SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 9 de julho de 2013

MADRUGADA DE MOBILIZAÇÃO








" Centrais sindicais realizam ato público no aeroporto de Fortaleza "
 


 

 


 
 
" Cerca de 200 pessoas realizaram, no período das 4 às 6 horas desta terça-feira, um corpo a corpo junto a parlamentares federais que estavam embarcando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins com destino a Brasília, onde retomarão atividades legislativas. 


 
 
A manifestação foi organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Geral dos Trabalhadores (CGT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central, Força Sindical e Conlutas. Houve distribuição de panfletos entre passageiros e parlamentares no primeiro piso do aeroporto, que dá acesso ao setor de embarque. Esse foi o segundo ato realizado no Pinto Martins. Na última terça-feira, houve manifestação.


 


Durante o ato, sindicalistas não dispensaram palavras de ordem contra o Fator Previdenciário e pelo projeto de redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e cobraram ainda da bancada federal cearense compromissos com a classe trabalhadora. Pelo terminal, passaram apenas quatro parlamentares: Eudes Xavier (PT), Antônio Balhmann (PSB), Gorete Pereira (PR) e Artur Bruno (PT).





O Sindiute, que representa os professores, fechou cerco por mais recursos para a educação, segundo Gardênia Baima, que coordena essa entidade.
Esse corpo a corpo, de acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, tem um outro objetivo: convocar a população e parlamentares para o Dia Nacional de Paralisação, que ocorrerá nesta quinta-feira puxado pelas centrais sindicais. Carlos Eduardo aproveitou para falar da luta pelo respeito ao Estatuto Municipal de Segurança Bancária.
Entre os parlamentares que embarcavam, o corpo a corpo foi considerado legítimo. A deputada federal Gorete Pereira (PR) considera que o projeto que amplia as terceirizações da mão de obra no setor público, alvo de protesto das centrais sindicais, precisa ser regulamenta.

 
 
Para quem foi presidente da Central Única do Trabalhadores no Ceará, no caso o deputado federal Eudes Xavier, esse tipo de ato é “justo” e se torna fundamental que as centrais sindicais renovem compromisso com a classe trabalhadora. Eudes também defendeu a autonomia das centrais sindicais frente ao governo.



 
A manifestação das centrais sindicais no Aeroporto Pinto Martins foi acompanhada pelo setor de segurança da Infraero. Não se registrou incidente. 

 

 Além da luta contra o Fator Previdenciário, redução da jornada de trabalho de 44 par 40 horas semanais e derrubada de projeto que amplia terceirizações no setor pública, constou na pauta das centrais reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde, educação e segurança, transporte público de qualidade, reforma agrária e fim dos leilões de petróleo.


DETALHE – Entidades da sociedade civil como Grupo Chocalho, da área cultural, também prestigiaram o ato."


FONTE:  BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/


FOTOS SINDICATO APEOC  -   FRANKLIN COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário