SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

" QUARESMA, TEMPO ESPECIAL "





Artigo

Quaresma, tempo especial
Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald



Muitos jovens nem sabem o que é a Quaresma. Nem sequer sabem o que significa o Carnaval, antiga festa do fim do inverno no hemisfério norte, que, na Cristandade, tornou-se a despedida da fartura antes de iniciar o jejum da Quaresma. A Quaresma, que se inicia na Quarta-feira das Cinzas, dia 17 de fevereiro de 2010, e termina no Domingo de Ramos, dia 28 de março, é o tempo que precede e dispõe à celebração da Páscoa. A Quaresma, como a palavra indica, dura 40 dias. A duração da Quaresma é baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. É um número de expectativa, de preparação e de prova.

Na Bíblia caracteriza as intervenções sucessivas de Deus: Davi, como Saul, reina 40 anos; o dilúvio durou 40 dias; Moisés serviu a Deus durante 40 anos; os judeus permaneceram junto ao Sinai 40 dias; Jesus passou 40 dias no deserto e apareceu ressuscitado durante 40 dias etc. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia dos domingos, somos convidados para fazer um esforço para recuperar nosso estilo de vida para viver realmente como filhos de Deus. A cor litúrgica deste tempo é roxa, que significa luto e penitência. É tempo de reflexão e de conversão espiritual em preparação para o mistério pascal. Embora seja um tempo penitencial, não é um tempo triste e depressivo. Trata-se de um tempo especial de purificação e de renovação da vida cristã para poder participar com maior plenitude do mistério pascal do Senhor.

A Quaresma é um tempo privilegiado para intensificar o caminho da própria conversão. A liturgia da Quaresma insiste: o pecado não é irreparável. Para os que creem, existe volta conversão, perdão e salvação. Jesus não veio para condenar, mas para salvar. Ele é a luz que penetra nossas trevas. Para o cristão é importante viver o espírito da Quaresma que consiste numa mudança de vida, com mais oração, caridade, penitência e jejum. E falando de jejum, atualmente na Sexta-feira Santa, por exemplo, lotam-se os restaurantes de Fortaleza para comer bacalhau caríssimo, uma vez que comer um bifezinho é proibido! Assim se cumpre a lei na letra, mas não no espírito.

A Conferência dos Bispos do Brasil e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) promovem este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. O objetivo geral da Campanha é colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

PE. DR. BRENDAN COLEMAN MC DONALD
Redentorista
brendan@matrix.com.br

( JORNAL O POVO )
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=2902636766730834592

Nenhum comentário:

Postar um comentário