SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 20 de julho de 2013

SOS PARQUE COCÓ


" Ativistas fazem protesto no Cocó "


TATIANA FORTES/ ESPECIAL PARA O POVO
" Ativistas estão acampados em área que teve árvores retiradas "


" O Parque do Cocó ganhou, desde a última segunda-feira, novos moradores. Após o corte de 79 de 94 árvores previstas, no último dia 9, para o início das obras dos viadutos que serão erguidos no entrocamento entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, cerca de 30 manifestantes montaram acampamento no local. O objetivo do protesto é, segundo os ativistas, chamar a atenção do poder público para a preservação do parque.

O vendedor Daniel Feitosa, 21 anos, conta que chega a passar “quase o dia inteiro” no acampamento. “Como tenho disponibilidade, fico o dia todo. Essa obra é uma agressão horrível para a cidade. Meus filhos vão precisar desse verde”, comenta. Entre os acampados, pessoas de diferentes idades, partidos políticos e movimentos sociais.

Ativista pela causa ambiental há mais de 20 anos, o engenheiro Roberto Pedrosa, 65, também engrossa o movimento. “As pessoas hoje em dia estão mais conscientes. Ainda assim, os governantes não mudam”, diz.

Feitas com os tapumes instalados pela Prefeitura para o início das obras, surgiram barracas, mesas e um armazém utilizado para guardar a comida, que vem quase toda de doações. A estudante Ailana Dore, 16, não conseguiu autorização dos pais para participar do acampamento. “Eles são muito protetores”, conta. Todos os dias, a jovem leva água, café e comida aos que permanecem no Cocó. “Como não posso ficar, ajudo como posso.”

“Os prédios aqui perto disponibilizam banheiro para a gente. Tem muita gente que vem aqui e apoia com uma buzinada ou chega para conversar. Na hora de dormir, o número de pessoas fica maior”, relata o professor Fábio Santos, 42, que concilia os expedientes no trabalho com o acampamento. Segundo os manifestantes, a intervenção não tem previsão de término. "


(Liana Costa)


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/07/20/noticiasjornalcotidiano,3095863/ativistas-fazem-protesto-no-coco.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário