SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 5 de abril de 2012

" SEM-TETO PROTESTAM EM ESTÁDIOS "

 
FOTO: MARCELLO CASAL JR./ABR
" Em Brasília, os manifestantes chegaram a bloquear o portão de acesso ao canteiro de obras do estádio Mané Garrincha "
" A Campanha Nacional contra os Crimes da Copa do Mundo, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento Popular Resistência Urbana, promoveu ontem uma panfletagem na entrada do canteiro de obras do Estádio do Maracanã. Os serviços de reforma do estádio, que vai receber o jogo final da competição, contam com três mil operários. O protesto teve como objetivo denunciar os impactos que as obras da Copa provocam nas comunidades vizinhas, como ações de despejo e especulação imobiliária.

Além do Rio de Janeiro, os protestos ocorreram em Fortaleza, São Paulo, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá e Curitiba, todas cidades-sede de jogos da Copa. Também houve protestos em São Luiz e Belém, excluída da lista de cidades que vão receber jogos da competição.

De acordo com o Robson Oliveira, de 42 anos, que integra a organização nacional da campanha, o Comitê Popular da Copa, o qual reúne movimentos sociais nas cidades-sedes, preparou um relatório denunciando que cerca de 900 mil famílias serão despejadas por causa dos trabalhos de mobilidade urbana e de construção de estádios.

Ele ressaltou que, somente na capital fluminense, aproximadamente 55 mil famílias terão de deixar as casas onde moram atualmente. “Aqui no Rio, a comunidade do Metrô Mangueira, ao lado do Maracanã, vai ser despejada”. A Secretaria Municipal de Habitação fluminense informou que o reassentamento das comunidades ocorre em função das obras públicas já programadas e não por causa dos grandes eventos esportivos previstos para a cidade, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Internacionais de 2016. Em relação à favela Metrô Mangueira, a secretaria informou estar localizada em uma região programada para receber intervenções.

“As famílias foram avisadas sobre o reassentamento. Não há remoção forçada e ninguém será enxotado de lugar nenhum”, assegurou a secretaria, por meio de nota.

Brasília

O protesto nacional também se fez presente na capital do país. A manifestação ocorreu no Estádio Nacional Mané Garrincha e teve como principal alvo a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Segundo os manifestantes, a estatal do governo do Distrito Federal (GDF) está investindo no estádio dinheiro que deveria ser aplicado na construção de casas populares. Os manifestantes chegaram a bloquear o portão de acesso ao canteiro de obras, mas recuaram após negociação com policiais militares. (das agências de notícias)

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

A manifestação nacional fez parte da Campanha Nacional contra os Crimes da Copa. O objetivo é denunciar impactos sociais das obras, como despejos e remoções, especulação imobiliária e gastos excessivos de recursos."


FONTE:  JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2012/04/05/noticiasjornalbrasil,2814991/sem-teto-protestam-em-estadios.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário