SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 13 de julho de 2013

FÉ EM DEUS

" Peregrino do Trairi completará quatro meses de caminhada rumo à JMJ "

" Fábio Mateus saiu do Trairi a pé em direção ao Rio de Janeiro, onde participará da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) "

REPRODUÇÃO/REDE GLOBO
" Segundo Fábio Mateus, a decisão de ir a pé até o Rio de Janeiro veio num momento de oração "

" A caminhada começou no dia 15 de março. O peregrino Fábio Mateus, 37, saía de casa, no Trairi, a pé, em direção ao Rio de Janeiro, com R$ 27 no bolso, levando na mochila três mudas de roupa, tênis, sandália, capa de chuva, rede impermeável e livros: uma Bíblia e um livro de catecismo. No Rio, ele participará da Jornada Mundial da Juventude, que começa no dia 23 e segue até 28 de julho. Serão quatro meses de caminhada na segunda.

A decisão veio num momento de oração. “Eu vinha sentindo uma inquietação no coração e sentia necessidade de ser religioso e ter mais fé. Numa madrugada do início de 2012, Deus me revelou o que fazer em oração”. Após três meses amadurecendo a ideia, decidiu revelar à família, que inicialmente duvidou e achou que ele estava louco. “Eles só acreditaram com o tempo”.

Fábio programou a viagem, acessando mapas do site de buscas Google. Também levou na bagagem uma carta de recomendação do pároco de Trairi, Cleonor Magalhães. Era com esse documento que pedia abrigo e alimento nas paróquias pela estrada. Fábio conta que iniciou a viagem sem fazer contato prévio com as paróquias e no começo encontrou dificuldades. A maioria o acolheu. Mas, depois de ser entrevistado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, ficou mais fácil. Também recebia frutas e biscoitos de moradores que manifestavam apoio no caminho.

“Tive uma fase muito difícil quando estava chegando em Feira de Santana, na Bahia. Me diziam que lá enfrentaria muitos perigos na estrada. Pensei em desistir. Mas tive que aumentar a minha fé. Deus agiu perfeitamente”. Ele conta que perigo mesmo só sofreu por causa dos caminhões que passavam muito perto nas rodovias.

Família

Fábio é casado, pai dos gêmeos, Iago e Igor, de 8 anos. Para conversar com a família, depende do sinal telefônico do celular. “Só consigo de dez em dez dias. A saudade só aumenta. Mas a saudade não pode impedir esse trabalho que está sendo feito”.
Nesta semana, o peregrino atravessou a divisa de Minas Gerais com Rio de Janeiro. Ele aposta que chegará à Capital no dia 18, a tempo do início da Jornada, dia 23.

Se o principal objetivo da peregrinação foi evangelizar, carregar a mensagem de Cristo pelas comunidades, vivenciando alegrias e dificuldades, hoje ele nutre uma expectativa maior para a Jornada Mundial da Juventude. “Eu queria poder chegar ao Rio e ter a oportunidade de contar seu testemunho à multidão que estará participando do evento e encontrar com o papa. “Sei que tem muita burocracia, mas para Deus nada é impossível”.

A maior lição que tira da experiência é a confiança em Deus. “Ele é o senhor da minha vida. Tenho confiado nele. Acordo e começo a caminhada sem saber como vai ser meu dia. É a confiança Nele que me dá coragem e firmeza de seguir em frente”.

SERVIÇO

Jornada Mundial da Juventude
Quando: 23 a 28 de julhoSite: www.rio2013.com
Pelo site do evento, é possível acessar a programação, tirar dúvidas e realizar a inscrição.

Saiba mais

Antes de iniciar a caminhada, Fábio Mateus conta que os mapas do Google informavam os quilômetros de cidade a cidade por onde pretendia passar. Na sua programação, seriam mais de 2.990 quilômetros. Hoje, ele afirma que caminhou bem mais, já que, muitas vezes, tinha que entrar na cidade, para solicitar abrigo na igreja matriz.

Segundo ele, nesta semana, já havia passado por mais de 60 cidades. Geralmente, Fábio caminhava de seis a oito horas por dia."



  Lucinthya Gomes   lucinthya@opovo.com.b


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/07/13/noticiasjornalbrasil,3091412/peregrino-do-trairi-completara-quatro-meses-de-caminhada-rumo-a-jmj.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário