SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 22 de setembro de 2012

RECURSOS DO PRÉ-SAL PARA EDUCAÇÃO


" Presidente Dilma vai propor recursos do pré-sal para educação "

Dilma.educacao" Excelente notícia divulgou esta semana, quarta-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informando que a presidente Dilma Rousseff vai propor ao Congresso Nacional que sejam destinados à educação recursos dos royalties do petróleo e do pré-sal, mais 50% do Fundo Social do Petróleo.
Não poderia ser notícia mais do que alvissareira à luta do Sindicato – APEOC. Magnífica para os educadores da rede pública de ensino, afirma o professor Anízio Melo, presidente da entidade, lembrando a visita do ministro Aloizio Mercadante ao Ceará, quando em um único dia recebeu e conversou três vezes com representantes do Sindicato – APEOC. Nestes encontros os sindicalistas mostraram que seria necessário viabilização de no mínimo 10% dos recursos do pré-sal para a educação.
A luta em defesa de 10% do Produto Interno Bruto para a educação é proposta antiga do Sindicato – APEOC, da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, junto ao Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e a todas as instituições públicas deste país, além das mobilizações sociais.
A inclusão de 10% do PIB no texto do novo Plano Nacional da Educação ainda não está consumada, apesar da perspectiva de vitória no Congresso Nacional. Agora caiu do Céu o apoio da presidente Dilma Rousseff, do governo federal e do seu ministro Aloizio Mercadante, mostrando a fonte de recursos para a implementação do PNE, através dos royalties do petróleo e do pré-sal e de mais 50% do Fundo Social do Petróleo.
Aos inimigos da educação, infiltrados na política nacional, cassandras das más notícias, que sempre diziam não existir fonte de recursos para investir na educação, e nem sabiam de onde tirar, a presidente Dilma Rousseff agora está mostrando o caminho dos investimentos para a melhoria da educação.
Mesmo assim, esses cassandras ainda deverão tentar criar obstáculos contra a educação. Para eles o pior é melhor. Quanto mais eleitor analfabeto melhor para os seus projetos políticos.
Lembrou muito bem o ministro Aloizio Mercadante, quando afirmou: “é muito melhor que a gente coloque os royalties do petróleo na sala de aula do que a gente desperdiçar esses recursos com a máquina pública, sem nenhum controle”. A direção do Sindicato – APEOC não somente aplaude o ministro e a presidente da República, como assina em baixo, se permitido fosse possível.
A sociedade brasileira não pode desperdiçar essa oportunidade histórica na vida nacional. A qualidade da educação e a melhoria do ensino na escola pública dependem do apoio de todos os brasileiros que desejam um Brasil desenvolvido e com bem-estar social. Exija do seu deputado recursos do pré-sal para a educação. O momento é este.
Durante longo período e em todas as manifestações públicas e audiências, na pauta do Sindicato – APEOC a presença do item: 10% do PIB para a educação. Quando surgiram o pré-sal e as primeiras informações sobre divisão dos royalties do petróleo lá estava o Sindicato – APEOC reivindicando em favor da educação. Nasceu a ideia do Fundo Social do Petróleo, novamente a presença do Sindicato – APEOC pedindo participação.
Dessa maneira e em luta obstinada em favor de investimentos para a educação, pressionando e reivindicando aos representantes dos poderes constituídos, o Sindicato – APEOC faz parte desta vitória anunciada pelo ministro Aloísio Mercadante, em nome do governo da presidente Dilma Rousseff.
Agora vai chegar à vez da educação de qualidade, ou, nunca mais será possível."

Editorial do Programa Educação em Debate –
Coordenação Sindicato – APEOC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário