SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ADMINISTRAÇÃO " FORTALEZA BELA " IMPEDE PROCISSÃO






SEMINÁRIO DA PRAINHA

" Impasse entre AMC e igreja cancela procissão"


Clique para Ampliar
" O pároco Hemetério Santiago, do Seminário da Prainha, diz que a mudança de horário prejudica fiéis mais velhos "
FOTO: JOSÉ LEOMAR
 
" A AMC indeferiu o pedido da igreja, para a realização do evento às 17h, alegando transtorno no trânsito local "
" A tradicional procissão realizada em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que acontece em Fortaleza há mais de 50 anos e que estava programada para acontecer hoje não irá ocorrer neste ano, pelo menos não na Igreja do Seminário da Prainha. O impasse surgiu porque a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) indeferiu o pedido, por causa do horário sugerido pela igreja, 17h, alegando que iria causar grandes transtornos ao trânsito.

Além do encerramento do novenário de Nossa Senhora da Conceição, os fiéis celebrariam o aniversário de 170 anos da paróquia, que foi fundada em 1841 e é a terceira mais antiga da Capital. O padre Hemetério Santiago, pároco do templo, explica que não mudou o horário da procissão, porque grande parte dos devotos são pessoas com idade avançada, que não teriam condições de participar à noite.

"A AMC diz que a população reclama do horário, mas o que ela não gosta é das multas que eles aplicam. Quatro ou cinco batedores resolveriam a nossa situação. O pior foi a desculpa que deram, pois hoje não existe mais horário de pico, toda hora tem congestionamento. O nosso percurso é pequeno tem no máximo 40 minutos".

Padre fala sobre o cancelamento da procissão de Nossa Senhora da Conceição

Em nota, a AMC informou que sugeriu a mudança de horário da procissão para as 15h ou 19h, contudo, o pároco não concordou. Segundo o comunicado, o presidente do órgão, Fernando Bezerra, propôs ontem a redução do percurso para que o mesmo aconteça apenas no en torno do Seminário e aguarda decisão da paróquia.

Insatisfação
A ideia é que a procissão saísse do Seminário da Prainha, seguindo pela Avenida Dom Manuel, cruzando as Ruas Tenente Benévolo, Pereira Filgueiras e Costa Barros, dobraria à esquerda na Avenida Santos Dumont e retornaria ao Seminário pela Rua Dona Leopoldina. A expectativa é que cerca de 500 fiéis participassem do ato.

Para o padre Hemetério, a decisão da Autarquia é um desrespeito às tradições. Na missa de domingo, 4, o padre já tinha divulgado a realização da procissão. "Fortaleza, em termos de tradição, está se acabando".

A solicitação de apoio logístico foi enviada à AMC no dia 16 de novembro, mas somente na última terça-feira a paróquia recebeu a resposta. Ainda na terça-feira, os devotos começaram a ser avisados.

De acordo com o pároco, que está naquela igreja desde 1962, somente no ano de 2008 a procissão não foi realizada. "Pelo mesmo motivo. A AMC indeferiu o pedido", esclarece.

José Arteiro de Moraes, paroquiano há 20 anos, também não gostou da decisão da Autarquia. Ele diz que aprendeu que árvores que dão bons frutos não devem ser amarradas e a procissão fomenta amor, prosperidade, espiritualidade. "Devem acabar com a corrupção e não com as procissões", dispara o devoto.

Padroeira
No Ceará, existem 33 paróquias cuja padroeira é Nossa Senhora da Conceição. Em todo Brasil são 32 dioceses. Em Fortaleza, são duas paróquias cuja santa é padroeira, no Conjunto Ceará e em Messejana. Hoje, por ocasião do encerramento dos festejos será realizada, na paróquia do Conjunto Ceará, uma celebração eucarística às 7h. Às 18h deverá ser realizada a procissão, com a imagem da padroeira, passando pelas Avenidas I, A e Central. Em Messejana também haverá procissão."


LUANA LIMAREPÓRTER
 
 
FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1080648


-------------------------------------------------------------------------------------------------
 
**************************************************************

Avenida Beira-Mar fica interditada para instalação de heliporto em edifício

Quatro trechos da avenida Beira Mar, no litoral de Fortaleza, estão interditados para instalação de um heliporto em um edifício nesta área do bairro Meireles.
Os trechos interditados pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) são os seguintes:
Avenida Abolição – Rua Júlio Ibiapina
Avenida Abolição – Rua Frei Mansueto
Avenida Abolição – Rua Paula Barros
Raua Pedro Natale Rossi – Avenida Beira Mar
A instalação do heliporto ainda não tem previsão para término. Segundo a AMC, o trânsito no local não apresenta congestionamento."

FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=330109&modulo=966


-------------------------------------------------------------------------------------------------



falAÇÃO

Se fosse para o FORTAL, PARADA GAY, PRÉ-CARNAVAL, marchas,  para  eventos políticos, ou outras atividades mundanas a amc liberava... Como é para uma uma AÇÃO RELIGIOSA a AMC ( ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ),  IMPEDE usando como desculpa o " transtorno " no trânsito. 
O que causa mesmo transtorno é uma cidade sem mobilidade, com ruas e avenidas esburacadas, com pouca sinalização.
O que causa mesmo transtorno é uma " administração " que se diz " popular " impedir a manifestação de fé do povo fortalezense.
Quando " eles " querem, quando é do interesse deles,  ruas, avenidas,
praças são bloqueadas, interditadas, até para a " construção de  HELIPONTO, como aconteceu recentemente em plena Av. BEIRA MAR,
reduto dos milionários de Fortaleza. Já o povo de Deus é impedido de realizar uma procissão...
ISSO é JUSTIÇA SOCIAL??  ISSO  É UMA ADMINISTRAÇÃO " POPULAR "...??? ISSO   É QUE É RESPEITO PELO POVO ???
O QUE ISSO PREFEITA ?????????????????????? 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário