SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 16 de agosto de 2011

GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ



CUT-CE lança nota de apoio a greve da rede estadual de ensino do Ceará




NOTA DE APOIO

A Direção Executiva da CUT-CE defende que as negociações sejam realizadas pessoalmente pelo Governador Cid Gomes, em caráter de urgência. Confira nota na íntegra.


NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES

Nota de apoio aos professores e professoras da rede estadual de ensino do Ceará

A CUT-CE vem a público reafirmar apoio e solidariedade aos professores e professoras da rede estadual de ensino do Estado do Ceará que desde o dia 5 de agosto estão em greve.

Os professores e professoras reivindicam a aplicação do piso salarial nacional ao atual plano de carreira. O Piso Nacional é uma conquista dos trabalhadores(as) que visa a melhoria da Educação a partir da valorização dos profissionais de ensino. Por isso, sua implementação é fundamental. Em defesa desse direito, a greve é um instrumento legítimo.

A CUT-CE defende que as negociações sejam retomadas pessoalmente pelo Governador Cid Gomes, em caráter de urgência. Consideramos que essa é uma forma de garantir a celeridade do processo, evitando o prolongamento do impasse. O diálogo é questão central na estratégia da CUT e deve ser preservado para se avançar nas conquistas.

Pela valorização dos profissionais de ensino, contra o projeto de lei estadual que acaba com a carreira no magistério e por melhores condições de trabalho, a CUT-CE reafirma sua solidariedade ao movimento grevista.



Direção Executiva da CUT-CE

___________________________________________________________



Moção de apoio aos trabalhadores em educação do Ceará



A CNTE vem a público manifestar seu irrestrito APOIO à greve dos educadores estaduais do Ceará, por entender que a luta pelo Piso Salarial Nacional do Magistério, por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação pública é legítima.

A Confederação espera que seja encaminhada, com urgência, uma proposta concreta para as reivindicações da categoria, uma vez que a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério é uma conquista, não somente para os trabalhadores em educação, mas também para a sociedade brasileira, uma vez que a valorização do educador reflete na melhoria da qualidade da educação.

-------------------------------------------------------------


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Nota de esclarecimento para a população cearense a cerca da greve
 (paralisação) geral dos professores estaduais do estado do Ceará. 



Esta nota visa esclarecer dúvidas e má interpretações por parte da mídia e da população em geral sobre o movimento grevista estabelecido em boa parte dos municípios cearenses, onde professores das escolas estaduais aderiram a uma paralisação total e indeterminada a favor do devido reconhecimento de seus direitos sociais e trabalhistas.

È preciso antes de tudo explicar que greve e paralisação são conceitos diferentes, greve é todo conjunto de manifestações: passeatas, reuniões, e principalmente a recusa a alguma situação , proposta ou imposição contrária às suas convicções de uma categoria profissional, étnica, estudantil, cultural ou social.

Uma destas possíveis manifestações, e a última a ser tentada é a paralisação do serviço normalmente exercido pela categoria e tudo amparado por lei federal. No caso dos professores a paralisação se efetiva na não prestação do ato do ensino.É óbvio que a paralisação por fazer parte da greve não implica em abandono da profissão,e a greve dos professores amparada por lei estando totalmente lícita e ao invés de aulas , antes que mentes chamadas maldosas façam qualquer insinuação afirmando que nós ficaremos de braços cruzados, como em férias fora de época, saibam que pelo contrário estaremos em reuniões internas , externas(ou seja com os setores da sociedade que desejarem explicações e com o governo ),em passeatas, apitaços,publicidade do movimento e até para aqueles que crêem em Deus em orações e para aqueles que não crêem com a torcida e apoio moral e presencial.Pois paralisar é um ato que chama atenção para a importância destes trabalhadores onde de tudo é esperado e pouco se reconhece de seus esforços, pois só se paralisa aquilo que se move , e a educação move a sociedade,mas os seus condutores(os professores) como qualquer outro trabalhador se alimentam,se vestem, tem família, tem contas a pagar, sonhos a realizar e uma velhice a se preparar ,e o seu combustível é o seu salário, sem combustível suficiente não se chega ao destino desejado.

É noticiado um aumento salarial pra os profissionais da educação, ou seja, os professores, e é percebido que as notícias giram em torno de uma recusa ou discordância por parte destes professores a este aumento , mas é necessário que a população compreenda que de fato a proposta do governo estadual do Ceará prevê um aumento, mas um aumento considerável no início da carreira , mas uma quase estagnação, ou seja, um quase congelamento deste salário no decorrer da carreira, dos anos,jamais uma categoria profissional recusaria um aumento à toa, mas não entrando em detalhes técnicos, não desgastando a população com tabelas e números, pois é possível caso interesse terem acesso às informações totais no próprio site do governo, ou no do sindicato dos professore: APEOC onde poderão ver com os próprios olhos aquilo que chocou a todos nós professores( e há boatos de que não era a proposta final do governo então por quê para contrariarem a greve afirmam que estão nos dando um aumento e bons benefícios?) , podemos explicar o que ocorre através de uma comparação,uma comparação como qualquer outra é uma aproximação não sendo totalmente igual aquilo que queremos transmitir,mas torna facilmente visível para todos o que informamos.

Nossa comparação é a seguinte: Imagine que o salário mínimo no Brasil fosse de 500 reais e que fosse proposto um aumento imediato para 800 reais, um aumento de 60%, seria uma festa para todos não é? , mas Imagine agora que após este aumento, no próximo ano o salário aumentasse para 820 reais e no outro para 840, e assim por diante de 20 em 20 reais, um aumento fixo e muitíssimo menor que o inicial, imaginem como sentiriam, é fácil perceber que à longo prazo estaríamos diante de prejuízos e não de ganhos reais.

Pois è assim que nós professores estamos nos sentindo, decepcionados com o governo estadual do Ceará, até mesmo atordoados, este é o nosso motivo, não estamos em greve em busca de fortuna, pois já sabíamos que não há faríamos na educação pública, mas esperávamos que nossa já tão mal paga profissão pudesse nos proporcionar pelo menos uma velhice mais segura, mas desta forma não desfrutaremos nem novos , nem velhos de segurança alguma,pois não é por salário que lutamos, mas sim pelo nosso PCC(PLANO DE CARGOS E CARREIRAS), ou seja, das regras que dirigem os aumento de salários e de outros benefícios, pois quem cala consente, e nós não nos calaremos diante de tal injustiça, já explicamos a parte principal do projeto governamental que rejeitamos , um aumento no início para depois passarmos 15, 20 anos praticamente com o mesmo salário, será que o governo se esqueceu que professores também são seres humanos?

No momento em que mais se fala em guerra contra os problemas na educação é que o estado do Ceará vai deixar os soldados desta guerra: os professores sem armas?

Não somos contra o governo, mas somos contra uma proposta ridícula, humilhante, e sem coração que nos atinge.

Fazemos o apelo de que todos os nossos companheiros professores que ainda não aderiram que o façam,pois devemos lealdade não para com propostas degradantes, não para governos, mas para com o futuro de nossos alunos e ás vezes é preciso de pulso para realizarmos o justo, se não pararmos agora para exigirmos nossos direitos, com que cara transmitiremos os ideais de justiça, igualdade e esperança para eles, se nos acovardássemos como alguns de nossos colegas.

Pedimos para os estudantes que também participem, pois mesmo que seus professores não entrem em paralisação, sem alunos não poderão lecionar, e mesmo que alguns alunos presenciem as aulas, se a maioria não fizer por colaborarem com uma greve legal como a nossa,dentro da lei, estes tem o direito a reposição delas assegurado,pois a educação é feita para os estudantes.Após a paralisação( que esperamos que dure o mínimo possível , a depender do bom senso do governo estadual) cada dia será reposto , este é o prejuízo do movimento que atinge alunos e professores,mas não julguem mal o professor,pois esta foi a nossa última escolha, e todos alunos e professores estarão juntos nesta reposição,serão os professores que mais desgaste terão, pois em greve atuarão na luta e depois irão repor as aulas independentemente de lograrem êxito ou não na greve,e o governo continuará com seus belos salários, e doces férias.

Esperamos que a greve terminasse o mais rápido possível, mas isto depende não de nós, mas do nosso governador, é preferível que paralisemos para chamarmos a atenção e possamos garantir nossos direitos do que haja uma verdadeira diáspora de professores para outros empregos, ou outros estados, deixando nossos filhos com falta de professores para algumas matérias, com já ocorre em diversos locais no Ceará.

O desânimo com a proposta do governo nos atingiu e desestimula nossos alunos e estudantes universitários que planejavam seguir esta nobre carreira, pois nós mesmos agora duvidamos dela, que diremos aos outros sobre o futuro do professor no Ceará, mentiremos? Pressionem, mas não através de ofensas, mas de exigências nossos deputados estaduais, e até os federais e o próprio governador e coordenadores das CREDES regionais, COMO? Através de telefonemas ou através de e-mails e dos FALE CONOSCO dos sites da Assembléia legislativa do Ceará, da Câmara dos Deputados federal, da SEDUC_Ceará e dêem apoio ao nosso movimento pedindo , ou melhor exigindo um Plano de cargos e carreira justo e decente para o professor do nosso estado, a pressão de todos nós professores,estudantes,pais, mães,avós,cidadãos é nossa força.Se vocês depositam nestes profissionais a confiança na educação de seus filhos, da mesma forma depositem no nosso movimento grevista sua confiança, ou seja, a confiança em nossa luta.Agradecemos desde já pela atenção e nos desculpem pela paralisação, não a fazemos por vontade ou vaidade,mas por pura e simples necessidade.


Movimento Grevista dos Professores do Estado do Ceará

GREVE GERAL - INTERIOR E CAPITAL
grevegeral_interiorecapital@hotmail.com


-----------------------------------------------------------------------
          

    AGENDA DA GREVE


•Dia 16/08 (terça-feira) - DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO


08h: Campanha de doação de sangue com o lema: “Doação: meu sangue pela educação”;

Av. José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo

15h: ATO UNIFICADO - Concentração em frente ao CEFET




•DIA 17- quarta-feira

ATIVIDADES PROGRAMADAS PELOS ZONAIS•Dia 18 – quinta-feira

09h: ENCONTROS ZONAIS

15h: REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE - APEOC•Dia 19 – sexta-feira

08h: ATO PÚBLICO NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO



Dia 22 – segunda-feira

08h: ASSEMBLÉIA GERAL NO GINÁSIO PAULO SARASATE





FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC
http://www.apeoc.org.br/

Um comentário:

  1. O Apoio de Instituições como CNTE e a CUT - Ce são muito Importantes. Ademais, mais importante ainda é a continuação do engajamento de todos os membros da classe.

    ResponderExcluir