SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 29 de julho de 2013

JMJ CHEGA AO FIM COM PÚBLICO DE MAIS DE 3 MILHÕES

 " ATÉ BREVE, PAPA FRANCISCO "


tasso marcelo/afp
" Uma multidão de fieis lotou todo o espaço da praia de Copacabana, um dos endereços mais conhecidos do mundo, para acompanhar a missa especial com o papa Francisco "

"Rezem por mim e até breve", diz Papa ao deixar o Brasil

" Papa Francisco se despede dos fiéis, afirmando que deixa o Brasil com várias recordações felizes. O pontífice também disse que já estava com saudades e lembrou a prece que fez a Nossa Senhora Aparecida " 

EVARISTO SÁ/AFP
" Papa Francisco durante despedida na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro"


" O papa Francisco encerrou sua visita de uma semana no país com um discurso de agradecimento no aeroporto de Galão, no Rio de Janeiro, no início da noite de ontem. Ele entrou no avião por volta das 19h20 e chegará a Roma hoje.

No 14º pronunciamento feito no país, o pontífice disse já estar com saudades do Brasil. Lembrou da prece que fez a Nossa Senhora Aparecida para todos os brasileiros e, mais uma vez, dirigiu a palavra aos jovens, através de quem, diz, o mundo espera uma “nova primavera”.

“O papa vai embora e lhes diz ‘até breve’, um ‘até breve’ com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele”, falou a uma plateia de convidados no aeroporto.

A Jornada Mundial da Juventude, que se estendeu pela última semana no Rio, marcou a primeira viagem internacional de Francisco. Primeiro papa latino-americano, o argentino assumiu o posto no início deste ano após a renúncia de Bento XVI.

Em discurso proferido em Aparecida (SP), o pontífice prometeu voltar ao Brasil em 2017, ano do aniversário de 300 anos da santa.

Francisco praticou um estilo simples nos compromissos que cumpriu ao longo dos dias da Jornada. Esforçou-se para discursar em português, usando palavras fáceis e expressões coloquiais para se aproximar dos peregrinos.

Surpreendeu logo no primeiro dia ao optar por um carro comum para os deslocamentos, em que deixou a janela aberta para cumprimentar fiéis ao longo do caminho. Por onde passou, beijou mais de uma dezena de crianças.

Associando a religião ao futebol, o pontífice chamou os jovens de “atletas de Cristo” e os convocou a ir as ruas e protestar. “Eu peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente. Peço que se rebelem”, afirmou em agradecimento aos jovens voluntários da Jornada. Em discursos anteriores, o papa já havia mencionado os protestos, combinando também a críticas sobre questões sociais e políticas -em uma das ocasiões, pediu a reabilitação da política."


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/radar/2013/07/29/noticiasjornalradar,3100581/rezem-por-mim-e-ate-breve-diz-papa-ao-deixar-o-brasil.shtml 


*****************************************************

" Cracóvia, terra de João Paulo II, será sede da próxima Jornada Mundial "

 




yasuyoshi chiba/afp
" Populações comemoraram o anúncio da sede da próxima Jornada "



" Em seu último dia no Brasil, o papa Francisco encerrou a Jornada Mundial da Juventude anunciando que a próxima edição do evento, em 2016, acontecerá em Cracóvia, na Polônia.

A escolha não deixa de ser uma homenagem ao papa polonês João Paulo 2º, responsável por criar o encontro mundial dos jovens da igreja católica, e que neste ano também deve ser oficialmente reconhecido como santo.

O evento internacional surgiu a partir de um encontro da juventude, convocado por João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Em 1985, Ano Internacional da Juventude, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A primeira edição oficial foi realizada em Roma, em 1986. Buenos Aires, na Argentina, terra do papa Francisco, recebeu, em 1987, a primeira jornada fora de Roma, como lembrou o pontífice em um dos seus discursos no Brasil. O evento do Rio de Janeiro é a 28ª edição da JMJ e terminou ontem.

O casal Slawek, de 37 anos, e Kasia Jodynsky, 32, comemorou o anúncio do papa de que a próxima edição acontecerá em seu país natal. Os dois são frequentadores assíduos do evento e estiveram nas quatro últimas edições. “Nós inclusive nos conhecemos durante a jornada em Sidney, em 2008, e nos casamos logo depois”, contou Kasia.

Desta vez, eles vieram em um grupo com cerca de 150 poloneses de Gdanks, cidade no norte do país. “Todos ficamos muito felizes ao escutar o anúncio do papa. Vai ser mais uma jornada que não perderemos”, disse Slawek."



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/07/29/noticiasjornalbrasil,3100593/cracovia-terra-de-joao-paulo-ii-sera-sede-da-proxima-jornada-mundial.shtml


                       DIVERSAS 



" Campo da Fé dará espaço a loteamento popular depois da visita do papa "


PÓS-VISITA
" O prefeito Eduardo Paes anunciou que pretende fazer do local onde foi montado o Campo da Fé (Campus Fidei), em Guaratiba, um loteamento popular. Segundo ele, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, sugeriu que a área fosse desapropriada pela prefeitura para que ficasse como um legado da visita do papa à cidade."

***********************


" Cearenses na Jornada destacam papa e a união entre os jovens "

" Após uma semana de longas caminhadas e celebração da fé católica, peregrinos cearenses voltam hoje para casa se dizendo mais próximos de Deus. Humildade e carisma de Francisco também são destacados "

 
TASSO MARCELO/AFP
" Vários jovens permaneceram em vigília em Copacabana já desde a noite de sábado, à espera do papa e da missa jornada mundial da juventude "


VEJA MAIS NO JORNAL O POVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário