SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 27 de fevereiro de 2010

DEZ MOTIVOS FAVORÁVEIS AO ENEM




- OPINIÃO

Dez motivos favoráveis ao Enem
Wagner Bandeira Andriola


" Como cidadão, sinto-me na obrigação de escrever umas poucas linhas acerca do Enem visto ser um modelo de seleção de alunos, que é muito distinto do vestibular. Para tal, apresentarei alguns motivos favoráveis ao Enem.

1. A sociedade do século XXI é caracterizada por valores plurais e democráticos, e por transformações decorrentes do rápido e constante avanço científico e tecnológico. Dos cidadãos que a compõem exige-se que saibam fazer uso inteligente, criativo e inovador das informações resultantes das pesquisas científicas, do desenvolvimento tecnológico e da produção artística e cultural.

2. O Enem é um modelo de seleção que se adapta às exigências dessa nova sociedade, pois foi desenhado para avaliar habilidades e competências dos futuros universitários.

3. Os itens (questões) do Enem apresentam informações que permitem ao candidato interpretar, inferir, deduzir, aplicar e resolver o problema, deixando de focar exclusivamente o conteúdo escolar, como o faz o vestibular.

4. O Enem sinaliza ao ensino médio que reflita acerca da atual formação dada ao seu alunado, pois a Universidade do século XXI necessita outro perfil estudantil.

5. O MEC pretende induzir o ensino médio a adotar um modelo pedagógico que se centre no desenvolvimento de competências relevantes para o cidadão dessa nova sociedade.

6. A prova do Enem traduz, ainda, a necessidade de integração nacional, visto compormos uma República Federativa. Muitos dos seus itens enfocam peculiaridades e riquezas regionais.

7. A adoção do Enem pelas universidades federais permitirá que os candidatos concorram às vagas oferecidas pelo sistema de ensino superior brasileiro.

8. Desse modo, haverá a possibilidade de maior mobilidade regional dos candidatos aprovados. Cumpre destacar: a ideia de mobilidade acadêmica está presente na gênese da universidade ocidental (Universidade de Bolonha, 1088). Outro ponto a ser ressaltado: a pós-graduação (stricto sensu) brasileira é responsável por 2% do conhecimento científico mundial e está firmemente atrelada ao princípio da mobilidade acadêmica. Sob esta égide, nossos cientistas são formados em países mais desenvolvidos e retornam com maior valor agregado, contribuindo para o nosso desenvolvimento científico.

9. Logicamente que a mobilidade acadêmica idealizada para os universitários da graduação deverá estar pautada em ações de assistência estudantil de maior monta e envergadura.

10. Caso o sistema de educação superior venha a ser ``oxigenado`` com esse novo contingente de universitários, que estará em interação com as peculiaridades regionais, o Brasil estará mais solucionar um grave problema: a baixa proporção de jovens entre 18 e 24 anos no sistema universitário (ao redor de 13%). Esse valor é inferior ao dos países latino-americanos, europeus, norte-americanos e asiáticos (Japão e ``Tigres Asiáticos``). O Brasil necessita aumentar o número de universitários, pois caso isso não ocorra, estará fadado a sofrer nefastas consequências, dificultando, sobremaneira, o desenvolvimento nacional, a justiça social e a inserção internacional."


Wagner Bandeira Andriola - Professor Doutor da Faculdade de Educação da UFC
w_andriola@ufc.br

JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/opiniao/957675.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário