacar a Mostra Latino-Americana de Curta e a Mostra de Longa Metragem."


SERVIÇO


MOSTRA COMPETITIVA DO VII CURTA CANOA

Quando: inscrições abertas até 30/6 para o festival, que ocorre de 10 a 17/9.

Outras informações: 3251 1105 / 9635 3880 / 3226 0751 / (88) 9951 7070 /

http://www.jalimaproducoes.com.br/ /

curtacanoa@jalimaproducoes.com.br.



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2011/05/31/noticiavidaeartejornal,2250747/mostra-competitiva-do-vii-curta-canoa-esta-com-inscricoes-abertas.shtml

ENTREGA DO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2011

" Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 foi entregue em solenidade na FIEC "
FOTO: DIVULGAÇÃO




PROF. SOUTO PAULINO
PRESIDENTE DA AGÊNCIA DA BOA VONTADE
FOTO: DIVULGAÇÃO





" Em noite de festa, a Agência da Boa Notícia fez a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 nessa segunda-feira (30), no Auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, realizou o Fórum Comunicação e Paz na Natureza. Na categoria Profissional/Jornalismo Impresso, venceu Ana Mary Carneiro Cavalcante (O Povo); Profissional/Telejornalismo ficou com Sabrina Kelma de Aguiar Tomaz (TV Verdes Mares); na categoria Profissional/Radiojornalismo, Liduína Saraiva (Rádio Jangadeiro); Profissional/Publicidade e Propaganda, o prêmio foi para Marina Moraes (Agência Mota Comunicação). Entre os estudantes, o prêmio de Publicidade foi para Daniel Silva Barbosa (Faculdade Católica do Ceará); Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social teve como vencedor João Moreira Rocha Sobrinho (Universidade Federal do Ceará); na categoria Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo, quem venceu foi Andréa Nunes de Carvalho Pinto (Universidade de Fortaleza); Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo, o ganhador foi Miguel Anderson da Costa Ferreira (Faculdade 7 de Setembro).



O Presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista e professor Francisco Souto Paulino, afirma estar satisfeito com a participação de profissionais e estudantes no concurso. “A cada ano verificamos a profundidade das pesquisas dos trabalhos inscritos e com cuidado muito mais acentuado, visando ao bem-estar da sociedade”.



O Prêmio Gandhi de Comunicação foi instituído pela Agência da Boa Notícia com o objetivo de estimular a produção de trabalhos nas áreas do jornalismo e publicidade que mostrem o que de bom a sociedade produz, gerando harmonia e transformando a vida para melhor. Na edição 2011 do Prêmio Gandhi, foram inscritos 73 trabalhos, sendo 32 de profissionais de rádio, TV, jornal impresso e publicidade; e 41 de estudantes de jornalismo e publicidade. A premiação nas categorias profissionais é de R$ 5 mil para cada autor e nas categorias de estudantes o prêmio para cada vencedor é de R$ 2,5 mil.





Veja a relação completa dos ganhadores e das matérias premiadas:

FOTO: MARCOS CAMPUS - JORNAL O POVO
" Ana Mary C. Cavalcante venceu na categoria Jornal Impresso "


Profissional - Jornalismo Impresso
Autor: Ana Mary Carneiro Cavalcante
Matéria: O Amor e a AIDS (publicada no período de 7 a 9 de novembro de 2010)
Veículo: O Povo



FOTO: TUNO VIEIRA - DIÁRIO DO NORDESTE
" A assessora do BNB, Angélica Paiva, entrega o prêmio
 à produtora Eulália Camurça e à repórter Sabrina Aguiar,
da TV VERDES MARES " 





Profissional - Telejornalismo
Autor: Sabrina Kelma de Aguiar Tomaz
Matéria: “Série: Prosa da Paz” (veiculada de 21 a 23 de fevereiro de 2011)
Veículo: TV Verdes Mares

Profissional - Radiojornalismo
Autor: Maria Liduína Saraiva Moreira
Matéria: Cultura de Paz no Futebol – Série de Reportagens (veiculada nos dias 5 e 6 de maio de 2011)
Veículo: Rádio Jangadeiro

Profissional - Campanha ou peça publicitária
Autor: Marina Moraes
Matéria: Sexo Seguro – campanha out-door (veiculada em fevereiro de 2011)
Veículo: Agência Mota Comunicação

Estudante - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social
Autor: João Moreira Rocha Sobrinho
Título: Nascidos para Salvar (apresentado em 1º e3 dezembro de 2010)
Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal do Ceará - UFC

Estudante - Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo
Autor: Andréa Nunes de Carvalho Pinto
Matéria: Pirambu: além do que se vê (veiculada no Jornal Sobpressão)
Instituição de Ensino Superior: Universidade de Fortaleza - Unifor

Estudante - Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo
Autor: Miguel Anderson da Costa Ferreira
Matéria: Centro Cultural Bom Jardim: Na luta pela transformação social
Instituição de Ensino Superior: Faculdade 7 de Setembro

Estudante - Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda
Autor: Daniel Silva Barbosa
Título: Campanha (anúncio cartaz) Todos Iguais
Instituição de Ensino Superior: Faculdade Católica do Ceará

Não houve inscritos na categoria Profissional/Fotojornalismo (foto/ensaio).

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Servis, Assembleia Legislativa do Ceará, Fundação Beto Studart, Corpvs, Estação da Luz, Sebrae-Ceará, Betânia, Unimed-Fortaleza, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Como apoiadoras estão as seguintes empresas e entidades: Igenio, Associação Cearense de Imprensa, Universidade Federal do Ceará, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Ceará, Associação Cearense das Empresas de Rádio e Televisão do Ceará, UNICEF, Unipaz-Ceará e os jornais O Estado, O Povo e Diário do Nordeste."



O FÓRUM


" Fórum Comunicação e Paz na Natureza: uma aula de Comunicação e Ecologia "

FOTO: DIVULGAÇÃO

" Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel da mídia para harmonizar as ações dos seres humanos com o meio ambiente, a Agência da Boa Notícia realizou o Fórum Comunicação e Paz na Natureza. A Profª Ilza Girard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Núcleo de Ecojornalistas/RS fez palestra sobre o tema central do encontro. Em seguida houve debate com a participação da Profª. Vládia Pinto Vidal, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos jornalistas Edgard Patrício (O Povo e Agência Catavento) e Maristela Crispim (Diário do Nordeste). O moderador foi o jornalista e diretor da ABN, Moacir Maia.

" A realidade clama por transformações na nossa vida para que possamos selar a paz com a natureza. Este processo inicia pela pacificação da nossa relação com a nossa própria natureza e o retorno à percepção de que também somos seres da natureza ", disse a Profª Ilza Girardi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na palestra que proferiu no Fórum Comunicação e Paz na Natureza, promovido na noite dessa segunda-feira, no Auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. No evento, promovido pela Agência da Boa Notícia, foi feita a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011.

Para o público que compareceu à solenidade foi uma oportunidade de assistir a uma aula sobre Comunicação e Ecologia. A Profª Ilza Girardi, que introduziu a disciplina Jornalismo Ambiental no Curso de Comunicação da UFRGS, debateu o tema do Fórum com a Profª. Vládia Pinto Vidal, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC), e os jornalistas Edgard Patrício (O Povo e Agência Catavento) e Maristela Crispim (Diário do Nordeste). O moderador foi o jornalista, professor universitário e diretor da ABN, Moacir Maia.

A Profª. Ilza, uma das fundadoras do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, explicou que o jornalismo ambiental surgiu da vontade de transformar o mundo. “A natureza passou por um processo de exclusão e é preciso fazer a reconexão dos seres humanos com a teia da vida para que se sintam integrados à natureza”.

Ela comentou que é como se atualmente existissem dois mundos paralelos. Em um estão as pessoas que vêem os problemas e buscam soluções que beneficiem a todos. Em outro, predomina a “cegueira intelectual e ética”, onde as pessoas só conseguem enxergar o lucro, mesmo à custa da degradação ambiental. Um exemplo de desserviço à natureza, para ela, foi a aprovação do novo Código Florestal, pela Câmara dos Deputados.

No processo de mudar esse quadro, os profissionais da comunicação têm muito a contribuir, na visão da professora e jornalista. “A Publicidade e as Relações Públicas devem assumir outra lógica de forma a não estimular o consumo e não projetar empresas e produtos que causem danos ambientais”, disse. Um desafio ainda maior se coloca para o Jornalismo que, segundo Ilza,“deve descolar-se dos interesses econômicos que comprometem a qualidade do exercício profissional.” O que parece uma utopia possível pode, segundo ela, começar na formação universitária.

Ilza falou do desafio que foi incluir a disciplina Jornalismo Ambiental na grade curricular do curso de Jornalismo em sua Universidade. “São pequenas mudanças que precisam ser ampliadas”.disse.

Em sua intervenção no debate, a jornalista Maristela Crispim destacou que são iniciativas como a ocorrida na UFRGS, o trabalho de entidades como o do Núcleo de Ecojornalistas e da Agência da Boa Notícia ao promover o Fórum e o Prêmio Gandhi, que as mudanças vão ocorrendo. Foi a partir da militância ambiental, que Maristela diz ter tomado gosto e se tornado uma profissional da comunicação comprometida com as questões ligadas ao meio ambiente. Em sua página Gestão Ambiental no DN, ela diz que busca oferecer uma perspectiva propositiva para a questão, “mas muitas vezes é preciso também denunciar”.

A Profª Vládia Pinto, que no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente viu passar muitos jornalistas em busca de uma formação na área ambiental, que não receberam na graduação, colocou que é preciso levar à sociedade essas questões em uma linguagem clara.

Questionamento nesse sentido foi feito pelo jornalista Edgard Patrício. “Precisamos ser jornalistas generalistas ou especialistas em meio ambiente?”. Como ligar com os discursos que aparecem na mídia, lembrou ele. Ressaltou que as notícias falam da instalação de uma siderúrgica na Ceará movida a usina termelétrica [poluente], associando com a idéia de geração de empregos.

Diante dessas colocações, a Profª Ilza Girardi advertiu: “estamos falando da necessidade de mudanças” e citando o jornalista Washington Novaes, destacou que o jornalista precisa mudar a partir de sua própria vida. “O desequilíbrio ecológico começa em casa e nele mesmo - fumar demais, comer demais”. Ela defende que o jornalista deve ter formação na área ambiental, mas não necessariamente de forma tão específica e sim para ter um outro olhar e entender que a questão ambiental é uma outra racionalidade que precisa suplantar a racionalidade econômica."



FONTE: AGÊNCIA DA BOA VONTADE








boanoticia@boanoticia.org.br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

GRUPO CHOCALHO PROMOVE O " I FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE POESIA ESTUDANTIL "







I FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE POESIA ESTUDANTIL


MINI-REGULAMENTO


1- OBJETIVOS

1.1- Levar para as Escolas Públicas e Privadas um Projeto de Leitura e Escrita;

1.2- Colaborar no processo de pernanência e sucesso dos estudantes na Escola;

1.3- Descobrir e dar oportunidade de surgimento de novos talentos, através da Poesia;

1.4- Incentivar e publicar a produção literária dos estudantes;

1.5- Formar leitores conscientes e críticos;

1.6- Popularizar e desenvolver no meio estudantil o gosto pela poesia.

2- PÚBLICO ALVO:

2.1- Estudantes regularmente matriculados e com frequência NORMAL nas Escolas Públicas e Particulares
        do Estado do Ceará;

3- DAS INSCRIÇÕES

3.1.- Cada estudante poderá se inscrever, GRATUITAMENTE, sob pseudônimo, com até 03 (três) POEMAS INÉDITOS em 05 (cinco) vias digitadas. Os originais não serão devolvidos;

3.2- Os estudantes poderão se inscrever, COM ATÉ 03 ( TRÊS ) TRABALHOS, nos seguintes níveis:

** Fundamental. I ( até o 5º ano )

** Fundamental II ( 6º até o 9º ano )

** Ensino Médio, ( 1º ao 3º ano );

3.3.- As inscrições poderão ser feitas até às 18:00 h do dia 30 de junho de 2011, na SECRETARIA DE SUA ESCOLA, ou para GRUPO CHOCALHO - Casa de Juvenal Galeno – Rua General Sampaio, 1128 - Centro - Fortaleza – Ceará, CEP 60.020-030. Nesse caso a data impressa no envelope, pelos correios, será o comprovante do cumprimento do prazo. Trabalhos, fora do prazo serão desclassificados. Os poemas deverão ser assinados por pseudônimo e em outro envelope separado deve conter os dados do Autor, como: Nome Completo, Endereço Completo, E-mail, telefones, nome da Escola com Declaração confirmando que o aluno está REGULARMENTE MATRICULADO E COM FREQUÊNCIA NORMAL.

4 - DA SELEÇÃO E PRÊMIO

4.1- A Comissão Julgadora selecionará os 100 ( CEM ) melhores poemas, que farão parte do livro I ANTOLOGIA DE POESIA ESTUDANTIL;

4.2- Entre os 100 ( CEM ) poemas, serão selecionados 18 ( DEZOITO ) poemas: 06 ( SEIS ) do Ensino Fundamental I ; 06 ( SEIS ) do Ensino Fundamental II e 06 (SEIS ) do Ensino Médio, para a GRANDE final que se realizará no dia 25 de julho de 2011 ( DIA DO ESCRITOR ), em local e horário a ser definido pela COORDENAÇÃO DO FESTIVAL. Nesse mesmo dia será lançado o LIVRO-PRÊMIO. Os 03 ( três ) primeiros colocados em cada nível receberão prêmios ( TROFÉUS, LIVROS, PRÊMIOS DOS PATROCINADORES, ALÉM DE DIPLOMAS );

4.3- Todos receberão DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO.

5- A COMISSÃO JULGADORA

5.1- A COMISSÃO JULGADORA será formada por pessoas de destaque em nossa vida literária ;

6. - OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COORDENAÇÃO DO FESTIVAL;


MAIS INFORMAÇÕES:


GRUPO CHOCALHO
E-MAIL grupochocalho@yahoo.com


BLOG DO GRUPO CHOCALHO
http://grupochocalho.blogspot.com/


-----------------------------------------------------------------------


PROFESSOR AURIBERTO CAVALCANTE - ( 85 ) 91 42 31 95
E-MAIL auribertocavalcante@ig.com.br


BLOG DO AURIBERTO CAVALCANTE ( falAÇÃO )
http://auribertoeternochocalheiro.blogspot.com/

CONVITE - VAMOS PRESTIGIAR A LITERATURA CEARENSE

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS



LANÇAMENTO DO LIVRO DO CHOCALHEIRO
JAILDON BARBOSA
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR
DIA: 1º DE JUNHO DE 2011
HORA: 19:00 Hs

" É HOJE O DIA DA ENTREGA DO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2011 "

" Prêmio Gandhi de Comunicação 2011"




" A Agência da Boa Notícia faz a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 nesta segunda-feira (30) no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Antes da premiação, a ABN promove, a partir das 18h30, o Fórum Comunicação e Paz na Natureza. O Prêmio Gandhi chega à quarta edição cumprindo seu objetivo de estimular a Cultura de Paz pela Comunicação. É um reconhecimento ao trabalho de estudantes e profissionais de Comunicação que divulgam projetos, ações e pessoas que colaboram para a harmonia e paz em nossa sociedade. Neste ano, foram inscritos 73 trabalhos, sendo 32 de profissionais e 41 de estudantes das áreas de Jornalismo e Publicidade. "
 
 
 
FONTE:  AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA
boanoticia@boanoticia.org.br

INSTITUTO CULTURAL DO VALE CARIRIENSE – ICVC

FOTO: DIVULGAÇÃO
INSTITUTO CULTURAL DO VALE CARIRIENSE – ICVC




CASARÃO CENTENÁRIO



" O Presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC, professor Hugo de Melo Rodrigues dentro do Programa Centenário realizado pela instituição que reconhece pessoas, lugares e fatos que em 2011 completam cem anos, presidiu no dia 06 de maio, importante solenidade que teve como Presidente de Honra o Professor Antônio Alves, e foi realizada no Sítio Brejo Seco em Juazeiro do Norte, reconhecendo o Casarão da Família Sá Barreto com o Diploma de Mérito Centenário. A solenidade foi prestigiada pelo Pres. da Comissão do Centenário, Dr. Geraldo Menezes Barbosa, fundadores do ICVC: Professora Antélvia Cândido, os Vice-presidentes do ICVC: Maria do Rosário e Pedro Bandeira, inúmeros acadêmicos da instituição, familiares das homenageadas (As senhoritas Geli, Tereza e Marle), que vivem no Casarão Centenário. "
 
 
FONTE:  INSTITUTO CULTURAL DO VALE CARIRIENSE – ICVC
icvccariri@hotmail.com

I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO CEARÁ

FOTO: GEÓRGIA PINHEIRO
BLOG CONVERSA AFIADA
 
 
" Sujos de Fortaleza se preparam para Encontro Nacional "




Conversa Afiada:


" Na foto, os 200 sujos de Fortaleza, que cabem na Kombi do Gilmar "

 " O incansável Daniel Bezerra, comandante do Blog da Dilma, realizou em Fortaleza, no Cuca (*) o I Encontro Nacional de Blogueiros (sujos) de Fortaleza, em preparação para o II Encontro Nacional de Blogueiros sujíssimos, reunidos sob a proteção do Instituto Barão de Itararé de Mídia Alternativa.

Na véspera, à noite, em Porto Alegre, o presidente do Barão de Itararé, Miro Borges, do Blog do Miro, fez o mesmo com o Encontro de blogueiros sujos e gaudérios amigos do Cloaca.

O II Encontro Nacional se realiza em Brasília, nos dias 17 e 18 e junho, com a presença do Nunca Dantes (foi o que ele prometeu ao PTrem das 13);

Como se vê trata-se de um movimento que caberia numa Kombi, como diria o ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas, autor de duas (uma, no Crime, ele já perdeu) das 37 ações ajuizadas contra Paulo Henrique Amorim (“diz-me quem te processa e dir-te-ei quem és”).

Em Fortaleza, o Barão está sob a liderança de Francisco Bezerra, da revista “Nordeste Vinte Um”; de Luiz Carlos Antero, um dos pioneiros na batalha para revelar a verdadeira essência do passador de bola apanhado no ato de passar bola, chamado de “banqueiro condenado” da tribuna da Câmara dos Deputados; e Deodato Ramalho, blogueiro e secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, que trava uma batalha feroz com as empresas imobiliárias da cidade.

Este ansioso blogueiro lembrou aos 200 participantes do I Encontro que os blogueiros sujos têm um foco: a Ley de Medios.

E fez questão de chamar a atenção para o risco de a Ley de Medios e o Plano Nacional de Banda Larga serem capturados pelo PiG ( PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA ) e as operadores de telefonia.

P ara ser democrático e republicano, o PNBL tem que ser universal, rápido (banda lerda, foi uma invenção do Cerra, governador de São Paulo) barato e neutro.

Ou seja, não pode discriminar os navegantes por volume, audiência ou inclinação política.

Há o risco de haver, numa banda larga não republicana, uma discriminação política, sim, senhor !

Os “operadores” só deixarem passar os blogs “limpos”.

Já imaginou, amigo navegante ?

A quem reclamar ?

À Anatel ?

Quá-quá-quá !

À Anatel, ela própria, que parece servir mais às operadoras do que aos clientes das operadoras?

Também falou no Cuca a diretora-executiva do Conversa Afiada, Geórgia Pinheiro.

Ela explicou como administra este ansioso blog.

O que fez para que ele se tornasse profissional, pagasse as contas e se tornasse lucrativo.

Além de pretender ser um ativo participante deste crescente um mundo blogosfera, explicou Geórgia, o Conversa Afiada precisa pagar a conta dos advogados.

E tratou das 37 ações que se movem contra este ansioso blogueiro.

(Não esquecer que tudo explica pelo princípio bíblico do “diz-me quem te processa e dir-te-ei quem és”.)

E Geórgia, pausadamente, deu o nome de um por um dos que acionam este blogueiro na Justiça.

Lia um nome e fazia pausa.

Daniel Dantas.

A plateia caía na gargalhada.

Carlos Jereissati (este sobrenome deve ter um significado especial no Ceará, tal a reação de indignação da plateia).

Gilmar Dantas .

Outra gargalhada (no Ceará, muita gente conhece bem o Gilmar Dantas (***).)

Ali Kamel (a plateia quase vem abaixo).

Geórgia leu, por último, o nome … (pausa) do Cerra.

Aí, ouvia-se da plateia: “É o Padim !”, “o Padim !”.

Como se sabe, o Padim Pade Cícero é um patrimônio da cultura e da religiosidade cearenses.

Foi a consagração daquele que, finalmente, arrumou uma ocupação.

(Por falar nisso, de que vive o Cerra ?)

Veio gente de todo o Ceará.

E muitos dos que pediam a palavra diziam: “fulano de tal, da cidade tal, ainda não processado”.

E a plateia ria !

Este ansioso blogueiro lembrava que a próxima etapa da batalha pela liberdade de expressão se travará na Justiça.

Querem calar os blogs, já que o PiG ( PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA ) foi cooptado.

Por isso, vale insistir na idéia que surgiu no Encontro do Rio, com a corajosa deputada Jandira Feghali: construir um fundo para financiar advogados de blogueiros sujos perseguidos Brasil afora.

(Vários dos debatedores contaram que são perseguidos fisicamente, às vezes na ponta de um revólver por líderes políticos do interior, que não têm a sutileza do passador de bola. O Conversa Afiada abre suas portas a todos os blogueiros sujos que queiram descrever as ameaças que sofrem.)

Quem veio a Fortaleza para o I Encontro foi o Ângelo Alves, de 14 anos, que viajou 400 km na estrada.

Ele tem o blog há 3 meses e achou que precisava aperfeiçoar o seu trabalho.

Quantos Ângelos o amigo navegante conhece ?

FOTO: GEÓRGIA PINHEIRO
" Ângelo, de 14 anos, também quer liberdade de expressão "

 



DO CONVERSA AFIADA


FONTE: BLOGO DA DILMA
http://blogdadilma.blog.br/

FESTA DE SANTO ANTONIO EM BARBALHA " UNE O SAGRADO E PROFANO "

BARBALHA - CEARÁ

SANTO ANTÔNIO


" Barbalha une sagrado e profano "
FOTO: ANTÔNIO VICELMO  -  DIÁRIO DO NORDESTE


" Cerca de 200 homens carregaram o tronco de "rama branca", medindo 23 metros de comprimento e pesando mais de duas toneladas, em percurso médio de 10 horas até a Igreja Matriz "



FOTO: ANTÔNIO VICELMO  -  DIÁRIO DO NORDESTE



" Reisados, bacamarteiros, penitentes e a carroça com a "Cachaça do Seu Vigário" se misturam no caldeirão efervescente das manifestações culturais que destacam o viver do povo nordestino "


" Sincretismo religioso de negros, índios e brancos resultou em uma festa que louva o padroeiro Santo Antônio "


" A bandeira com a imagem de Santo Antonio já está tremulando em frente à Igreja Matriz da Barbalha, anunciando que a cidade está em festa. É a imagem, em tamanho grande, de todas as cidades do interior que transformam as festas religiosas em oportunidades de encontros, confraternização e, sobretudo, num ato devocional a Santo Antônio, o padroeiro. É o sincretismo religioso que aqui aportou, na época da colonização, misturando o profano e o sagrado com as crendices de negros, índios e brancos.

A grande diferença é a dimensão da festa que é aberta com o carregamento do pau da bandeira, uma tradição que, de acordo com a coordenação do evento, reúne cerca de 300 mil pessoas. O tronco da "rama branca", com 23 metros de comprimento e pesando mais de duas toneladas, foi transportada, nos ombros dos devotos de Santo Antonio, do Sítio São Joaquim, a 7km da sede da cidade, para a Praça da Matriz, onde a bandeira de Santo Antônio foi hasteada. O carregamento aconteceu de 12 às 22 horas, aproximadamente, com a participação de cerca de 200 homens. Neste ano, eles reclamaram do peso da árvore. Por isso, a bandeira só foi hasteada após cerca de 10 horas de sacrifício.

A caminhada foi antecedida de um ritual, que faz parte da devoção dos carregadores. Ao meio dia, de mãos dadas, eles rezam o Pai Nosso, em torno da madeira. Este ano, a oração foi puxada pelo novo vigário de Barbalha, Cícero Alencar, que assumiu a paróquia há menos de um mês, em substituição aos padres Salvatorianos, que estiveram no comando da Matriz de Santo Antonio durante 65 anos. No final da oração, o padre pediu a proteção do Santo para que não houvesse nenhum acidente durante o trajeto.

Em seguida, sob o comando do "capitão do pau", Rildo Teles, o tronco foi carregado nos ombros dos devotos de São Antônio, que vão se revezando ao longo dos 7Km de percurso. Pelo menos, seis acidentes com ferimentos leves foram registrados. No início da noite, a Polícia disse que aconteceu dois atentados à bala, porém autores e vítimas não foram identificados, devido a intensa movimentação de pessoas.

Cachaça

O cortejo é puxado por uma carroça, com duas pipas de aguardente, "A Cachaça do Seu Vigário", distribuída com os carregadores. De acordo com Cícero Bernard, conhecido por "Federal", que há 23 anos conduz a carroça, são consumidos cerca de 300 litros de cachaça durante o trajeto. "Quem mais bebe são as mulheres. Quem mais dá trabalho são os homens, que chegam aqui metidos a valente. Uma vez, em briguei com seis elementos", lembra. Na medida em que o cortejo se aproxima da cidade, a multidão aumenta. Um carro de som orienta a condução do pau.

A cada 100 metros, a madeira é jogada no chão. As moças solteiras aproveitam o momento de descanso dos carregadores para tocar na madeira na esperança de encontrar o "príncipe encantado". Segundo a crendice popular, a moça que pega no pau da bandeira não passa mais de um ano sem casar. Algumas exageram se sentam no tronco.

Por conta dessa crendice, a devota Maria Elisa Leite Granjeiro já casou três vezes. "O quarto casamento já está apalavrado, vai depender de Santo Antonio", garante. Ao revelar esta promessa, Elisa justifica que os casamentos anteriores não deram certo por causa da Lei Maria da Penha. "Santo une e a Lei separa", complementa.

Já era noite quando o mastro foi fincado em frente à Igreja Matriz. É o último ato de um espetáculo protagonizado apenas por homens simples que transformam força bruta em devoção ao padroeiro. O funcionário público aposentado, Raimundo de Souza, diz que já transportou o pau. Hoje, com mais de 70 anos, só acompanha de longe. Com a chegada na Matriz, a festa toma outro aspecto. A Igreja Católica assume o comando das cerimônias religiosas com procissões, trezenas, leilões e missas.


Devoção



"Neste ano, o movimento está maior, inclusive com mais grupos folclóricos"
Dorivam Amaro
Secretário de Cultura de Barbalha


"Já casei três vezes e vou casar a quarta com a ajuda do santo. Já está apalavrado"

Maria Elisa Leite Granjeiro
Funcionária pública


"Quem mais bebe são as mulheres, mas os homens dão muito mais trabalho"

Cícero Bernardo
Carroceiro da "Cachaça do Seu Vigário"

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Barbalha, Rua Neroly Filgueiras Sampaio, 141, Centro - Região do Cariri
Telefone: (88) 3532.0090


NAÇÃO CARIRI


Grupos folclóricos enchem de colorido as ruas da cidade

A Festa de Santo Antonio não é somente o carregamento do pau da bandeira. Na manhã de domingo, a cidade se transforma na vitrine das raízes culturais nordestinas. É o desfile de mais de 50 grupos folclóricos que enchem de cores as ruas da cidade, adornadas com casarões antigos.

O conjunto de imagens e sons está sendo estudado por pesquisadores e intelectuais de diferentes países. Este ano, está sendo lançado um documentário, dirigido pelo cineasta Rosemberg Cariry e produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que trabalha o tombamento do evento como patrimônio cultural brasileiro. Entre os diversos grupos folclóricos, um destaque para a Ordem dos Penitentes, uma organização religiosa medieval, implantada no Cariri pelo Padre Ibiapina, que tinha como penitência a autoflagelação. Hoje, os devotos não cumprem mais este ritual. Eles também não se escondem mais no anonimato, como o faziam antigamente.

A presença deles no desfile chama a atenção dos fotógrafos. Afinal, eles só praticam seus rituais, na Semana Santa, durante a noite. Andam encapuzados. Só aparecem em público na abertura da Festa de Santo Antônio. Com 86 anos, o "decurião", chefe do grupo, Severino Antonio Rocha, garante que a tradição terá continuidade com as novas gerações.

Além dos Penitentes, as ruas ganham colorido especial com grupos de reisado, bacamarteiros, vaqueiros, manieor-pau, banda de música, entre outros.

Estas tradições, que estão arraigadas na cultura do povo sertanejo, constituem os elementos que caracterizam a força da Nação Cariri.


Participação

300

mil pessoas é o público estimado para a abertura da festa em Barbalha. O evento desperta a atenção dos nordestinos, mas também de pessoas de diferentes países do mundo "


Antônio Vicelmo
Repórter

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=989300

DENGUE CONTINUA MATANDO...

CHARGE:  SINFRÔNIO  -  DIÁRIO DO NORDESTE

domingo, 29 de maio de 2011

I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO CEARÁ

FOTO: TIAGO VIANA
ABERTURA DO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS


I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO CEARÁ  realizado no  sábado (dia 28) e domingo (dia 29 de maio), no Cuca Che Guevara da Barra do Ceará. Organizado pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé - Núcleo Ceará e Blog da Dilma.


1º DIA DO ENCONTRO DE BLOGUEIROS






SÁBADO – 28 DE MAIO DE 2011



Logo na abertura do Encontro de Blogueiros,  a 1ª Palestra: o Jornalista da Rede Record de Televisão e do blog Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim, falou com muita autoridade sobre o Tema “Democratização da mídia e o fracasso do PIG”, onde relatou as " tentativas de mordaça, através de processos na Justiça " e
" e mesmo diante de tantas ações judiciais, não se CALARÁ ". Depois a jornalista Geórgia Pinheiro (Rede Record de Televisão e Presidenta do Blog Conversa Afiada ), falou sobre a  " Blogosfera e seus mecanismos. "

Após o almoço o jornalista Plínio Bortolotti ( Diretor do Sistema O POVO de Comunicação ), falou sobre
" Os veículos convencionais e as novas mídias ". O Prof. Glaudiney Mendonça ( Coordenador do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais do Instituto UFC Virtual ), falou sobre  " Tendências em Mídias Digitais". Encerrando o turno da tarde, Ivonísio Mosca ( Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Arizona-EUA e e Sociologia pela Universidade de Fortaleza UNIFOR, falou sobre o
"Poder das Redes Sociais, Ecossistema Digital e Cidadania Digital ."


 2º DIA DO ENCONTRO


DOMINGO - DIA 29 DE MAIO DE 2011

Pela manhã assistimos a palestra sobre  " Marco Regulatório da Mídias e Conselho Estadual de Comunicação Social", com João Brant da Intervozes de São Paulo e o jornalista Altamiro Borges – Centro de Estudos da Mídia Alternativa " Barão de Itararé " - núcleo São Paulo.


Altamiro Borges, com a APROVAÇÃO da Plenária concluiu que o UNE A BLOGOSFERA, É:

1- A VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO;

2- A DEFESA DA DEMOCRACIA E DA JUSTIÇA SOCIAL;

3- O " MARCO REGULATÓRIO " E O PODER.

 
tivemos ainda  a Palestra: " As ameaças das liberdades digitais (A internet sob ataques)"  com Marcelo Branco, coordenador da campanha nas redes sociais da candidata Dilma Rousseff do PT nas eleições 2010 do Brasil, e ainda a palestra " TV pública digital e ciberdemocracia "  com o Jornalista Alberto Perdigão.



O I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO CEARÁ foi marcado por denúcias
de vários blogueiros que vem recebendo ameaças de " políticos ", que tentam  amordaçá-los, promovendo
violência verbal, buscando tirá-los a LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Muitos blogueiros do interior do Ceará que prometeram fazer Encontros Regionais e desde já receberam
apoio do Blog da Dilma e do  Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé - Núcleo Ceará.

Tivemos também a participação do cantor, blogueiro, compositor e poeta Tião Simpatia e de poetas-blogueiros, entre eles, o Poeta AURIBERTO CAVALCANTE do falAÇÃO e do GRUPO CHOCALHO.

OS BLOGUEIROS DO CEARÁ JÁ SE ORGANIZAM PARA O ENCONTRO NACIONAL QUE SE
REALIZARÁ EM BRASÍLIA NO PRÓXIMO MÊS DE JUNHO.




I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO CEARÁ

I ENCONTRO DE BLOGUEIROS PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

OLÁ... TUDO BEM ???

OLHA AÍ... EU, O BOIÃO E PAULO
HENRIQUE AMORIM...

FOTO: TIAGO VIANA  -  RASTREADORES DE IMPUREZAS
" Professor Auberto Cavalcante, Paulo Henrique Amorim e o Marcílio Boião  "





" Tietagem após palestra do Blogueiro televisivo mais processado do Brasil "



" A correria foi tremenda, atrás do jornalista Paulo Henrique Amorim. Na cara-de-pau e cumprimentos cordiais conseguimos entrar na sua rápida passagem pelo camarim do Cuca. O jornalista da Rede Record e Blogueiro do heróico “Conversa Afiada” mal terminou a sua palestra teve que sair as pressas devido uma gravação “off” na afiliada do Ceará da Record para o programa que faz aos domingo na emissora de TV. A matéria que vai ao ar hoje é sobre a FIFA e as sujeiras dos dirigentes da CBF. Mesmo na pressa o jornalista sudestino atendeu todos os pedidos de fotos da tietagem blogueira. Ache bom ou ache ruim, tirei fotos dos outros e não consegui tirar uma minha com o Blogueiro mais processado do Brasil, é isto! "
 
 
FONTE: BLOG RASTREADORES DE IMPUREZAS
http://www.rastreadoresdeimpurezas.org/

PROJETO " REALENGO - POETAS PEDEM PAZ "





PAZ


( Para as crianças da Escola Tasso da Silveira
em Realengo, Rio de Janeiro )




PAZ,

quem ama

faz !



Você também

pode promover

a PAZ...



Você

é capaz

de viver

em PAZ...



PAZ,

quem ama

faz !



PAZ

e amor

caminho da felicidade...



PAZ,

quem ama

faz !



PAZ

todo

dia

com

pão,

e poesia...



PAZ,

quem ama

faz !


AURIBERTO CAVALCANTE



O poema  " PAZ " do poeta chocalheiro AURIBERTO CAVALCANTE foi selecionado pelo Projeto 
" Realengo - Poetas Pedem Paz ", para  compor um livro ( Antologia ), que será editado pela Editora Silvania da Revista Germina Literária e pelo Site Germina, reunindo  vários poetas do Brasil que se
manifestaram através da Poesia sobre o " Massacre de Realengo ".

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 29 DE MAIO DE 2011






6º Domingo da Páscoa - Ano A



Festa da Igreja : 6º domingo de Páscoa, ano A (semana II do saltério)


Santo do dia : Beato Félix de Nicósia, religioso, +1787, S. Maximino de Trèves, bispo e religioso, +349, S. Fernando, rei de Leão e Castela, +1252



Comentário ao Evangelho do dia feito por : São João de Ávila

" Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco "





Evangelho segundo S. João 14,15-21.



" Se me tendes amor, cumprireis os meus mandamentos,

e Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco,

o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós é que o conheceis, porque permanece junto de vós, e está em vós."

" Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós!

Ainda um pouco e o mundo já não me verá; vós é que me vereis, pois Eu vivo e vós também haveis de viver.

Nesse dia, compreendereis que Eu estou no meu Pai, e vós em mim, e Eu em vós.

Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele."



Da Bíblia Sagrada




FONTE: EVAGELHO QUOTIDIANO
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT

sexta-feira, 27 de maio de 2011

POESIA CEARENSE: JÁDER DE CARVALHO

JÁDER DE CARVALHO








TERRA BÁRBARA



Na minha terra,
as estradas são tortuosas e tristes
como o destino de seu povo errante.
Viajor,
se ardes em sede,
se acaso a noite te alcançou,
bate sem susto no primeiro pouso:
— terás água fresca para sua sede,
— rede cheirosa e branca para o teu sono.



Na minha terra,
o cangaceiro é leal e valente:
jura que vai matar e mata.
Jura que morre por alguém — e morre.



(Brasil, onde mais energia:
na água, que tem num só destino
do teu Salto das Sete Quedas
ou na vida, que tem mil destinos,
do teu jagunço aventureiro e nômade?)
Ah, eu sou da terra do seringueiro,
— o intruso
que foi surpreender a puberdade da Amazônia.



Eu sou da terra onde o homem, seminu,
planta de sol a sol o algodão para vestir o Brasil.
Eu nasci nos tabuleiros mansos de Quixadá
e fui crescer nos canaviais do Cariri,
entre caboclos belicosos e ágeis.



Filho de gleba, fruto em sazão ao sol dos trópicos,
eu sou o índice do meu povo:
se o homem é bom — eu o respeito.
Se gosta de mim — morro por ele.
Se, porque é forte, entender de humilhar-me,
— ai, sertão!
Eu viveria o teu drama selvagem,
eu te acordaria ao tropel do meu cavalo errante,
como antes te acordava ao choro da viola...



JÁDER DE CARVALHO
 
 
---------------------------------------------------
 
 
CONHEÇA MAIS SOBRE A VIDA DE JÁDER DE CARVALHO
 
Jáder Moreira de Carvalho
 
 
" Nasceu em Quixadá no distrito de Serra do Estêvão, hoje Dom Maurício em 29 de dezembro de 1901, filho de Francisco Adolfo Carvalho e Rita Moreira. Em sua infância e juventude vivenciou sucessivas secas inclusive a de 1915, acompanhando o êxodo rural, os crimes políticos da época, as brigas pela terra, o latifúndio, a fome e a miséria associadas à pobreza da população cearense.


Iniciou sua atuação em 1917, na cidade de Iguatu quando seu pai arrendou uma tipografia ociosa, pertencente a um farmacêutico chamado Arnoud. Nesta tipografia imprimiu um semanário de letras com escritos próprios além de sonetos de Olavo Bilac. Estudou com o pai, no Ateneu Quixadense, e no Liceu, em Fortaleza, onde, anos mais tarde, foi professor, inspetor regional e catedrático. Aos 20 anos já era considerado uma dos maiores intelectuais da época. Em 1922, com apenas 21 anos, despontava como destaque entre os novos escritores da literatura cearense.

Como jornalista fundou o jornal socialista A Esquerda em 1928. No mesmo ano, em parceria com outros pioneiros do movimento modernista no Ceará, lança "O Canto Novo da Raça". Em 1929, passa a pertencer ao grupo modernista Maracajá . Em 1931 lança "Terra de Ninguém" e, a este, seguem-se vários outros livros de versos. No mesmo ano, sai graduado em direito da Faculdade de Direito do Ceará.

Por divulgar as idéias do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e por criticar duramente o governo de Getúlio Vargas foi condenado pelo Tribunal de Segurança Nacional do Estado Novo acusado de divulgar o marxismo. Permaneceu preso de 1943 a 1945. Nessa época, na companhia de outros dissidentes do PCB, fundou a Esquerda Democrática, embrião do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Depois, a convite de Paulo Sarasate, foi articulista do jornal O Povo.

Fundou o Diário do Povo em 1947 onde atuou até 1961.


(...) O meu jornal [Diário do Povo] era uma exceção dentro do jornalismo brasileiro. Apesar de pequeno, humilde, um jornal de província, lá realizei a verdadeira democracia. (...)

— Jader de Carvaho em entrevista em 1981.


Pertenceu à Academia Cearense de Letras, onde ocupou a cadeira nº 14, à Sociedade Brasileira de Sociologia e ao Instituto do Nordeste. Em 1974, com a morte de Cruz Filho, foi eleito Príncipe dos Poetas Cearenses, prêmio concedido o melhor dentre os poetas vivos do estado.

Casou-se com a contista Margarida Sabóia de Carvalho com quem teve sete filhos.

Jáder de Carvalho morreu aos 83 anos.

Obra

A obra de Jáder de Carvalho é composta por uma literatura caracterizada por sofisticado valor estético e social.

Estreou em 1928 com "O Canto Novo da Raça", obra dividida com Sidney Neto, Franklin Nascimento e Mozart Firmeza, pioneiros do movimento modernista no Ceará. Em 1931, participou diretamente do surgimento do Modernismo cearense com o lançamento de "Terra de Ninguém", a este, seguem-se vários outros romances, todos de cunho social: "Classe Média" e "Doutor Geraldo" (1937), "A Criança Vive' (1945), "Eu Quero o Sol" (1946), "Sua Majestade, o Juiz" (1962) e "Aldeota" (1963).

Entre os temas sociológicos: "O Problema Demográfico Brasileiro" e "O Índio Brasileiro" (1930) e "Povo Sem Terra" (1935).

Um dos livros de poesias mais famosos é "Terra Bárbara" (1965). Onde escreveu diversos poemas, entre os quais "Em Louvor de Quixeramobim", "Terra Bárbara", "Nordeste de Lampião", "Lampião", "Terra", "Padre Cícero", "São Francisco de Canindé", "Luz e Força", "A Guerra Acreana", "A Seca dos Inhamuns" e "Dobrai, Ó Sinais do Natal"."



FONTE:  WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE                                
http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%A1der_Moreira_de_Carvalho


-----------------------------------------


falAÇÃO


Tive o prazer de conhecer, conviver com o GRANDE HOMEM, POETA E JORNALISTA, Jáder de Carvalho... Cheguei a frequentar sua casa ( na Rua Agapito dos Santos,389 ).
Em uma das visitas, Jáder me presenteou com vários livros de sua autoria ( todos autografados )...
 Foi meu grande mestre...

Ainda me lembro que uma vez me convidou para conhecer seu escritório ( tinha que subir uma escada de ferro, estreita em forma de espiral, difícil de subir (principalmente ele, já idoso )... eram longas conversas, muitos ensinamentos...SAUDADE...


CAPA DE LIVRO " ALDEOTA "
DE JÁDER DE CARVALHO



Estou relendo seu livro " MEU PASSO NA RUA ALHEIA " ( TERRA DO SOL EDITORA, 1981).
Entre os meus preferidos estão:  " ALDEOTA "  e " SUA MAJESTADE O JUÍZ "...
GRANDE POETA E ESCRITOR...
GRANDE CEARENSE... LUZ NA TERRA DA LUZ !

ARRAIÁ DE FORTALEZA

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

NOVA PROGRAMAÇÃO DO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO CEARÁ





" Nova Programação do I Encontro de Blogueiros do Ceará "




" Informamos a todos os inscritos e convidados do I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO CEARÁ a nova programação do evento, que ocorrerá no próximo sábado(dia 28) e domingo(dia 29 de maio), no Cuca Che Guevara da Barra do Ceará. Ainda restam 50 vagas, caso você ainda não se inscreveu, você poderá fazer pelo os e-mails: desabafobrasil@oi.com.br
ou blogdadilma13@gmail.com
Informe nome e endereço completos com cep e telefones.



SÁBADO – 28/05

8 horas – Abertura do credenciamento

9:00 – Solenidade de abertura

9:30 horas – Palestra: “Democratização da mídia e o fracasso do PIG” com o Jornalista da Rede Record de Televisão e do blog Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim e “Blogosfera e seus mecanismos” com aJornalista Geórgia Pinheiro(Rede Record de Televisão).

10:30 horas – Plenária com blogueiros

11:00 horas – Homenagem ao Paulo Henrique Amorim e Entrega do troféu Barão de Itararé – Núcleo Ceará e a gerente de projetos dos Cucas em Fortaleza, Carla da Escóssia,

12 horas: Almoço.

14 horas – Palestras:

“Os veículos convencionais e as novas mídias” com o Jornalista Plínio Bortolotti (Diretor do Sistema O Povo de Comunicação, “Tendências em Mídias Digitais” – com professor Glaudiney Mendonça (Coordenador do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais Instituto UFC Virtual). “Poder das Redes Sociais, Ecossistema Digital e Cidadania Digital” com Ivonísio Mosca é graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Arizona EUA e Sociologia pela Universidade de Fortaleza UNIFOR

16:30 – Plenária com os blogueiros

17:30 – Musical com os cantores André e Tião Simpatia(autor do jingle “Quero Dilma”)



DOMINGO – 29/05

9:30 horas – Palestra: “Marco Regulatório da Mídias e Conselho Estadual de Comunicação Social” Palestrantes: João Brant da Intervozes de São Paulo, jornalista Altamiro Borges – Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” – Núcleo São Paulo e Martônio Mont-Alverne, procurador-geral do Município de Fortaleza.,

11:30 horas – Plenária com blogueiros

12 horas: Almoço.

14 horas – Palestras: “As ameaças das liberdades digitais (A internet sob ataques)” com Marcelo Branco, coordenador da campanha nas redes sociais da candidata Dilma Rousseff do PT nas eleições 2010 do Brasil, “TV pública digital e ciberdemocracia” com o Jornalista Alberto Perdigão

16:30 – Plenária com os blogueiros – Carta de Fortaleza e entrega dos Certificados.

18:00 – Musical com os cantores André e Tião Simpatia(autor do jingle “Quero Dilma”)



SERVIÇO:


Data 28 e 29 de maio

– Horário: 08h00min às 17 horas

 - Local: Centro Urbano de Cultura, Ciência, Esporte e Arte (Cuca Che Guevara)

 – Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417(Leste-Oeste) – Barra do Ceará, Fortaleza –

Informações: Daniel Bezerra 9964-0672 – Mirna Carla 8850-9531.

Como chegar ao local:

 através de ônibus:

- 052. Grande Circular II (Papicu-Papicu)
– 070. CUCA Barra/Parangaba/Centro (Barra do Ceará-Parangaba)
– 101.Beira Rio (Bairro-Centro)
– 942.Antônio Bezerra/Barra do Ceará (Antônio Bezerra-Barra Ceará) "


Autor: Daniel Pearl
editor geral



Mais uma novidade do I Encontro de Blogueiros do Ceará: O cantor e editor do Blog da Dilma, Tião Simpatia gravou música especial para o evento de blogueiros em Fortaleza. Tião será uma das estrela do Encontro de Blogueiros, programado para os dias 28(sábado) e 29(domingo) de maio, no Cuca Che Guevara da Barra do Ceará. Credeciamento a partir das 8 horas da manhã de sábado. Clique abaixo para ouvir o jingle: http://www.4shared.com/audio/arMVdN2N/Encontro_de_Blogueiros_Progres.html





FONTE:  BLOG DA DILMA
http://blogdadilma.blog.br/

quinta-feira, 26 de maio de 2011

BOA NOITE !

" ÚLTIMO DISCURSO " - CHARLES CHAPLIN



" Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.


Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos cépticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo fora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós, não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há-de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos actos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquinas! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos! "

CHARLES CHAPLIN