SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 27 de fevereiro de 2010

ESTUDANTES PROTESTAM E UFC ADOTA ENEM


Com megafone, estudante protesta contra a adoção do Enem como processo seletivo da UFC. Mesmo assim, reitor Jesualdo Farias decidiu que a universidade adotará o exame (Foto: EVILÁZIO BEZERRA) LEIA NO JORNAL O POVO

Decisão

" UFC ignora protesto e adota Enem
O reitor Jesualdo Farias usou o ato "ad referendum", no qual ele pode tomar a decisão sem a votação do Conselho Universitário. Pela manhã, estudantes impediram a realização da reunião na reitoria..."

Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br


" O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adotado como processo único de seleção na Universidade Federal do Ceará (UFC). A decisão foi tomada ontem à tarde pelo reitor Jesualdo Farias, após o cancelamento da reunião do Conselho Universitário (Consuni). Pela manhã, alunos do Ensino Médio e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) ocuparam o auditório e impediram os conselheiros de votarem sobre o assunto.

O reitor da UFC usou de um instrumento chamado “Ad referendum”, no qual pode, como presidente do Consuni, decidir sem a votação dos conselheiros. Ele também contou com cerca de 30 representantes do Consuni que enviaram, de forma escrita, documentos que apoiavam o ato e pediam urgência na deliberação do assunto. “Nos cercamos de todo o embasamento jurídico. Além disso, a maioria dos conselheiros se declarou a favor da adesão da UFC ao Enem, o que impede que a decisão seja anulada”, afirma.

A aprovação sem o debate dos conselheiros provocou a adesão total ao relatório proposto pelo professor Ciro Nogueira Filho, que foi embasado pelo parecer técnico elaborado pela Comissão de Concursos (CCV). As possíveis adequações poderão ser feitas em até 90 dias, quando o processo será consolidado.

Segundo Jesualdo, cerca de 300 mil alunos são atingidos por essa decisão e não poderiam esperar mais tempo porque as aulas já começaram. “Acredito que o prejuízo será pequeno e haverá tempo para todos os ajustes na preparação dos alunos para o novo processo seletivo”, opina. A expectativa é que a UFC participe da elaboração das provas do Enem. “Já contatei o MEC sobre nossa decisão e coloquei a disponibilidade da UFC em participar do processo”, adianta. O Ministério da Educação também liberou à UFC mais R$ 6 milhões para 2011. O recurso será destinado aos assuntos estudantis, que inclui melhorias nas residências universitárias.

Com a decisão da UFC em aderir ao Enem, a instituição se integra ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema possibilita que o estudante cearense se candidate a uma vaga em qualquer universidade federal do País que tenha aderido à proposta. No Brasil, atualmente, são 51. Nesse sistema, o estudante faz uma única prova, que é a do Enem. Depois de receber a nota do exame, ele indica no sistema online do Mec os cinco cursos que pretende estudar.

Quanto à manifestação dos estudantes que impediu a votação dos conselheiros, o reitor da UFC classificou o ato como uma “perda da democracia”. “Todos os representantes legítimos estavam reunidos para deliberar sobre o assunto. Foi um ato radical promovido por uma minoria de estudantes”.


ENTENDA A VOTAÇÃO

> A reunião do Conselho Universitário começou às 9 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consuni), na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica.

>Dos 46 conselheiros, 39 assinaram a ata de reunião sobre a adesão da UFC ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

> Os professores Haroldo Beltrão e Ricardo Espíndola, o empresário Honório Pinheiro e mais quatro estudantes não assinaram a ata da reunião de ontem e constaram como faltosos.
> O regime de urgência para a votação já tinha sido aprovado quando centenas de estudantes ocuparam o auditório do Conselho Universitário (Consuni).

> Por volta das 9h30min, o reitor da UFC, Jesualdo Farias, decidiu suspender a reunião do Consuni.


E-Mais

>Eventualmente utilizado, o “ad referendum” é o instrumento jurídico pelo qual o presidente do colegiado pode assinar resoluções consideradas urgentes para, só depois, submeter à votação dos conselheiros.

>Segundo o reitor Jesualdo Farias, o ad referendum já foi utilizado em outras situações. “Mas não por pressão, como foi dessa vez, e sim por falta de tempo”, comenta.

> Jesualdo Farias acredita que 80% dos representantes do Consuni são a favor do Enem. Na coletiva, ele lembrou que 14 das 15 unidades acadêmicas da UFC manifestaram-se a favor da adesão ao Enem, assim como 82% dos professores."

JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/957636.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário