SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LUTO... MORRE AIRTON MONTE

" Morre o escritor cearense Airton Monte "

" Morreu nesta segunda-feira (10), vítima de câncer, o cronista, poeta, ficcionista e médico cearense Airton Monte. O escritor nasceu em Fortaleza, em 1949, e se destacou pela obra constituída de poesias, contos e crônicas.
Médico psiquiatra formado pela Universidade Federal do Ceará, cronista do jornal O Povo, comentarista de rádio, redator de televisão, letrista, teatrólogo, iniciou-se na revista O Saco, onde publicou contos. Um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura.
Publicou “O Grande pânico” (1979), “Homem não chora” (1981), Alba Sangüínea (1983) e “Moça com flor na boca” (2005), adotado pelo vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou de algumas antologias: Os Novos Poetas do Ceará III, Antologia da Nova Poesia Cearense, Verdeversos e 10 Contistas Cearenses. Tem também um livro de poemas."

Mais informações em instantes
 
FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=345039&modulo=966

4 comentários:

  1. Sentiremos saudades de ti e de tua sabedoria literária que superava todo jornalismo medíocre que se fazia na cidade,mas havia as crônicas poéticas e ética, erótica e psicológicas que davam um colorido ao jornalismo alencarino.Eras meu leitor de missivas aos jornais porque sempre escrevi cartas,nunca fiz jornalismo ou literatura.Saudades muitas a este ateu convicto em tempos de juventude e estudante de medicina,Mesmo assim faço uma prece para que continue escrevendo nas estrelas e o Universo possa ecoar toda su arte com engenho e grandeza divina,sublime e encantos que somente Dom Airton Monte sabia fazer.Sociólogo e poeta Alaércio Flor

    ResponderExcluir
  2. Airton Monte é um dos maiores nomes das letras nacionais.Fica ao lado de Rubem Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e até Jo Soares que não é cronista,mas piadista...e principalmente porque é um gênio das letras cabeça chata do Ceará que veio para ficar, e ficou com engenho e arte.Adeus,amigo médico e confidente.Hoje a aula na escola estadual de ensino médio e fundamental Joaquim Alves, nas letras falamos de ti como se teu espírito falasse conosco nas tuas belas e poéticas cronicas e soube já no Facebook que outros mestres da língua portuguesa fizeram o mesmo. O POVO deveria reeditar suas melhores crônicas,era o mínimo que poderia fazer em homenagem a ti.O Grupo Chocalho o reconheceu em vida,poeta e cronista do cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o porque dizer "vítima de câncer". Para quê dizer ao povo do que ele morreu? Airton Monte não terá sido maior do que a doença? Basta festejar-lhe o que se fez em vida, pois a morte é uma outra aventura.

    ResponderExcluir
  4. Grande escritor, nosso velho Airton Monte. Admiro-o desde os tempos de juventude, no Liceu do Ceará. Contudo, sem dúvida, para os admiradores de sua obra, era sim, importante, saber o motivo de sua morte.

    ResponderExcluir