SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 16 de julho de 2013

INSEGURANÇA GERA MEDO NA PRAIA DE IRACEMA

" Entorno do Dragão "

" Após assassinato, medo na região se intensifica "

" Insegurança acaba afastando visitantes do local. Os que ainda frequentam, tomam suas precauções "
" O assassinato do Padre Elvis Marcelino de Lima, 47, no último sábado (13), traz à tona uma situação nada incomum na capital cearense: o problema da insegurança no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. Diariamente, relatos de quem frequenta ou passa pelo local dão conta de assaltos, arrombamentos e roubos de carros e até tentativas de sequestros relâmpagos. No início da noite de ontem, apenas um policial foi visto patrulhando a Praça Verde."
  

FOTO: TUNO VIEIRA



 " O Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura afirma que existe uma preocupação com a segurança de seus visitantes e procura manter um diálogo com as autoridades policiais no reforço à segurança do local "

" Instrumento de promoção da arte e da cultura no Estado, o Dragão do Mar, e estabelecimentos próximos, acabam sendo um dos principais atrativos de Fortaleza. Os que passam por lá, no entanto, se previnem como podem. A estudante Regina Moura, 23, por exemplo, levou o enteado para passear, na noite de ontem, mas preferiu se manter na área do playground, que é cercado por grades de proteção. Para ela, não basta se trabalhar em mais policiamento sem mais investimentos nas questões sociais. "Falta ser feita muita coisa para a gente poder sair de casa se sentindo segura", diz.

Trabalhando nas redondezas todas as noites, o taxista Oliveira Costa, 48, afirma que os assaltos na Praça Verde e no entorno são diários, ressaltando que muitas famílias deixaram de frequentar o local com medo da ação dos bandidos. Além disso, reclama da presença de usuários de droga e de não vê policiamento. "Chego a rejeitar algumas corridas com medo. Na Copa das Confederações tinha policial até demais, mas depois que acabou sumiram". A funcionária pública Patricia Pinheiro, 34, que mora em Tocantins, mas visita com frequência a capital cearense, diz que costuma se precaver não saindo muito à noite. "O índice de violência está muito alto agora, e isso me assustou".

Para a gerente administrativa Edylla Souza, 25, andar pela região, somente em grupos. "Procuro chegar cedo e estacionar bem perto de onde estou, senão corro o risco de voltar e o carro não estar mais lá. Fico triste, porque é um lugar turístico e os que não conhecem nossa cidade sempre pedem para vir para cá, e nossa imagem sai prejudicada".

Em contato com o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, a assessoria de comunicação afirmou que há uma preocupação com a segurança de seus visitantes, mantendo sempre o diálogo com as autoridades. Segundo a assessoria, em dias de eventos o Centro envia ofício para os órgãos competentes solicitando reforço policial. Sobre a frequência de visitantes, a assessoria de imprensa esclareceu, ainda, que já houve uma reconquista de público, mantendo sempre uma preocupação em levantar o espaço com investimento na programação.

Policiamento

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Ribeiro, explica que as rondas no local são realizadas pelo Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), recebendo apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Cavalaria, e do Patrulhamento de motos. "Todos dão apoio à região, que possui uma grande extensão. A Polícia Militar está fazendo seu papel de prevenção", comenta."




RENATO BEZERRA
REPÓRTER 



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1292529

Nenhum comentário:

Postar um comentário