SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PESQUISAS ERRARAM OU TENTARAM ILUDIR OS ELEITORES ????


" Institutos justificam "erro" de pesquisa no primeiro turno."

" De acordo com o cientista político e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Jairo Nicolau, o “erro coletivo dos resultados (das eleições 2010) foi o maior já cometido pelos institutos no Brasil”. Vox Populi, Ibope e Datafolha, alguns dos maiores institutos de pesquisa do Brasil, apresentaram diferenças que vão além da margem de erro.

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, afirma que o trabalho dos institutos foi feito corretamente, mas houve uma “mutação na opinião do eleitor” na reta final do primeiro turno, o que acarretou na diferença dos números das pesquisas e o resultado das urnas.

Segundo Ricardo Guedes, a “mutação” deve-se principalmente devido à abstenção de 29% dos eleitores nordestinos, onde Dilma Rousseff tem uma forte base eleitoral, o que acabou desfavorecendo seu desempenho. Guedes diz também que a “boa performance” de Marina Silva no debate da Rede Globo, realizado no dia 30 de setembro, fez com que ela tirasse votos dos concorrentes, principalmente da adversária do PT.

O Ibope diz que não acertou numericamente o resultado das urnas, mas “captou” a tendência de queda de Dilma e a ascensão de Marina Silva. Mas a tendência foi “maior que o esperado”.

Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi, afirma que pesquisa é estatística, e “lida com probabilidade, não com certeza”.
(AT)

FONTE JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/10/21/noticiapoliticajornal,2054937/institutos-justificam-erro-de-pesquisa-no-primeiro-turno.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário