CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
" I SEMANA DA POESIA " DE 08 À 14 DE MARÇO DE 2010
ENTRE NA CAMPANHA DO GRUPO CHOCALHO:
" DÊ UMA POESIA PARA QUEM VOCÊ AMA "
SOU DO CEARÁ
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Patativa do Assaré
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Patativa do Assaré
domingo, 28 de fevereiro de 2010
SAUDADE DO CARNAVAL
ALANNA E MARIANA NO RENASCERZINHO
ALANNA E A AMIGA MARIANA NO RENASCERZINHO - 3 DIAS DE ALEGRIA, BRINCADEIRAS E LOUVOR
ALANNA NO RENASCERZINHO
ALANNA, SUA MADRINHA ( TIA LOURDINHA ) E SEU PADRINHO ( ALBERTO - BIBI )
FOTO: ROGÉRIO RODRIGUES
O CARNAVAL DE 2010 DA MINHA FAMÍLIA FOI NO " RENSACER ":
EU E MINHA MULHER E MINHA FILHA ALANNA NO " RENASCERZINHO ".
ESSE ANO O TEMA FOI: " A ALEGRIA NASCE DO AMOR ".
FOI MUITO LEGAL !
ALANNA E A AMIGA MARIANA NO RENASCERZINHO - 3 DIAS DE ALEGRIA, BRINCADEIRAS E LOUVOR
ALANNA NO RENASCERZINHO
ALANNA, SUA MADRINHA ( TIA LOURDINHA ) E SEU PADRINHO ( ALBERTO - BIBI )
FOTO: ROGÉRIO RODRIGUES
O CARNAVAL DE 2010 DA MINHA FAMÍLIA FOI NO " RENSACER ":
EU E MINHA MULHER E MINHA FILHA ALANNA NO " RENASCERZINHO ".
ESSE ANO O TEMA FOI: " A ALEGRIA NASCE DO AMOR ".
FOI MUITO LEGAL !
PROFESSORES MOBILIZADOS
" Professores mobilizados..."
" Em defesa da causa dos seus associados, o Sindicato Apeoc, num ato de mobilização da categoria, participará, próximo dia 16 de março, na Assembleia Legislativa, de Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação. Na pauta "Proposta Sugestiva à Reformulação e Adequação ao Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Professores da Educação Básica à Lei do Piso Nacional de Salários"."
DIÁRIO DO NORDESTE
COLUNA DO EDILMAR NORÕES
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=743202
sábado, 27 de fevereiro de 2010
" COM O ENEM ACABOU-SE O REGIONALISMO..."
DEBATE - OPINIÃO
Coluna do Airton de Farias:
" Com o Enem acabou-se o regionalismo na prova para entrar na UFC."
" Com a adoção do ENEM pela UFC, tem-se um golpe de morte no regionalismo. Vários colégios já demitiram professores e adequaram seus conteúdos apenas ao que o novo vestibular cobra. Adeus, História do Ceará, Adeus, Geografia do Ceará, Adeus, Literatura cearenses. Se antes poucos alunos conheciam, imagine agora quem saberá pelo menos quem foi Moreira Campos ou que houve no Ceará campos de concetração ou que na colônia era necessário um passporte para deslocar-se dentro da capitania? O vestibular não é o culpado pela crise da educação - ele é consequência! Os mesmos vicios de antes continuarão a ser reproduzidos agora, com o Enem, não tenha dúvida. A Prova de História do Enem, por exemplo, é patética, e não avalia nada. Na última prova (a anulada), a questão sobre regionalismo apresentava a foto de um boneco do artesanato nordestino e pergutava de que região era!! Onde isso tem alguma inovação metodológica, pelo amor de Deus? O mais cômico em que na questão havia erros grosseiros de história, pois o tal boneco confundia vaqueiro com cangaceiro e ratificava um esterótipo acerca do nordestino que existe Brasil afora, de um povo com "fala estanha", que vive na seca e na pobreza... Parabéns, burocratas da UFC: deram um belo tiro no pé!!!!"
.
Airton de Farias
(Mestre, escritor, Historiador)
DO BLOG RASTREADORES DE IMPUREZAS
2009 AINDA NÃO TERMINOU NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS... E SEM O PISO 2010 PODE NEM COMEÇAR !!
MESMO COM TANTO DINHEIRO EM CAIXA,( O SECRETÁRIO DA FAZENDA - PSB - SEMPRE DIZ " QUE O
ESTADO NUNCA ARRECADOU TANTO, OS COFRES ESTÃO CHEIOS "...) O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ NÃO PAGA O PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES, QUE FOI APROVADO POR UNANIMIDADE PELO CONGRESSO NACIONAL. E AINDA, DESDE 2008, VEM ATRASANDO O PAGAMENTO
DA PROGRESSÃO HORIZONTAL, QUE PROVOCOU A GREVE DOS PROFESSORES EM 2008; NÃO VEM
CUMPRINDO O ACORDO FEITO NO MINISTÉRIO PÚBLICO, QUE PROVOCOU O ENCERRAMENTO DA GREVE
DE 2009 E ATÉ AGORA NÃO PAGOU A PROGRESSÃO HORIZONTAL DE 2009 ( QUE ERA PARA SER PAGO
DESDE SETEMBRO DE DO ANO PASSADO...
ESSE É COMPROMISSO DO GOVERNO " SOCIALISTA " COM A EDUCAÇÃO ???? ESSE É O " GRANDE SALTO " PROMETIDO EM CAMPANHA ???????
EXISTE A POSSIBILIDADE DO ANO LETIVO DE 2010 NEM COMEÇAR... DEPOIS VÃO CULPAR OS PROFESSORES...
2009 AINDA NÃO TERMINOU NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS...
PROGRESSÃO HORIZONTAL
O GOVERNO DO ESTADO AINDA NÃO PAGOU A PROGRESSÃO HORIZONTAL, REFERENTE
AO ANO DE 2009... ELE ESTÁ ESPERANDO UMA NOVA GREVE PARA FINALMENTE, ASSIM
COMO FEZ ANO PASSADO, PAGAR O QUE DEVE AOS PROFESSORES ????????????
OS PROFESSORES ESTÃO INICIANDO UM GRANDE MOVIMENTO, AFINAL O SECRETÁRIO DA FAZENDA
( PSB ) DISSE VÁRIAS VEZES QUE O ESTADO NUNCA ARRECADOU TANTO... OS COFRES ESTÃO CHEIOS DINHEIRO... E VAZIOS DE JUSTIÇA !!!!!!!!!!
MANTENDO-SE O ATUAL QUADRO, EXISTE A POSSIBILIDADE DE UMA NOVA GREVE E O ANO
LETIVO DE 2010 PODE ATÉ NEM SE INICIAR.
AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS AINDA ESTÃO CUMPRINDO O ANO LETIVO DE 2009 E A PREVISÃO
DE INÍCIO ( ? ) DAS AULAS EM 2010 É 05 DE ABRIL DE 2010 ( DEPENDE DO GOVERNADOR -
PSB ).
ALÉM DA PROGRESSÃO OS PROFESSORES COBRAM O CUMPRIMENTO DO PISO SALARIAL NACIONAL,
APROVADO POR UNANIMIDADE PELO CONGRESSO NACIONAL.
DEZ MOTIVOS FAVORÁVEIS AO ENEM
- OPINIÃO
Dez motivos favoráveis ao Enem
Wagner Bandeira Andriola
" Como cidadão, sinto-me na obrigação de escrever umas poucas linhas acerca do Enem visto ser um modelo de seleção de alunos, que é muito distinto do vestibular. Para tal, apresentarei alguns motivos favoráveis ao Enem.
1. A sociedade do século XXI é caracterizada por valores plurais e democráticos, e por transformações decorrentes do rápido e constante avanço científico e tecnológico. Dos cidadãos que a compõem exige-se que saibam fazer uso inteligente, criativo e inovador das informações resultantes das pesquisas científicas, do desenvolvimento tecnológico e da produção artística e cultural.
2. O Enem é um modelo de seleção que se adapta às exigências dessa nova sociedade, pois foi desenhado para avaliar habilidades e competências dos futuros universitários.
3. Os itens (questões) do Enem apresentam informações que permitem ao candidato interpretar, inferir, deduzir, aplicar e resolver o problema, deixando de focar exclusivamente o conteúdo escolar, como o faz o vestibular.
4. O Enem sinaliza ao ensino médio que reflita acerca da atual formação dada ao seu alunado, pois a Universidade do século XXI necessita outro perfil estudantil.
5. O MEC pretende induzir o ensino médio a adotar um modelo pedagógico que se centre no desenvolvimento de competências relevantes para o cidadão dessa nova sociedade.
6. A prova do Enem traduz, ainda, a necessidade de integração nacional, visto compormos uma República Federativa. Muitos dos seus itens enfocam peculiaridades e riquezas regionais.
7. A adoção do Enem pelas universidades federais permitirá que os candidatos concorram às vagas oferecidas pelo sistema de ensino superior brasileiro.
8. Desse modo, haverá a possibilidade de maior mobilidade regional dos candidatos aprovados. Cumpre destacar: a ideia de mobilidade acadêmica está presente na gênese da universidade ocidental (Universidade de Bolonha, 1088). Outro ponto a ser ressaltado: a pós-graduação (stricto sensu) brasileira é responsável por 2% do conhecimento científico mundial e está firmemente atrelada ao princípio da mobilidade acadêmica. Sob esta égide, nossos cientistas são formados em países mais desenvolvidos e retornam com maior valor agregado, contribuindo para o nosso desenvolvimento científico.
9. Logicamente que a mobilidade acadêmica idealizada para os universitários da graduação deverá estar pautada em ações de assistência estudantil de maior monta e envergadura.
10. Caso o sistema de educação superior venha a ser ``oxigenado`` com esse novo contingente de universitários, que estará em interação com as peculiaridades regionais, o Brasil estará mais solucionar um grave problema: a baixa proporção de jovens entre 18 e 24 anos no sistema universitário (ao redor de 13%). Esse valor é inferior ao dos países latino-americanos, europeus, norte-americanos e asiáticos (Japão e ``Tigres Asiáticos``). O Brasil necessita aumentar o número de universitários, pois caso isso não ocorra, estará fadado a sofrer nefastas consequências, dificultando, sobremaneira, o desenvolvimento nacional, a justiça social e a inserção internacional."
Wagner Bandeira Andriola - Professor Doutor da Faculdade de Educação da UFC
w_andriola@ufc.br
JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/opiniao/957675.html
ESTUDANTES PROTESTAM E UFC ADOTA ENEM
Com megafone, estudante protesta contra a adoção do Enem como processo seletivo da UFC. Mesmo assim, reitor Jesualdo Farias decidiu que a universidade adotará o exame (Foto: EVILÁZIO BEZERRA) LEIA NO JORNAL O POVO
Decisão
" UFC ignora protesto e adota Enem
O reitor Jesualdo Farias usou o ato "ad referendum", no qual ele pode tomar a decisão sem a votação do Conselho Universitário. Pela manhã, estudantes impediram a realização da reunião na reitoria..."
Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br
" O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adotado como processo único de seleção na Universidade Federal do Ceará (UFC). A decisão foi tomada ontem à tarde pelo reitor Jesualdo Farias, após o cancelamento da reunião do Conselho Universitário (Consuni). Pela manhã, alunos do Ensino Médio e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) ocuparam o auditório e impediram os conselheiros de votarem sobre o assunto.
O reitor da UFC usou de um instrumento chamado “Ad referendum”, no qual pode, como presidente do Consuni, decidir sem a votação dos conselheiros. Ele também contou com cerca de 30 representantes do Consuni que enviaram, de forma escrita, documentos que apoiavam o ato e pediam urgência na deliberação do assunto. “Nos cercamos de todo o embasamento jurídico. Além disso, a maioria dos conselheiros se declarou a favor da adesão da UFC ao Enem, o que impede que a decisão seja anulada”, afirma.
A aprovação sem o debate dos conselheiros provocou a adesão total ao relatório proposto pelo professor Ciro Nogueira Filho, que foi embasado pelo parecer técnico elaborado pela Comissão de Concursos (CCV). As possíveis adequações poderão ser feitas em até 90 dias, quando o processo será consolidado.
Segundo Jesualdo, cerca de 300 mil alunos são atingidos por essa decisão e não poderiam esperar mais tempo porque as aulas já começaram. “Acredito que o prejuízo será pequeno e haverá tempo para todos os ajustes na preparação dos alunos para o novo processo seletivo”, opina. A expectativa é que a UFC participe da elaboração das provas do Enem. “Já contatei o MEC sobre nossa decisão e coloquei a disponibilidade da UFC em participar do processo”, adianta. O Ministério da Educação também liberou à UFC mais R$ 6 milhões para 2011. O recurso será destinado aos assuntos estudantis, que inclui melhorias nas residências universitárias.
Com a decisão da UFC em aderir ao Enem, a instituição se integra ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema possibilita que o estudante cearense se candidate a uma vaga em qualquer universidade federal do País que tenha aderido à proposta. No Brasil, atualmente, são 51. Nesse sistema, o estudante faz uma única prova, que é a do Enem. Depois de receber a nota do exame, ele indica no sistema online do Mec os cinco cursos que pretende estudar.
Quanto à manifestação dos estudantes que impediu a votação dos conselheiros, o reitor da UFC classificou o ato como uma “perda da democracia”. “Todos os representantes legítimos estavam reunidos para deliberar sobre o assunto. Foi um ato radical promovido por uma minoria de estudantes”.
ENTENDA A VOTAÇÃO
> A reunião do Conselho Universitário começou às 9 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consuni), na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica.
>Dos 46 conselheiros, 39 assinaram a ata de reunião sobre a adesão da UFC ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
> Os professores Haroldo Beltrão e Ricardo Espíndola, o empresário Honório Pinheiro e mais quatro estudantes não assinaram a ata da reunião de ontem e constaram como faltosos.
> O regime de urgência para a votação já tinha sido aprovado quando centenas de estudantes ocuparam o auditório do Conselho Universitário (Consuni).
> Por volta das 9h30min, o reitor da UFC, Jesualdo Farias, decidiu suspender a reunião do Consuni.
E-Mais
>Eventualmente utilizado, o “ad referendum” é o instrumento jurídico pelo qual o presidente do colegiado pode assinar resoluções consideradas urgentes para, só depois, submeter à votação dos conselheiros.
>Segundo o reitor Jesualdo Farias, o ad referendum já foi utilizado em outras situações. “Mas não por pressão, como foi dessa vez, e sim por falta de tempo”, comenta.
> Jesualdo Farias acredita que 80% dos representantes do Consuni são a favor do Enem. Na coletiva, ele lembrou que 14 das 15 unidades acadêmicas da UFC manifestaram-se a favor da adesão ao Enem, assim como 82% dos professores."
JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/957636.html
MAIS UM ACIDENTE COM VIATURAS DA PM
Acidente
" Viatura na água..."
" Um troller da Companhia Independente de Policiamento Turístico (PMTUR) foi parar dentro d´água, quando fazia o patrulhamento na Praia do Pecém. O veículo faz parte da nova frota recentemente entregue à PM."
DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=742476
APEOC COBRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO CUMPRIMENTO DE ACORDO
Professores
Sindicato cobra plano de carreira...
" Saber o posicionamento do Ministério Público Estadual (MPE) em relação ao não cumprimento por parte do Governo, do compromisso de formar uma comissão para discutir o plano de carreiras dos profissionais do magistério. Com esse propósito, dirigentes do Sindicato Apeoc se reúnem na manhã de hoje na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) com os promotores de defesa da educação.
No encontro agendado para as 8h30min, Anísio e Albano Melo, diretores da Apeoc, e Reginaldo Pinheiro, assessor jurídico da entidade sindical, afirmam que vão pedir que seja cobrado o foi prometido em maio de 2009, quando do encerramento da greve dos professores no ano passado. Nas mãos os representantes do sindicato levarão o termo da audiência realizada na sede da PGJ no dia 28 daquele mês, no qual consta o compromisso."
LEIA MAIS NO JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/956132.html
APEOC COBRA MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS AULAS PREPARATÓRIAS DO CONCURSO
SINDICATO APEOC COBRA MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS AULAS PREPARATÓRIAS DO CONCURSO
" Diretores do Sindicato APEOC estarão nesta sexta-feira (26/02), às 18 horas, na Escola Estadual Paulo Ayrton Araújo, na BR 116 n° 800, bairro Cajazeiras, em mobilização junto aos candidatos ao concurso de professor do Estado. A categoria cobra do governo medidas de segurança nas aulas preparatórias da terceira fase do concurso, já que vários professores tiveram seus veículos arrombados. O clima é de total intranquilidade para todos, também para os candidatos que não utilizam o transporte particular. Não há policiamento, a situação é grave! As aulas acontecem no final de semana (sexta, sábado e domingo).
Diretores do Sindicato APEOC já estiveram nesta semana na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), onde protocolaram ofício exigindo, com urgência, providências para o caso. Os professores querem segurança nos locais das aulas preparatórias da terceira fase do concurso ou que um outro local, seguro, seja adotado pelo governo.
Também no sábado (dia 27/02) o Sindicato APEOC estará percorrendo as escolas onde acontecem as aulas preparatórias."
Contatos: Professor Anízio Melo 9612-5390 3064-3212 (APEOC).
BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES
CONVITE
Caros amigos, ipuenses e acadêmicos,
Convidamos V. Sa. para a posse da nova Diretoria da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) e pedimos encarecidamente que convide pelo menos mais uma pessoa para abrilhantar nosso evento.
Solicitamos, ainda, que procure ser o mais pontual possível, afinal, muitos têm outros compromissos depois.
LOCAL: Academia Cearense de Letras: Rua do Rosário, nº 1 – Centro – Fortaleza, Ce
HORA: 19h 30min
DIA: 26 de fevereiro de 2010 – Sexta-feira
TRAJE: Esporte fino.
Haverá um coquetel após o evento. Por favor, repasse este e-mail!
Agradecemos antecipadamente a sua presença,
Presidente: Sebastião Valdemir Mourão
1º Vice-Presidente: João Martins de Souza Torres
2º Vice-Presidente: Francisco de Assis Martins
Secretário Geral: Cláudio César Magalhães Martins
Secretária Adjunta: Natália Maria Viana Soares Lopes
Diretor de Finanças: Abílio Lourenço Martins
Diretora de Finanças Adjunta: Maria do Carmo Cavalcante Aragão Magalhães
Diretora de Patrimônio: Maria da Conceição Viana
Diretor de Publicação e Marketing: João Pereira Mourão
Diretora Social: Maria das Graças Aires Martins
Conselho Fiscal
Presidente: Manuel Evander Uchôa Lopes
2º Conselheiro: Francisca Ayla Oliveira Costa
3º Conselheiro: Marcos Martins de Lima (representando a sociedade ipuense)
SEBASTIÃO VALDEMIR MOURÃO
LANÇAMENTO... VAMOS PRESTIGIAR A LITERATURA CEARENSE
Lançamento
Para lembrar Maria de Araújo
" Livro de Nilze Costa e Silva sobre a vida de Maria de Araújo, famosa beata que habitou a cidade de Juazeiro do Norte no final do século XIX, mescla ficção com registro histórico..."
" Onde a realidade é tão rica e fascinante que a literatura tem que se render, sem prejuízo, a sua verdade & é lá que Nilze Costa e Silva vai buscar o mote para seu mais recente livro, intitulado A Mulher sem túmulo - vida romanceada de Maria de Araújo, cujo lançamento está marcado para hoje à noite, no Armazém Cultural, com direito a performance interativa. Na obra, ela traz à tona o famoso caso da beata que, ao receber a hóstia do padre numa cerimônia religiosa, teve ela transformada em sangue dentro de sua boca.
Não que Nilze se limite a fazer um registro histórico. Na verdade, pode-se dizer que muito do diferencial do relato está precisamente naquilo que ela vai construir em cima dos fenômenos ocorridos em Juazeiro do Norte, nos fins do século XIX, e que deram ensejo a um dos episódios mais controversos da história do Ceará, o chamado ``Milagre de Juazeiro``. Para isso, a personagem principal desses acontecimentos, Maria de Araújo, volta à vida como a protagonista da obra. ``É uma biografia romanceada``, explica a autora, cujo romance de estreia foi No Fundo do Poço, de 1984. Desde lá, ela vinha se concentrando nos gêneros conto, crônica e ensaio. Com seu livro mais recente, ela interrompe esse ciclo para retomar o estilo romanesco, agora com ares documentais.
E esse retorno não foi fácil. Segundo Nilze, a escassez de material escrito sobre a beata foi uma dificuldade que teve que superar no processo de pesquisa. Para fazê-lo, ela revela ter acessado os inquéritos da época e alguns registros feitos pelo Padre Cícero, figura que teve grande influência sobre o comportamento de Maria de Araújo, tendo, inclusive, acolhido ela em sua casa durante um tempo, além das teses e ensaios sócio-historiográficos que os polêmicos acontecimentos nos quais a beata se envolveu provocaram. Conduzida pelas mãos hábeis da escritora que lhe refaz a jornada, ela é retratada desde a sacrificada infância, marcada pela orfandade e pela necessidade de trabalhar por seu sustento desde cedo, até os acontecimentos que culminariam no famoso milagre. Apesar de verossímil, o relato se resguarda dentro de uma certa ``liberdade poética``.
Esse é, pois, o ponto que oferece mais possibilidades à história, por si só já banhada em uma atmosfera para além do palpável. Acentuando a mescla de elementos reais e ficcionais, ao longo da trama de A Mulher sem túmulo - vida romanceada de Maria de Araújo, a autora apresenta personagens que viveram realmente andando lado a lado com outros que brotaram de sua imaginação. ``Mas 90% deles são reais. Os demais servem de suporte, como as rezadeiras, por exemplo``, adverte. Junto ao mítico religioso padroeiro do Cariri, coadjuvante de luxo da obra, foram incluídos na trama Dona Quinô, a mãe de Padre Cícero, Angélica, irmã dele, e José Marrocos, fiel defensor do caráter sobrenatural do milagre da hóstia. Todos abordados a partir de um enfoque que explora o universo psicológico de cada um, em meio às atribulações recorrentes.
Ainda assim, mesmo alguns dos personagens que viveram de fato aparecem envolvidos em situações e diálogos que, por absoluta impossibilidade de serem resgatados, tiveram de ser inventados. É, no entanto, um erro pensar que a simples necessidade tenha sido o único motor a impulsionar o gênio criativo de Nilze. Ela deixa isso claro ao contar o exemplo de como tomou uma situação imaginada para abordar a relação de Maria com o sangue. Uma relação retomada em toda sua intensidade simbólica. ``É nesse sentido que eu falei sobre a primeira menstruação dela, como aquilo não deveria ser um tabu no interior do Ceará daquela época...``, revela a escritora, lembrando que, durante a segunda metade do século XIX, quando viveu a protagonista da obra, a cidade de Juazeiro do Norte era apenas um povoado. ``Um nada``, para usar suas palavras."
SERVIÇO
" A MULHER SEM TÚMULO - VIDA ROMAN-CEADA DE MARIA DE ARAÚJO - lançamento do livro de Nilze Costa e Silva hoje, às 19h30min, no Armazém da Cultura (Rua Jorge da Rocha, 154 & Aldeota). Preço médio: R$ 38. Outras informações: 3224 9780."
Thiago Barros
thiagobarros@opovo.com.br
especial para O POVO
ALCIMOR JÚNIOR: NOVO PRESIDENTE DO IDEAL CLUBE
POESIA CEARENSE: DIL COSTA
MUSAS: ESQUERDA, KARLINHA CASTRO; - DIREITA, THUANNY ALBUQUERQUE
MUSA DO POETA
Para THUANNY ALBUQUERQUE
Você chegou de Mansinho,
Invadiu meu Coração,
Conquistou meus pensamentos,
Tirou-me da Solidão.
Você é meu sonho que virou realidade
É a Musa do Poeta, a minha Felicidade.
Como em cena de novela
Lá estava, Eu e Ela.
Ela era a Mocinha,
Eu o Vilão que rouba a Bela.
Você é meu sonho que virou realidade
É a Musa do Poeta, a minha Felicidade.
Eu não kero mais pensar,
Nunca mais, em outro Amor.
Você entrou na Minha Vida
E a Cena Terminou.
Dil Costa
Professor Adeílson Costa que assina hoje com o pseudonimo de Dil Costa.
CONHEÇA MAIS UM POUCO SOBRE ADEÍLSON COSTA:
professor Adeilson costa pesudo Dil Costa
Professor e Diretor do Intuto de educçao de Santa Edwirges de Sobral - durante 10 anos
Mestre em Educação Informal e Bacharel em Letras.
Foi professor da Uva, Luciano Feijão, Geo e vários colégios de Sobral.
contatos: 088 96304475
Diretor da A & D produções.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
TV DIÁRIO: A TELEVISÃO DO NORDESTE
" Parabéns Rede Globo: 1 ano sem TV Diário perturbando nos números da audiência nacional.
No dia 21 de fevereiro de 2009 (em pleno vigor do Carnaval) publicávamos em primeiríssima mão:
Para onde estão indo os telespectadores das novelas da Globo?
.
Este post parecia até uma advertência para o que vinha a ser o Carnaval da censura televisiva brasileira.
.
No mesmo dia publicávamos em seguida:
A ameaça vem do Nordeste: TV Globo quer aniquilar TV Diário via satélite.
.
Estava instaurado a faceta que a Rede Globo pensava que iria passar despercebido pelo o grande público da TV Diário, que estaria tranquilamente brincando o Carnaval.
.
Chega o dia 23 de fevereiro (ainda no Carnaval 2009) e advertíamos com exclusividade a armação do golpe autoritário da Rede Globo:
Um crime contra o Povo Cearense e contra o Nordeste: Rede Globo aproveita as luzes dos bastidores do Carnaval para tirar do ar a TV Diário
.
No dia 25 se confirma o triste episódio. TV Diário estava banida definitivamente do satélite brasileiro no sinal aberto:
Confirmado o crime Global contra o Povo Nordestino: Rede Globo aproveita as luzes dos bastidores do Carnaval para tirar do ar a TV Diário
.
Naquele mesmo dia vimos a necessidade de fazer algo contra aquele crime. Como o repudio era nacional criamos um boicote aquela causadora de todos os transtornos para os telespectadores da TV Diário – a Rede Globo:
O sentimento de revolta cresce pelo Nordeste brasileiro: Boicote Nordestino a Rede Globo
.
No dia posterior ao golpe, no final do Carnaval, fizemos um balanço do ocorrido:
Balanço de Carnaval: Depois das chuvas as formigas ganharam asas
.
Hoje lembramos com muito pesar, não apenas pela TV Diário, mas por uma democracia de fato, uma igualdade na exibição regional de conteúdos via satélite. Coisa ainda em sonho, por conta da força das grandes redes de televisão do mundo sudestino. Ache bom ou ache ruim, hoje é dia especial do questionamento televisivo, é isto!"
BLOG RastreadoreS de ImpurezaS
" NÃO SOU A FAVOR NEM CONTRA, MUITO MENOS PELO CONTRÁRIO..."
O QUE É ISSO PARTIDO VERDE ???????
O PARTIDO VERDE EMITIU UMA NOTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO ESTALEIRO NO TITANZINHO.
COMO O " PV " APOIA A PREFEITA DE FORTALEZA ( PT ) E O GOVERNADOR DO CEARÁ ( PSB ),
FICOU EM CIMA DO MURO, ENTRE A CRUZ E A ESPADA... NÃO DISSE NADA, NÃO MOSTROU UMA
POSIÇÃO CLARA... NÃO MOSTROU INDEPENDÊNCIA...
MELHOR FICAR CALADO... REPETIU O PENSAMENTO: "NÃO SOU A FAVOR NEM CONTRA, MUITO MENOS PELO CONTRÁRIO..."
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
ENTRE NESSA CAMPANHA...
FALA INTERNAUTA !!!!
VIOLÊNCIA CRESCE NO CEARÁ
Câmera de segurança de um prédio próximo ao Cocó
flagrou assalto(REPRODUÇÃO DE VÍDEO)
Cocó
" Rotina de assaltos na porta de casa
Um assalto a cada fim de semana. É a rotina de quem mora às margens de um terreno na avenida Padre Antônio Tomás, no Cocó..."
A enfermeira Eliana Sabóia assistiu ao assalto da sacada do apartamento. Era noite de sábado, 6 de fevereiro, e duas moradoras deixavam de carro o condomínio onde moram, um prédio de classe média alta com 16 andares numa ruazinha sem denominação, perpendicular à avenida Padre Antônio Tomás, no Cocó. Na saída do edifício, mãe e filha foram atacadas por um grupo de quatro homens. Eles saltaram de um terreno – escuro, sem muro nem cerca – e jogaram uma pedra contra o vidro do carro, que parou. Em seguida, armados com revólveres, roubaram tudo que puderam. “Vi tudo, mas não podia fazer nada”, lembrou, ontem.
No último sábado, 20, novo assalto. “É o quarto em menos de um mês”, contabiliza Valdenisa Bernardo, juíza de direito e síndica de condomínio próximo. O roubo foi semelhante ao que vitimou as amigas de Eliana: homens armados surgiram da escuridão do terreno, que fica entre a avenida Lígia Monte e a rua Magistrado Pompeu. Desta vez, o trecho escolhido foi o retorno que dá para a rua Santiago Vasques Filho. Lá, um veículo foi abordado. Os disparos das armas foram ouvidos do apartamento de Valdenisa. Por sorte, ninguém se feriu. “Está todo mundo sem saber o que fazer. Parece que os bandidos vieram pra cá depois que cercaram o Cocó. Se você for do outro lado do terreno, 10 casas foram assaltadas”.
Henrique Araújo
henriquearaujo@opovo.com.br
23 Fev 2010
LEIA MAIS NO JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/956128.html
LIVRO SOBRE JOSÉ MACÊDO: " PARECE QUE FOI AMANHÃ "
JOSÉ MACÊDO
História de vida
Obra de J. Macêdo
23 Fev 2010 - 02h00min
Lançado o livro " Parece Que Foi Amanhã " - As ideias que levaram ao futuro o empresário, patriarca e cidadão José Macêdo. Apresentado pelo seu filho, Roberto Macedo, que é vice-presidente do Grupo J. Macêdo e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a obra é uma " biografia do pensamento " de José Macêdo, e contém várias citações importantes, passagens da vida e registros fotográficos da vida do industrial, além de seus conselhos sobre vivência empresarial, sua passagem pela política e a relação com a família. Lançado na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, e editado pela Omni, a publicação foi organizada pelo jornalista Flávio Paiva e pelo consultor João de Paula Monteiro.
Com 144 páginas, o livro é encontrado a R$ 30,00. "
JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/pagina2/956171.html
------------------------------------------------------------------------------
DO BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
Em nome do pai – Roberto apresenta o livro.
Com 90 anos de idade e atendendo a recomendações médicas, o empresário José Dias de Macedo não compareceu, neste noite de segunda-feira, ao lançamento do livro que conta um pouco de sua trajetória de cidadão, político e empresário. Mas suas idéias, expostas no livro “Parece que foi amanhã”, dominaram o ambiente superlotado da Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi), em Fortaleza.
O filho, Roberto Macedo, que preside a Federação das Indústrias do Ceará, falou um pouco da vida e dos exemplos do pai empreendedor que sempre apostou na capacitação das pessoas e no valor do trabalho em equipe. O Grupo J. Macedo, controlado por José Dias de Macedo, é um dos maiores do País no ramo alimentício e líder na produção de farinha de trigo, sendo conhecido pela marca “Dona Benta”.
Entre as muits presenças, os ex-governadores Beni Veras (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR), o secretário da Cultura do Estado, Auto Filho, e a presidente do Grupo O POVO, Luciana Dummar, ao lado do seu marido e diretor André Azevedo, e de Wânia Dummar, viúva de Demócrito Dummar, que presidiu o jornal por mais de 40 anos."
BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
CONCURSO DE PROFESSORES DO ESTADO
Opinião
Concurso de professores
" O concurso dos professores do Estado virou um caos. Como se não bastasse um processo de seleção lento e confuso e a obrigatoriedade dos professores fazerem um curso de capacitação não remunerado e ofertado em escolas distantes e sem a mínima estrutura (salas quentes, quebradas, sujas, de péssima acústica, aulas de 8h às 18h, etc.), os candidatos professores sofrem com a insegurança. No último fim de semana vários colegas tiveram seus carros furtados ou arrombados e sentiram-se ameaçados. O concurso virou uma torre de babel e entre os colegas há um consenso: a ideia do curso de capacitação até que é válida, mas da forma como está sendo feita é algo inútil. Qual o ser humano/estudante que consegue captar algo ficando 10 horas diretas numa sala? É tudo um faz de conta! Vale lembrar que no Ceará o salário por 100 horas/aulas é de R$ 600, e que o governo Cid Gomes teve a ousadia de entrar na Justiça contra o piso salarial dos professores que aumentava um pouco mais nossa humilhante remuneração. Pobre Ceará, despreza seus professores mas fala em ``modernidade`` e num aquário de luxo..."
AIRTON DE FARIAS
Fortaleza-CE
JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/falacidadao/956388.html
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
" I SEMANA DA POESIA " DE 08 À 14 DE MARÇO DE 2010
NO CEARÁ ATÉ CARROÇA TRANSPORTA ESTUDANTES
"Pais de alunos encontraram a alternativa da carroça para levarem os filhos à escola. Na comunidade, não há ônibus para o transporte..."
ALEX PIMENTEL
Regional
Regional ZONA RURAL
" Crianças têm carroça como transporte escolar..."
ALEX PIMENTEL
23/2/2010
" Pais decidiram solução própria para levar os filhos à escola. A medida causa polêmica na zona rural de Choró.
Choró...
" Uma iniciativa de dois agricultores está dividindo a opinião pública e de autoridades neste município, um dos mais pobres da região Centro do Ceará. Eles resolveram transformar carroças em transporte escolar. Levam em média 12 crianças para a aula todos os dias. O trajeto, das portas de casa para a Escola Infantil e Fundamental Menino Jesus é de 6km. Os passageiros mirins adoram. São moradores do Assentamento Croatá, a 20km da sede deste município. O secretário municipal de Educação, Manoel de Queiroz, desaprova o transporte, é ilegal. O assunto virou polêmica na rádio comunitária local, inclusive com trocas de agressões físicas entre moradores.
As crianças estão na faixa etária de 5 aos 12 anos. São transportadas na carroça pela manhã cedo e no retorno, ao meio-dia. Segundo Francisco Roberto Martins da Silva, proprietário e condutor de uma das carroças, esta foi a alternativa encontrada para evitar o sofrimento dos filhos na caminhada até a escola. Além da distância, o sol é de castigar. Antes, fazia o percurso de motocicleta. Temendo acidentes, resolveu encontrar solução própria.
No princípio, ele começou levando os dois filhos. Logo, os vizinhos começaram a pedir a carona. Quando se deu por conta, já eram mais de 10. O jeito foi adaptar o transporte de tração animal. Instalou bancos e uma coberta para proteger do sol, da chuva e até da poeira. A carroça também foi gradeada. A estrutura evita quedas. A ideia deu certo. Ele mesmo é quem guia. Também se responsabiliza na hora de subir e de descer. Aguarda ao lado da escola enquanto as crianças estudam. Antônio Geraldo da Silva, proprietário da outra carroça, faz o mesmo. Segundo o lavrador, foram investidos R$ 1.600,00 na adaptação. O ônus seria rateado com os assentados, mas a Prefeitura resolveu arcar com as despesas. Ele afirma receber R$ 300,00 mensais pelo serviço. O prefeito, José Antônio Rodrigues Mendes, nega o pagamento. Conforme Dé, como é conhecido o gestor, um vereador ligado à comunidade, "Raimundinho", foi quem assumiu o compromisso financeiro. Até o encerramento desta edição, o parlamentar não havia sido localizado.
Sobre o transporte irregular, o prefeito justificou haver empenho no sentido de atender todos os alunos do município em veículos adequados, todavia, é praticamente impossível dar o suporte a todas as localidades. Uma empresa foi contratada por licitação pública. Realiza rotas por todos os distritos. As duas ramificações de Croatá estão entre poucas onde o ônibus não está chegando. Dé vê as carroças como meio de transporte seguro e útil no Interior. Reconhece os ônibus como mais apropriados para a condução.
Segundo Manoel, 36 rotas são atendidas. Cerca de dois mil alunos são beneficiados. Todos os ônibus são alugados. Mas há interesse em adquirir transportes escolares próprios. Contatos estão sendo mantidos com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A Prefeitura pretende aderir ao programa "Caminho da Escola". Pelos cálculos do professor, para conquistar a independência veicular serão necessários 20 micro-ônibus. Não há como adquirir a frota a curto prazo. Cada um deles custa em média R$ 110 mil. O município não possui recursos.
No início do mês, o Governo do Estado doou 100 ônibus para 27 municípios. O incentivo surge quando as prefeituras aderem ao programa "Caminho da Escola", do Governo Federal. A cada transporte escolar adquirido pelo município, tendo como limite cinco unidades, o Estado fornece outro sem qualquer custo. Compromisso apenas para ser utilizado por estudantes do município e do Estado. Para aderir ao programa basta entrar em contato com a Seduc. Ainda existem 147 micro-ônibus."
ENQUETE
É a favor da carroça?
"A gente acaba encontrando uma maneira de aliviar a situação. Como levo meus filhos, os vizinhos querem o mesmo"
Francisco Roberto Martins
37 anos
Agricultor
"Quem vive no interior ainda tem a carroça como um dos principais meios de transporte. É mais seguro do que as motos"
Antônio Gerardo da Silva
29 anos
Agricultor
"Num ônibus seria mais confortável e seguro. Mas quem mora no sertão tem que se virar de qualquer jeito"
Maria Selma da Silva Oliveira
34 anos
Agricultora."
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Educação de Choró: (88) 3438.1096
Secretaria de Educação do Ceará (Seduc): (85) 3101.3895
DIÁRIO DO NORDESTE
Alex Pimentel
Colaborador
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
VEM AÍ A " I SEMANA DA POESIA " DE 08 À 14 DE MARÇO DE 2010
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
MAIS UMA PROMOÇÃO DO GRUPO CHOCALHO:
VEM AÍ A " I SEMANA DA POESIA " - DE 08 À 14 DE MARÇO DE 2010...
EM BREVE A PROGRAMAÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO NOSSO BLOG E NO BLOG
DO GRUPO CHOCALHO: grupochocalho.blogspot.com
PARTICIPE E ENTRE NA NOSSA CAMPANHA:
" DÊ UMA POESIA DE PRESENTE PARA QUEM VOCÊ AMA "...
ANALFABETO POLÍTICO: BERTHOLD BRECHT
O ANALFABETO POLÍTICO
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.
BERTHOLD BRECHT
" PESQUISA: BRASILEIRO LÊ CADA VEZ MENOS ..."
Cultura
" Brasileiro lê cada vez menos, mostra pesquisa..."
" Livros, exposições de arte e espetáculos de dança estão sendo menos vistos pelos brasileiros. O dado é de um levantamento da Federação do Comércio do Rio de Janeiro. Um dos motivos apontados pelos entrevistados é a falta de hábito..."
" O brasileiro hoje lê menos livros, visita menos exposições de arte e assiste a menos espetáculos de dança que em 2007. A queda foi detectada em uma pesquisa realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro, cujo objetivo é mensurar os hábitos de lazer relacionados à cultura. Em compensação, as pessoas aumentaram sua ida ao cinema e mantiveram o mesmo índice de visita ao teatro e aos shows de música.
O levantamento teve alcance nacional e foi realizado em mil domicílios situados em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas. As apurações, realizadas em dezembro tanto no ano passado como em 2007, buscavam entender a visão da população sobre atividades culturais de lazer e os motivos que a levam a procurar por essas atividades. Também interessou descobrir a avaliação dos consumidores sobre sua participação no ambiente cultural.
Hábito
As conclusões não foram animadoras. Para a questão a respeito do hábito cultural, como ler um livro, assistir a um filme no cinema, visitar exposições, ir ao teatro e a espetáculos de dança, 60% das pessoas responderam não ter praticado nenhuma daquelas atividades (em 2007, a cifra era de 55%). Motivo: falta de hábito ou gosto.
Já entre aqueles que desfrutaram ao menos um dos hábitos, a maioria (ou seja, 23%) disse ter lido um livro. A leitura, porém, parece estar cada vez mais em desuso pois, dois anos antes, a mesma atividade era confirmada por 31% das pessoas consultadas. A partir dessas cifras, a pesquisa buscou dissecar os motivos daquela queda: 60% das pessoas responderam não ter o hábito da leitura, enquanto 22% foi direta, afirmando não gostar de ler. A restrição econômica não aparece como determinante, uma vez que só 6% confessaram não ter como pagar pelos livros.
O teatro enfrenta situação semelhante, pois 38% das pessoas disseram não ter o hábito de frequentar as salas de espetáculo, enquanto 27% garantiram não gostar de assistir a uma peça teatral.
Quais seriam, então, os hábitos culturais dessas pessoas? As respostas não foram surpreendentes - 68% dos entrevistados declararam-se espectadores da TV, enquanto 14% preferem ir à Igreja ou a algum culto religioso. Encontrar amigos e parentes em um churrasco ou em um almoço é o hábito de 12%. Ir a barzinhos foi a resposta de 9%, enquanto futebol é a preferência de 8% dos entrevistados. Finalmente, ir a restaurantes foi a resposta dada por 4%.
Se pudessem escolher entre as atividades apresentadas, a maioria das pessoas (22%) preferiria ir ao cinema, acompanhada de perto por aqueles que ambicionam ir a um show musical (21%). Curiosamente, 17% dos consultados revelaram desinteresse por todas as opções.
EMAIS
- A pesquisa da indica que devem ser desenvolvidas ações para criar o hábito e desenvolver o gosto das próximas gerações por atividades culturais. Segundo o IBGE, 89,1% dos municípios brasileiros possuem bibliotecas públicas. A meta é repensar o papel da cultura numa sociedade que não considera lazer cultural uma forma de entretenimento.
- Mostra que a inércia em relação à cultura não passa necessariamente pelo preço, mas pela falta de hábito. O percentual dos que não leem porque é caro aparece como o quinto motivo, bem depois de "não tenho o hábito" e "porque não gosto". Os pais não têm o hábito de frequentar "ambientes culturais" e não estimulam os filhos."
LEIA NO JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/brasil/955738.html
domingo, 21 de fevereiro de 2010
" A COERÊNCIA MANDOU LEBRANÇAS "
OPINIÃO
" A COERÊNCIA MANDOU LEBRANÇAS "
Antonio Mourão Cavalcante
OPOVO – Opinião –
" A política é muito vulnerável ao tempo. Mas, seria muito esdrúxulo admitir que aqueles que a praticam não precisam guardar qualquer coerência. Política é coisa séria, no sentido que ela exige uma Ética muito consistente. Não pode ser na base do “façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço“.
Por outro lado, que entre dois irmãos podem existir muito mais diferenças do que podemos supor… Refiro-me a Ciro e Cid Gomes. Vamos ilustrar as duas assertivas com fatos.
Enquanto Ciro concentra fogo nos possíveis aliados da candidatura de Dilma & leia-se, sobretudo, PMDB & no Ceará, faz-se exatamente o contrário. Isto é, o mesmo PMDB compõe a base de sustentação de Cid governador que não parece disposto a afastar-se dessa companhia pouco cheirosa, como insinua o irmão Ciro. “Eu posso falar coisas que o PT não pode, até porque a base da aliança PT-PMDB não permite. Não aguenta falar porque a moral dessa aliança é um roçado de escândalos.“ (O Globo, 4/2/2010)
Para todos os efeitos, Luizianne e Cid, presidentes respectivos do PT e PSB regionais, formam uma união muito sólida. No Ceará, é para valer – PT/PSB & estão literalmente abraçados. Assim sendo, não haverá chances do irmão Ciro ter palanque ao lado de Cid. Todo mundo será Dilma….Ou, quem sabe, por aqui o PT vai apoiar Ciro. “Quantas eleições a Dilma já disputou?“, questionou Ciro.(…) O deputado também criticou o ex-ministro José Dirceu (PT) ao afirmar que o mandaria “pastar“ se pedisse para retirar sua pré-candidatura. (Folha on line – 7/2/2010). Um irmão pensa e diz uma coisa, o outro faz doutro jeito…
A coisa fica ainda mais sofisticada quando pensamos no PSDB de Tasso Jereissati. Ele também parece pronto a subir no palanque de Cid, pois com essa aliança tira uma casquinha para o Senado… Mas, quem irá garantir palanque para Serra por estas bandas? Depois a gente fala…
O cenário é muito confuso. Nem sei se vão prevalecer tantas gambiarras. Enquanto isso, o povo atônito, assiste a mais um espetáculo deprimente de como agem os políticos. Coerência mandou lembranças!… "
BLOG DO MOURÃO
Antonio Mourão Cavalcante
Assinar:
Postagens (Atom)