SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ESTALEIRO NO TITANZINHO... POR QUÊ ???




" ESTALEIRO NO CEARÁ "

OPINIÃO

Antonio Mourão Cavalcante
OPOVO – Opinião – 30 Jan 2010

Estaleiro é o lugar onde se fabrica navios. Sei também que o lançamento ao mar de uma nova embarcação é uma solenidade muita vistosa. Há, inclusive, a quebra de uma garrafa de champagne para comemorar. Navio tem madrinha. É ela que normalmente joga a garrafa na quilha do barco. Coisa dos tempos de rainhas e princesas.

Que bacana! Aqui no Ceará pretende-se construir um estaleiro. Corrigindo o governador, que afirmou tratar-se do primeiro estaleiro no Ceará, temos outro há mais de 40 anos, da Indústria Naval do Ceará (Inace), fundada em 1969 por Gil Bezerra, diz o Google.

Essa instalação está gerando uma grande celeuma, pois seria erguida na Praia do Titanzinho. Dois argumentos fortes. Primeiro, o Plano Diretor da cidade não autoriza esse tipo de construção. Inviabilizaria uma das praias mais belas de Fortaleza, desfigurando a tendência turística que tem a área. Mas parece que vai prevalecer “a força da grana que ergue e destrói coisas belas“, apesar do protesto de ambientalistas e moradores do local. Segundo, por que construir em Fortaleza? Por que todo investimento tem que ser na Capital? E o Interior não tem praia? Possuímos 573 quilômetros de litoral. Por que aqui? Não seria uma maneira de interiorizar o desenvolvimento? Não existe o Pecém com vocação industrial? (siderurgia, refinaria). Construído, o navio vai embora, mas ficam os restos do material e as máquinas…

Por outro lado, ouso perguntar: foi buscada uma negociação do Governo Estadual com o estaleiro local? Não seria mais viável apoiar/ampliar um empreendimento já existente? Será que os donos da Inace foram consultados?

Mais uma vez colocamos o dinheiro público à serviço de investimentos externos. A justificativa de sempre – é para gerar empregos! – não convence facilmente. Nem muito menos a pressa em querer resolver a qualquer custo. Joga-se a situação como se fosse irreversível e não merecesse o mínimo de discussão e reflexão por parte da sociedade.

Como faz falta uma Assembleia Legislativa mais ativa e mais soberana."

BLOG DO MOURÃO

ANTONIO MOURÃO CAVALCANTE
Médico, antropólogo e professor universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário