SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 13 de março de 2012

POESIA TODO DIA !!!





Autopsicografia
 
Fernando Pessoa
 
    O poeta é um fingidor.
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente.
 
    E os que lêem o que escreve,
    Na dor lida sentem bem,
    Não as duas que ele teve,
    Mas só a que eles não têm.
 
    E assim nas calhas de roda
    Gira, a entreter a razão,
    Esse comboio de corda
    Que se chama coração.
        01.04.1931
 
        Publicado in Presença, n.º 36, Novembro de 1932.
Fernando Pessoa, Obra Poética e em Prosa, ed. António Quadros. Porto, Lello & Irmão, 1986.
 
 
O ANALFABETO POLÍTICO


Berthold Brecht



O pior analfabeto

É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político

é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,

da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.

(Berthold Brecht)




" O QUE MAIS ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS VIOLENTOS,
DOS CORRUPTOS, DOS DESONESTOS, DOS SEM CARÁTER, DOS SEM ÉTICA !
O QUE MAIS ME PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS."


MARTIN LUTER KING


Poeminho do Contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,

Eles passarão…
Eu passarinho!


( Mario Quintana )

(Caderno H. 2a. edição. São Paulo: Globo, 2006. p.107)

Nenhum comentário:

Postar um comentário