SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AGORA QUE PASSOU AS ELEIÇÕES VOLTAM A PRIVATIZAR





--------------------------------------------------------------------------------------


" A privatização do campinho "




" O INSS decidiu privatizar o Campo do América. Lamentável. Trata-se de uma decisão administrativa com repercussões sociais e políticas. A área é (muito bem) utilizada principalmente pelos moradores pobres do entorno. O campo funciona como escolinha de futebol para crianças e mulheres. Campeonatos de futebol amador fervilham nos finais de semana. Mesmo sem iluminação adequada, invariavelmente há crianças e jovens batendo “rachas” todas as noites. Num cantinho do campo, na esquina da José Vilar com a Tenente Vilar, funciona um bar improvisado. Nas noites e domingos de futebol do Brasileirão, o local fica lotado para acompanhar as transmissões numa TV de LCD com tela grande. Muitos torcedores em mesinhas. A maioria em pé. Um lazer com dias contados. A venda da área vai gerar mais um espigão. Um novo espigão e mais exclusão. Enfim, uma área de lazer numa cidade com espaços públicos tão limitados vai ser privatizada. É hora de mobilizar. É hora de cobrar do Governo Federal e de seus correspondentes locais. Todos eles.

É HORA DE MOBILIZAR

O campo do América é vizinho à Casa Oficial do governador do Ceará. É vizinho ao Palácio da Abolição. Está a poucos quarteirões da Beira-Mar. Colado a ele, apartamentos da classe média alta e apartamentos de gente que frequenta o topo da pirâmide. Na vizinhança, uma delegacia e um ponto de troca de turno dos policiais do Ronda. Colado a eles, uma imensa comunidade que se amontoa em cortiços e pequenos comércios com acesso por ruelas que não permitem a entrada dos carros coletores de lixo. Todos, incluindo a polícia e as autoridades, sabem que bem ali funciona uma boca de venda de drogas. É notório. A área tem suas complicações sim, mas é feita por uma grande maioria de gente trabalhadora. A comunidade tem comportamento típico de cidades do interior. Cadeiras nas calçadas, crianças nas ruas, comércio pequeno. Isso transforma a área em um local seguro. Tirar daqueles cidadãos e da cidade o campo de futebol é uma perversidade. É hora de mobilizar e impedir que esse leilão vá adiante.


HÁ UM BOM PROJETO


A propósito, a Secretaria de Esportes do Estado chegou a preparar um projeto para requalificar a área do Campo do América. A comunidade quer que o campo de futebol seja mantido e o projeto foi pensado e elaborado nesse sentido. O projeto prevê a construção de um campo gramado, com árvores no entorno, iluminação e vestiários. A própria comunidade cuidaria da gerência do espaço em parceria com o setor público. O secretário de Esportes, Ferruccio Petri Feitosa, chegou a conversar sobre o projeto com o então ministro da Previdência, José Pimentel, que acatou de pronto a ideia. Pimentel deixou o Ministério e a sensibilidade para a questão desapareceu. No fim das contas, a área técnica da Pasta determinou a venda. Porém, o projeto é bom e está disponível Vejam uma foto no http://twitpic.com/37fjzi. "

 
Fábio Campos



fabiocampos@opovo.com.br


FONTE: JORNALO POVO
http://www.opovo.com.br/app/colunas/politica/2010/11/17/noticiapolitica,2065749/a-privatizacao-do-campinho.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário