SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 20 de agosto de 2011

GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ


" Professores não reivindicam aumento salarial "




Editorial do Programa Educação em Debate coordenado pelo Sindicato – APEOC



" Os professores da Educação Básica, na rede estadual de ensino, e a direção do Sindicato – APEOC estão conscientes dos prejuízos que causam a greve da categoria na escola pública. Um significado segmento da sociedade, infelizmente, dependente do ensino público, aproximadamente 600 mil alunos estão fora das salas de aula. Os seus pais demonstram preocupações diante da incerteza com o futuro escolar dos filhos. Entretanto, a direção do Sindicato – APEOC está mais preocupada. Tanto isto é verdade que já procurou o presidente da Assembleia Legislativa, deputados federais, estaduais e outros canais de acesso ao governo, pedindo que intercedam junto ao governador Cid Gomes reabrir o processo de negociação.

O Sindicato – APEOC cobra ação contra a indiferença do governador Cid Gomes, que, há três anos protela a implantação do piso nacional dos professores, nos termos previstos pela lei federal do piso, a exemplo da obrigatoriedade de readequar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários ao seu texto.

A Lei do Piso foi aprovada em julho de 2008, e, até hoje não está vigente em toda a sua plenitude. Não está por quê? Esta é mais uma pergunta que faz a sociedade. Infelizmente, nem o Sindicato – APEOC sabe responder. Presume-se que seja por falta de decisão política. Investir em educação não dá voto. Muito pelo contrário. Eleitor inconsciente e analfabeto é presa fácil a ser induzida pelos politiqueiros e malversadores de recursos públicos. Segundo dados divulgados no Senado da República, quase um trilhão de reais já foram desviados da educação e da saúde nos últimos 10 anos. Os tribunais de Contas da União, dos

Estados e dos Municípios divulgam, diariamente, desvios de recursos da Educação que ocorrem na maioria absoluta dos municípios brasileiros. Esta sangria leva dinheiro que deveria ser investido na Educação, na escola e nos salários dos professores.

Os professores não estão felizes com a greve, nem o Sindicato – APEOC com a suspensão do processo de negociação. Que o Poder Judiciário tenha conhecimento: a greve depende do governador do Estado. O retorno às aulas depende, exclusivamente, do governador Cid Gomes.

O Tesouro Estadual tem reservas financeiras suficientes para atender às despesas com a readequação do PCCS à Lei do Piso. Os boletins da Secretaria da Fazenda comprovam excesso de arrecadação tributária. Contudo, falta decisão política que venha priorizar a educação e valorizar os seus profissionais.

Apesar dos baixos salários pagos aos professores, o 5º pior salário do país, o ensino na escola pública do Ceará é considerado o melhor do Nordeste.



Editorial do Programa Educação em Debate coordenado pelo Sindicato – APEOC."



FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC
http://www.apeoc.org.br/nossa-opiniao/3685-professores-nao-reivindicam-aumento-salarial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário