SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

" SPAECE VAI AVALIAR 365 MIL ALUNOS NO CEARÁ "

REDE PÚBLICA DE ENSINO


" Spaece vai avaliar 365 mil alunos no Ceará "


FOTO: MIGUEL PORTELA  -  DIÁRIO DO NORDESTE

" Meninos e meninas serão avaliados por seu desempenho nas provas de Matemática e Língua Portuguesa "


" O sistema quer analisar também estudantes do Ensino Fundamental dos 184 municípios do Estado "

" O Ceará começou, ontem, a avaliar todos os alunos do Ensino Médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo segue até amanhã. No total, serão avaliados cerca de 365 mil alunos das 642 escolas da rede estadual que devem se submeter às provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2010.

Os testes aplicados ontem foram para as turmas do 1º ano do Ensino Médio e EJA 1º período do Ensino Médio. Hoje serão avaliados os alunos do 2º ano. Já amanhã, o teste será aplicado aos estudantes do 3º ano e EJA 2º período do Ensino Médio. O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e de subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado no Estado.

O Spaece 2010 avaliará também, no período de 6 a 9 de dezembro, estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais dos 184 municípios do Ceará, além das turmas do EJA do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) das escolas estaduais.

O professor Aléssio Costa Lima, orientador da Célula de Avaliação da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), informou que desde 2007 o teste adquiriu uma periodicidade anual para o Ensino Fundamental. "Desde então os resultados tem sido positivos, isso porque tivemos um participação maior dos alunos, como também uma melhoria significativa no nível de leitura dos alunos que terminaram o 2º ano do Ensino Fundamental", disse.

Alfabetização

De acordo com os dados do sistema, em 2007, a qualidade da alfabetização era considerada intermediária, com 118,9 pontos, já em 2009, esse resultado saltou para suficiente, pontuando 142,6. Dentre as políticas adotadas como estímulo a maior participação das escolas, Lima citou o prêmio "Escola Nota 10" e o "Aprender pra Valer".

"Nesse último, damos um computador para cada aluno do Ensino Médio que atingir o nível adequado de proficiência, ou seja, 325 pontos para língua portuguesa e 350, em matemática", ressaltou o representante da Seduc. O sistema avalia as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

A Seduc conhecerá ainda o nível de leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (Spaece-Alfa) atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Além dos testes aplicados, o Spaece incluirá aspectos coletados em questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão. O sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores e gestores um quadro da situação da Educação Básica."



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=886369

Nenhum comentário:

Postar um comentário