SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 17 de outubro de 2010

" SHALOM GANHA QUATRO NOVOS SACERDOTES "

" Ordenação Sacerdotal ."




" Os diáconos Aristóteles Alencar, Rômulo dos Anjos, Karlian Vale e Sílvio Scopel todos membros da Comunidade de vida Shalom prepararam-se por um período de, no mínimo, oito anos para neste dia quinze de outubro serem ordenados sacerdotes pela imposição das mãos e oração consecratória de dom José Antonio. Em torno de cinquenta seminaristas e mais de dez sacerdotes compareceram à missa de ordenação presbiteral.

A Solenidade iniciou-se pontualmente às 19h. Moysés Azevedo, fundador e moderdor da Comunidade, no comentário inicial convidou os presentes a se alegrarem por estarem na Catedral, Igreja mãe de Fortaleza celebrando um momento especial para a Igreja e para a Comunidade como aquele.

Um prelúdio contando de música e dança em alusão ao amor esponsal que existe entre Cristo e a Igreja preparou os presentes para a solene liturgia. Logo em seguida, a Marcha da Igreja, executada somente em ocasiões especiais, acompanhou a entrada da procissão litúrgica composta por seminaristas,sacerdotes, os quatro diáconos e os senhores bispos dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza e dom Edmilson Cruz, bispo emérito.

As leituras da Liturgia da Palavra foram retiradas dos livros dos Atos dos Apóstolos, Carta aos Hebreus e Evangelho de são João respectivamente. Moysés Azevedo destacou a mensagem central da tríade de leituras, ‘a Igreja designa e sustenta os sacerdotes eleitos’, ‘O sacerdote é retirado do meio do povo’, ‘A escolha divina precede à humana’.

A primeira parte do Rito de Ordenação é composta pela chamada nominal dos eleitos, inquérito do bispo ao vigário geral sobre a dignidade dos candidatos e testemunho positivo do mesmo vigário acerca da conduta dos futuros sacerdotes.


O momento prossegue com a homilia donde dom José destacou a temática central do Evangelho do dia, a presciência de Deus na escolha dos seus e o amor que confirma o chamado e se torna a medida da resposta ao apelo divino de segui-lo como discípulo.


Após, enquanto a assembléia ajoelha-se, os quatro diáconos prostram-se e o ministério de música entoa em tom solene a ladainha de todos os santos invocando a proteção dos bem-aventurados aos futuros padres. Ao se levantarem, primeiro o bispo e em seguida os demais sacerdotes impõem as mãos sobre os eleitos conferindo-lhes o grau da Ordem presbiteral.


Ainda no rito de ordenação os neo-sacerdotes recebem as vestes de padres impostas por suas mães. Depois, as mãos dos eleitos são ungidas e envoltas por panos alvos aos quais os pais desenrolam. Os padres que compõem o presbitério daquela celebração aproximam-se dos neo-sacerdotes e beijam-lhes com reverência as mãos.A Celebração Eucarística prossegue como de costume e os novos sacerdotes se unem aos demais em torno do altar.

A oração de ação de graças foi feita por Maria Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade. Pe. Aristóteles Alencar falou em nome dos novos padres. Em sua fala emocionada o tema principal foi a gratidão. Agradeceu a Deus, aos familiares, parentes, amigos e à Comunidade. “Que seja nossa vida a demonstrar nossa gratidão”, disse."


---------------------------------------------------------------

" Quem são os novos sacerdotes da Comunidade Shalom."


" Sacerdotes, ordenação, sílvio scopel, aristóteles alencar, karlian vale."

" Os 4 diáconos da Comunidade de Vida ordenados padres nesta sexta-feira dia 15 de dezembro trazem caminhadas parecidas, abaixo descrevemos um pouco de seus dados básicos. Dentre outros pontos, após o ingresso na comunidade de vida se consagraram em 3 anos, já entrando neste mesmo ano ou seguinte no seminário. Prosseguiram seus cursos de seminário no exterior - totalmente ou somente a parte final. Retornaram para o Brasil há cerca de dois anos e meio, após concluírem seus estudos preparatório, vindo todos para Fortaleza e mudando-se em seguida para a Diaconia no Aquiraz. Receberam aqui os ministérios preparatórios, e foram ordenados diáconos juntos há um ano ( confira a ordenação diaconal em 31/10/2009 ) pelo bispo diocesano de Fortaleza Dom José Antônio. Assumem hoje apostolados de grande responsabilidade na comunidade. Serão ordenados na Catedral de Fortaleza, nesta sexta-feira, dia 15 de outubro de 2010, às 19h. "




" Na foto estão pela ordem,
Aristóteles, Rômulo
Karlian e Sílvio. "


" Saiba mais sobre eles:


Sílvio Scopel


Natural de Linhares no Espírito Santo, nascido em 10 de agosto de 1975, ingressou na comunidade pela missão de Eunápolis em 1997, passando pelas missões de Aracaju-SE e Palmas-TO. Ingressou no seminário pouco tempo depois de consagrado. Iniciou e concluiu seus estudos na missão de Lugano-Suíça.

Tendo retornado após a formatura assumiu o Instituto Parresia, sendo desde então seu diretor. O Instituto Parresia promove cursos aprofundados de fé e moral, em períodos semanais e de finais de semana.


Aristóteles Alencar


Natural de Salvador na Bahia, nascido em 6 de junho de 1975. Ingressou na Comunidade em 1998, vindo para a missão de Fortaleza, onde iniciou após consagrado os estudos seminarísticos , durante este tempo de estudos morou por períodos em Fortaleza, Quixadá e Lugano onde concluiu os estudos.

Tendo retornado para a ordenação , mora hoje na Diaconia e é o responsável pela Assessoria Amigos do Shalom, que acompanha grupos de oração que não são da Comunidade.



Karlian Vale


Nascido em Natal no Rio Grande do Norte, em 21 de maio de 1979. Ingressou na Comunidade em 1998, passando pela missão de Salvador e sendo da equipe de formação do noviciado. Iniciou seus estudos seminarísticos logo após consagrar-se , estudando em períodos nas missões de Fortaleza e de Roma.

Retornando após formar-se mora hoje na Diaconia, onde é Membro do Conselho Geral da Comunidade, também Assistente Missionário – responsável pelo acompanhamento e gerência das missões e missionários – e formador Comunitário da casa da Comunidade de Vida da Diaconia.


Rômulo Anjos


Nascido em Serrinha-BA, em 16 de julho de 1980. Ingressou na comunidade em 1999, vindo para a missão de Fortaleza, e ingressou no seminário logo após consagrado. Fez seus estudos em Lugano, Suíça, onde formou-se.

Após formado, retornou ao Brasil e é hoje Responsável pelo Discipulado da Comunidade Shalom em Pacajus-Ce. "

FONTE: http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=3794

Nenhum comentário:

Postar um comentário