" Morre o escritor cearense Airton Monte "
Médico psiquiatra formado pela Universidade Federal do Ceará, cronista do jornal O Povo, comentarista de rádio, redator de televisão, letrista, teatrólogo, iniciou-se na revista O Saco, onde publicou contos. Um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura.
Publicou “O Grande pânico” (1979), “Homem não chora” (1981), Alba Sangüínea (1983) e “Moça com flor na boca” (2005), adotado pelo vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou de algumas antologias: Os Novos Poetas do Ceará III, Antologia da Nova Poesia Cearense, Verdeversos e 10 Contistas Cearenses. Tem também um livro de poemas."
Mais informações em instantes
FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=345039&modulo=966
Sentiremos saudades de ti e de tua sabedoria literária que superava todo jornalismo medíocre que se fazia na cidade,mas havia as crônicas poéticas e ética, erótica e psicológicas que davam um colorido ao jornalismo alencarino.Eras meu leitor de missivas aos jornais porque sempre escrevi cartas,nunca fiz jornalismo ou literatura.Saudades muitas a este ateu convicto em tempos de juventude e estudante de medicina,Mesmo assim faço uma prece para que continue escrevendo nas estrelas e o Universo possa ecoar toda su arte com engenho e grandeza divina,sublime e encantos que somente Dom Airton Monte sabia fazer.Sociólogo e poeta Alaércio Flor
ResponderExcluirAirton Monte é um dos maiores nomes das letras nacionais.Fica ao lado de Rubem Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e até Jo Soares que não é cronista,mas piadista...e principalmente porque é um gênio das letras cabeça chata do Ceará que veio para ficar, e ficou com engenho e arte.Adeus,amigo médico e confidente.Hoje a aula na escola estadual de ensino médio e fundamental Joaquim Alves, nas letras falamos de ti como se teu espírito falasse conosco nas tuas belas e poéticas cronicas e soube já no Facebook que outros mestres da língua portuguesa fizeram o mesmo. O POVO deveria reeditar suas melhores crônicas,era o mínimo que poderia fazer em homenagem a ti.O Grupo Chocalho o reconheceu em vida,poeta e cronista do cotidiano.
ResponderExcluirGrande escritor, nosso velho Airton Monte. Admiro-o desde os tempos de juventude, no Liceu do Ceará. Contudo, sem dúvida, para os admiradores de sua obra, era sim, importante, saber o motivo de sua morte.
ResponderExcluir