SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 9 de setembro de 2012

" SÓ HAVERÁ UM MUNDO NOVO SE HOUVER FAMÍLIAS NOVAS "

 

Quem somos

Missão do Projeto

Evangelizar e formar casais, segundo valores cristãos autênticos e a orientação segura da Igreja Católica, fomentando em seus corações o desejo de serem Famílias Novas, transformadas pelo poder e pela graça de Deus, assumindo seu papel de Igreja Doméstica e de Santuário da Vida, que gera santos para a Igreja e colabora para construção do Reino de Deus.

A Nossa História

A Comunidade Católica Shalom surgiu em 1982, diante da necessidade de evangelizar os jovens, iniciando com uma lanchonete e uma livraria. Mas, em pouco tempo, a obra começou a atingir não apenas os jovens, mas também as famílias, crianças e pessoas nas mais diversas origens sociais e culturais, de diferentes faixas de idade, crescendo em número de pessoas e em ações de evangelização. Deus deu um carisma próprio à Comunidade, dentro da Igreja, que deveria ser experimentado por todos.

Casa Projeto Familia ShalomO Projeto Família foi criado em 1989 e teve como primeiro coordenador o casal, Cícero e Débora da Comunidade de Aliança (Shalom). No mesmo ano de sua criação, foi realizado o primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo para Casais. Com esse passo, dava-se início ao processo específico de evangelização das famílias, na Comunidade Shalom.

A partir de então, o Projeto Família começou a se estruturar, a fim de bem desempenhar a sua função de anunciar Jesus Cristo às famílias e levá-las a um crescimento espiritual e humano baseado na Palavra de Deus e nas seguras orientações da Igreja Católica.

Foi instalado inicialmente em Fortaleza-Ce., na Casa dos Projetos, localizada na Rua Gonçalves Ledo (em frente à casa onde, funcionava o Governo Geral da Comunidade Shalom), onde os grupos partilhavam as salas com outros projetos da Comunidade, tais como: Projeto Mundo Novo e Projeto Juventude. Entretanto, logo foi sentida a necessidade de se manter uma casa específica para o Projeto Família, diante, inclusive, da elevação do número de Grupos de Oração, tendo-se inicialmente instalado em casa na Rua Teresa Cristina, 460 - Centro - Fortaleza. Posteriormente, sentindo-se a necessidade de maior aproximação da casa mãe (Shalom da Paz), o projeto mudou-se para uma casa na Rua João Cordeiro e, logo em seguida, para a casa onde se encontra atualmente, na Rua Dr. José Lourenço, 1451, a partir do ano 2000.

Ao longo, desses anos, Deus tem feito maravilhas nas vidas de diversos casais e hoje, com as bênçãos de Deus, o Projeto Família conta com cerca de 800 casais distribuídos nos 18 grupos de casais existentes na Obra Shalom, em Fortaleza, além do grande número de outros casais que foram evangelizados e que continuam engajados na Igreja e apresentando seu testemunho de vida cristã na sua família e na sociedade.

A nossa principal ação evangelizadora tem sido através dos Seminários de Vida no Espírito Santo para casais, que vêm acontecendo quatro vezes ao ano, mas Deus tem suscitado no nosso coração o desejo de que essa ação possa expandir-se ainda mais, evangelizando as famílias com outros métodos, nos bairros mais distantes de Fortaleza, por exemplo, onde muitos não tiveram ainda uma experiência mais efetiva com o amor de Deus. Deus tem demonstrado que quer que o Projeto possa sair dos seus muros e ir mais além ao encontro das famílias. Somos chamados, como o Shalom, a levar a paz ao mundo!

Que motivou a criação do Projeto Família?

A Comunidade Católica Shalom surgiu em 1982, diante da necessidade de evangelizar os jovens, inici-ando com uma lanchonete e uma livraria. Mas, em pouco tempo, ao evangelizar os jovens, começaram a vir com eles também as suas famílias, passando a comunidade, assim, a atingir não apenas os jovens, mas também as famílias, crianças e pessoas nas mais diversas origens sociais e culturais, de diferentes faixas de idade, crescendo em número de pessoas e em ações de evangelização. Deus deu um carisma próprio à Comunidade, dentro da Igreja, que deveria ser experimentado por todos.

O Fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, percebendo o plano de Deus para a Comunidade, foi impulsionado e inspirado no sentido de criar o Projeto Família, em 1989, objetivando atender o chamado de Deus para a evangelização também das famílias. O Projeto Família surgiu, pois, diante da necessidade de colaborar com as famílias para que sejam famílias novas, famílias santas, que transbordem a graça de Deus em suas vidas, que sejam testemunhas vivas para evangelização de outras famílias. Deus quer preparar este mundo para receber de volta o seu Salvador, Jesus Cristo e, para isso, é necessário que sejamos santos. É necessário que as famílias sejam renovadas. Só haverá um mundo novo, se houver famílias novas.

O Projeto Família foi criado diante da existência, no mundo de hoje, de evidentes sinais de degradação preocupante de alguns valores fundamentais na família, tais como: uma errada concepção teórica e prática da independência dos cônjuges entre si; as graves ambigüidades acerca da relação de autorida-de entre pais e filhos; as dificuldades concretas, que a família muitas vezes experimenta na transmis-são dos valores; o número crescente dos divórcios; a praga do aborto; o recurso cada vez mais freqüen-te à esterilização; a instauração de uma verdadeira mentalidade contraceptiva, além, ainda, de outros aspectos que ameaçam e desvalorizam a família no mundo de hoje. Assim, o Projeto Família, ao lado de outros importantes movimentos e pastorais da Igreja e de outras comunidades novas, que se dedicam ao Matrimônio e à Família, pretende dar sua parcela de colabora-ção, no sentido de levar a paz e a conversão às famílias.

A Família é célula da sociedade e, dessa forma, se todas as famílias são evangelizadas, convertidas e santas, todas serão luz no mundo e sal da terra e o que é mau não poderá permanecer. Quando isso a-contecer, tudo será bom e estaremos livres de guerras, violência, mentira, fome e de toda espécie de pecado. Teremos, assim, um mundo novo. Imagine uma terra sem o mal! Isso será possível, se todas as famílias forem transformadas e santas, pelo poder e pela graça de Deus.

Principais Atividades Desenvolvidas

  • Seminários de Vida no Espírito Santo para Casais
  • Congresso das Famílias Shalom
  • Acampamento das Famílias
  • Cursos de espiritualidade, formação humana e doutrinal;
  • Reuniões semanais de grupos de oração, nas terças, quintas, sextas feiras e nos sábados.
  • Confraternizações e lazeres para a família;
  • Evangelização de casa em casa.
  • Aconselhamento para casais.
  • Celebração da Santa Eucaristia aos sábados, às 19 horas.
  • Peregrinações. 
  •  
  •  
  •  LOCALIZAÇÃO

    Casa que atualmente o Projeto Família Shalom funciona:
    Rua Dr. José Lourenço, 1451


    FONTE: SITE DO PROJETO FAMÍLIA
     http://www.websitefortaleza.com.br/projetofamilia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário